TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução do pensamento econômico: uma breve retrospectiva

Seminário: Evolução do pensamento econômico: uma breve retrospectiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Seminário  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 2

Evolução do pensamento Econômico: Breve Retrospecto

A teoria econômica de forma sistematizada iniciou-se quando foi publicada a obra de Adam Smith A riqueza das nações, em 1776. Em períodos anteriores, a atividade econômica do homem era tratada e estudada como parte integrante da Filosofia Social, da Moral e da Ética.

A partir do século XVI observamos o nascimento da primeira escola econômica o mercantilismo. Apesar de não representar um conjunto técnico homogêneo, mercantilismo tinha algumas preocupações explícitas sobre a acumulação de riquezas de uma nação. Continha alguns princípios de como fomentar o comércio exterior e entesourar riquezas.

No século XVIII, uma escola de pensamento francesa, a fisiocracia, elaborou alguns trabalhos importantes. Os fisiocratas sustentavam que a terra era a única fonte de riqueza e que havia uma ordem natural que fazia com que o universo fosse regido por leis naturais, absolutas, imutáveis e universais, desejadas pela Providência Divina para a felicidade dos homens. O trabalho de maior destaque foi o do dr. François Quesnay, autor da obra Tableau Économique. Apesar de os trabalhos dos fisiocratas estarem permeados de considerações éticas, foi grande sua contribuição à analise econômica. O Tableau Économique do dr. Quesnay foi aperfeiçoado e transformou-se no sistema de circulação monetária imput-output criado no século XX(anos 40) pelo economista russo, naturalizado norte-americano, Wassily Leontief, da Universidade de Harvard. A fisiocracia surgiu como reação ao mercantilismon

Os Clássicos Adam Smith (1726-1970)

Considerado o precursor da moderna Teoria Econômica, colocada como um conjunto científico sistematizado, com um corpo teórico próprio, Smith já era um renomado professor quando publicou sua obra A riqueza das nações, em 1776. Em sua visão harmônica do mundo real, Smith acreditava que se deixasse atuar a livre concorrência, uma “mão invisível” a partir da livre iniciativa (laissez-faire), do trabalho humano, levando em conta a produtividade e a proteção à sociedade.

David Ricardo (1772-1823)

todos os custos se reduzem a custos de trabalho e mostra como acumulação de capital, acompanhada de aumentos populacionais, provoca uma elevação da renda. Desenvolve estudos sobre comércio internacional e teoria das vantagens comparativas, dando origem às correntes neoclássica e marxista.

John Stuart Mill (1806-1876

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com