TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Urbanização no Brasil

Pesquisas Acadêmicas: Urbanização no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.137 Palavras (5 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 5

Urbanização no Brasil

A urbanização no Brasil ocorreu em um curto espaço de tempo, impulsionada pelo desenvolvimento da economia.

A Urbanização no Brasil ocorreu de forma rápida, mas não planejada

O processo de urbanização no Brasil ocorreu de maneira rápida e desordenada, ao longo do século XX, com a grande migração da população, que trocou o meio rural pelas novas oportunidades oferecidas pelas cidades.

O crescimento e o desenvolvimento do Brasil impulsionaram o surgimento de diversas cidades, principalmente com a implementação de variadas indústrias, que possibilitaram novos empregos, atraindo a população que vivia no campo para a cidade.

Mas esse processo não ocorreu da mesma forma em todo o país. Algumas regiões brasileiras urbanizaram-se mais do que outras em razão das políticas públicas (que incentivaram determinadas áreas e outras não). As regiões Sul e Sudeste destacam-se porque possuem uma concentração maior de áreas urbanas.

O chamado êxodo rural, que consiste na migração da população rural para as cidades, foi muito intenso em décadas passadas e a migração dessas pessoas provocou um inchaço urbano em determinadas regiões.

A falta de planejamento urbano e o crescimento acelerado trouxeram algumas consequências para esses centros urbanos, tais como: problemas de saneamento básico (como tratamento de distribuição de água e esgoto), congestionamento (em razão da falta de espaço nas ruas), falta de moradias, poluição ambiental, falta de áreas verdes (como praças e bosques), indústrias e residências na mesma área (ocasionando problemas ambientais e de saúde), barulho, violência e diversos outros transtornos que resultam em má qualidade de vida para a sociedade.

A urbanização brasileira ocorreu de forma rápida e desigual, o que gerou diversos problemas, como o caso das favelas.

Também ocorreu no Brasil o planejamento urbano para a criação de algumas cidades, entre elas a capital federal, Brasília. O planejamento urbano serve para evitar os problemas que ocorrem com as cidades que crescem rapidamente e não têm um acompanhamento adequado.

Esses centros planejados possuem estudos para fluxos de automóveis (que evitam o congestionamento), bairros para moradias, distritos industriais separados das moradias, áreas verdes, entre outros pontos fundamentais para oferecer uma melhor qualidade de vida para a população que ali habita.

Brasília: exemplo de planejamento urbano no Brasil

Redes Urbanas:

As principais redes urbanas estão na faixa litorânea, devido a:

• Fatores econômicos

• Fatores históricos

• Fatores geográficos

Brasil: População urbana x População rural

O Sudeste é a região brasileira mais urbanizada, em função do seu desenvolvimento tanto no setor industrial, quanto no agropecuarista. O fato de essa região concentrar o maior parque fabril do país funciona como fator de atração de migrantes de diversas regiões para suas principais cidades. O desenvolvimento das atividades rurais, com intensa mecanização, é um fator de aceleração das migrações campo-cidade, no interior da própria região.

Tipos de Cidades.

Centro regional é a cidade que "comanda" certo número de outras cidades à sua volta. Como exemplo, temos as cidades de Itumbiara (GO), Ilhéus (BA) e Marabá (PA).

Capital regional é a cidade que "comanda" um pequeno grupo de centros regionais e suas áreas de influência. Como exemplo, temos as cidades de Blumenau (SC), Londrina (PR) e Uberaba (MG).

Metrópole regional é a cidade que comanda uma grande área, além dos seus limites estaduais, envolvendo diversas capitais regionais e suas áreas de influência. Há no país 11 cidades que têm essa categoria: Manaus (AM), Belém (PA), Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Goiânia (GO).

Metrópole nacional é a cidade que comanda toda a rede urbana do país, envolvendo esferas de influência de várias metrópoles regionais. No Brasil, há duas cidades com esse porte: São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

Conturbação: a intensa urbanização, especialmente em torno das metrópoles regionais, deu origem a um processo de junção das áreas efetivamente urbanizadas de municípios vizinhos, denominado conturbação. Tal junção faz surgir um grande número de novos problemas urbanos, que as administrações municipais das cidades envolvidas quase sempre não conseguem resolver; daí A formação das áreas metropolitanas.

Áreas ou regiões metropolitanas são áreas administrativas formadas por diversos municípios conturbados, que visam a promover o planejamento global e a integração de serviços comuns de todas as cidades no interior da conturbação.

Maiores Regiões Metropolitanas

Cidades conturbadas População total

Grande São Paulo 38 17 091 863

Grande Rio de Janeiro

13

10 367 169

Grande Belo Horizonte

18 3 962 474

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com