TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade: a abordagem do marxismo SS

Tese: Unidade: a abordagem do marxismo SS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  Tese  •  973 Palavras (4 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 4

Unidade: Aproximação do SS Marxismo

• Levar em consideração que não há um único “marxismo” há posicionamento, pensadores que o pensam de forma diferente;

O que buscar:

• Quem foi Louis Althusser?

• Identificar o que entende por aparelhos ideológicos do estado

• Localizar ideias ou críticas ao pensamento Althusseriano

RESPOSTAS

1 - Filósofo francês. Cristão pela sua família e educação, em 1948 ingressa no Partido Comunista. Nesse mesmo ano inicia a sua carreira académica como professor. Trabalha durante vários decénios na École Normale de Paris, onde reside, e onde, num arrebatamento de loucura, mata a esposa. Passa os seus últimos anos recolhido num sanatório. Após a sua morte aparecem textos autobiográficos que dão fé da sua doença mental e insinuam uma dolorosa contradição íntima entre a sua educação cristã e a teoria marxista, de que é eminente estudioso, analista e reformista.

Althusser é um dos principais estudiosos do marxismo. Para desenvolver a teoria marxista utiliza como método de análise o estruturalismo. Num primeiro tempo, as suas preocupações centram-se nos fundamentos e métodos da investigação. Centra os seus estudos em Marx, cuja obra cimeira, O Capital, é em sua opinião um trabalho puramente científico e afastado dos interesses humanistas. Num segundo tempo, ocupa-se do estudo do pensamento de Lenine, e mais concretamente da sua obra Materialismo e Empirocriticismo. A sua conclusão básica é que o discurso teórico desta obra aclara a ciência da ideologia. Althusser serve-se da análise estruturalista, decompõe, para o seu estudo, o pensamento marxista e as leis que, segundo este, regem a vida do homem em sociedade.

2 – O texto “Aparelhos Ideológicos de Estado” escrito por Louis Althusser e a sua introdução dada por J. A. Guilhon Albuquerque, dividido em uma longa introdução e outros dezesseis subtítulos aborda o tema dos “Aparelhos Ideológicos de estado”. Trata de como esse mecanismo afeta a nossa sociedade de consumo e como é responsável pelos modos de produção materiais tão importantes nesse tipo de sociedade. Ainda comenta como cada aparelho ideológico (de ideologias) reproduz esses modos de produção material na sociedade.

Na introdução feita por J. A. Guilhon Albuquerque, o autor diz que seguirá passo a passo o texto de Louis Althusser. No começo Guilhon separa o texto de Althusser em quatro linhas de pensamento: 1- A que não é no campo das ideias que as ideologias existem, as ideologias são materiais. 2- A divisão do trabalho é implicada através das relações de produção, assignando assim um lugar na produção. 3- O reconhecimento do lugar, onde a ideologia leva através de mecanismos. 4- Existência de um conjunto de práticas que auxilia as ideias na sujeição. O autor fala que o texto de Althusser trata da ideologia na infra-estrutura e na superestrutura, ou seja, na questão da reprodução social. Diz que nos próprios mecanismos ideológicos estão vivos dentro da reprodução das forças produtivas de trabalho. A qualificação é de suma importância para a reprodução e desenvolvimento das forças produtivas de trabalho. Althusser diz que “toda formação social para existir, ao mesmo tempo em que produz, e para poder produzir, deve reproduzir as condições de sua produção.” Ou seja, reproduzir as forças produtivas e as relações de produção. Em seguida o autor começa a narrar os tipos de reprodução das condições de produção que estão inseridas no contexto do Estado.

O autor segue dizendo que é impossível haver produção sem a reprodução dos meios de produção. Renovação de matéria-prima, instalações, etc. Althusser menciona

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com