TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução do pensamento econômico: uma breve retrospectiva

Seminário: Evolução do pensamento econômico: uma breve retrospectiva. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  Seminário  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 2

Capitulo 2

Evolução do Pensamento econômico: Breve Retrospecto

Questão para revisão.

1)- Em que consiste a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?

Para os mercantilistas tinham uma preocupação sobre o acumulo de riquezas de uma nação e para eles a riqueza consistia no acumulo de metais preciosos. Já para os fisiocratas a riqueza consistia em bens produzidos com a ajuda da natureza em atividades econômicas como a lavoura, pesca e mineração.

2)- Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais idéias? O mais destacado economista clássico foi Adam Smith, que publicou o livro “A riqueza das Nações” e é considerado o “pai da economia”. Suas principais idéias são:

a) “Mão invisível” - não era necessário a interferência do estado na economia, o crescimento econômico seria regularizado pela “mão invisível” que consistia na própria força de mercado que ajustaria o crescimento e a regulação econômica.

b) Riqueza das nações - Teoria do valor do trabalho, o trabalho deveria ser dividido e as pessoas deveriam se especializar em uma alguma tarefa. Ex. Fábrica de alfinetes.

c) Proteção do Estado – o Estado deveria proteger a sociedade contra eventuais ataques e se responsabilizas pela manutenção das obras e instituições.

3)- O que diz a teoria das vantagens comparativas? Quem foi seu autor? A teoria das vantagens comparativas pregava o comércio entre os países, isto é, o comércio internacional que diz que um país não precisa ter uma vantagem absoluta sobre a produção de um determinado produto. É possível obter benefícios a partir do comércio internacional. O autor desta teoria foi David Ricardo que foi inspirado após ler a obra de Smith

4)- Qual a principal diferença entre a lei de Say e o principio Keynesiano da demanda efetiva.

No principio Keynesiano o nível de produção nacional de uma economia é determinada pela demanda agregada ou efetiva sob a regulação do estado dos fluxos real e monetário da economia. Na lei Say “a oferta cria sua própria procura” , ou seja, o aumento da produção transformar-se –ia em renda dos trabalhadores e empresário, que seria gasta na compra de outras mercadorias e serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com