TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso Das Principais Ferramentas De Relações públicas

Ensaios: Uso Das Principais Ferramentas De Relações públicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  1.757 Palavras (8 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 8

Uso das principais ferramentas de relações públicas...

Como faço para transmitir mensagens do Lions ao público?

Use uma combinação das ferramentas e dos recursos de relações públicas descritos a seguir para transmitir sua mensagem à imprensa e aos membros da comunidade.

• Folha informativa de Clube

• Comunicado à imprensa

• Entrevistas e palestras

• Publicidade após o evento

• Anúncios de utilidade pública (AUPs)

• Televisão de acesso público

• Programas em vídeo

• Sites e redes sociais

• Materiais promocionais impressos

• Fotografias

• Revista THE LION

Folha informativa de Clube

A folha informativa de clube fornece informações básicas sobre o seu clube para os jornalistas. Inclua uma folha informativa em todos os comunicados à imprensa. Você também pode usar as folhas informativas como notas de divulgação durante os eventos da comunidade. Veja o exemplo no final de nosso Guia de relações públicas, em PDF.

Comunicado à imprensa

Os comunicados à imprensa respondem a seis perguntas importantes nos dois primeiros parágrafos: Quem? O que? Quando? Onde? Por quê? e Como? Os parágrafos subsequentes devem fornecer informações adicionais em ordem decrescente de importância. Os comunicados escritos de forma simples e contendo a folha informativa têm mais chances de serem publicados. Para aumentar as chances de seu comunicado ser publicado:

• Analise se o evento é realmente importante e relevante para a comunidade.

• Escreva parágrafos e sentenças curtos, girando em torno de uma única ideia.

• Use citações para valorizar as informações básicas. Ao mencionar citações, identifique o nome e o cargo da pessoa.

• Inclua o nome da pessoa de contato apropriada na parte superior da página, juntamente com um número de telefone comercial e um endereço de e-mail.

• Siga um formato padrão de comunicado à imprensa (veja o exemplo de comunicado no final deste guia para conhecer o formato de comunicados à imprensa e acesse a página Modelos de comunicados à imprensa para fazer download de comunicados à imprensa pré-formatados e com lacunas a serem preenchidas).

• Pelo menos duas semanas antes do evento, distribua comunicados à imprensa para editores, jornalistas e diretores de notícias que fazem parte da sua lista de contatos da imprensa e que cobrem o seu tipo de história específico.

• Se você tiver uma história importante, fale com todos os canais de mídia uma semana antes do evento. Proponha-se a responder a perguntas e destaque oportunidades para divulgação de fotos. Seja positivo e fale com entusiasmo ao explicar por que o público se interessaria em sua história.

Ligue para os veículos de mídia locais para sugerir uma reportagem especial a um jornalista ou editor quando um comunicado à imprensa não tiver contado a história muito bem. Convença o jornalista a cobrir uma história, por exemplo, mostrando a importância dos voluntários em sua comunidade, em vez de cobrir um evento ou uma atividade específica.

Entrevistas e palestras

Um porta-voz oficial do Clube deve estar preparado para fornecer informações precisas com entusiasmo e confiança. Veja algumas dicas para dar entrevistas bem-sucedidas:

o Tenha conhecimento das informações. Esteja preparado para falar mais sobre quem, o quê, quando, onde, por quê e como, com base no material fornecido à imprensa.

o Prepare mensagens-chave. Em vez de responder a uma pergunta com um simples "sim" ou "não", use a pergunta do entrevistador como uma ponte para as suas mensagens-chave. Ensaie como responder a perguntas prováveis antes da entrevista. Consulte as mensagens-chave da associação no site do LCI e adapte-as de acordo com as mensagens do seu Clube.

o Dê respostas curtas e objetivas. Exponha suas ideias principais no início da entrevista, usando poucas frases curtas e objetivas. Se não souber responder a uma pergunta, diga que procurará a resposta e dê continuidade à conversa imediatamente.

o Mencione o nome do seu clube com frequência. Evite dizer somente "eu" ou "nós".

o Tome cuidado com o que diz. Nunca faça comentários "extraoficiais".

o Vista-se de modo apropriado. Sempre use o distintivo de lapela do Lions. Para televisão, evite roupas listradas, camisetas brancas, com estampas extravagantes e muitos acessórios e joias.

o Sorria. Fale com entusiasmo. Deixe o repórter notar que você gosta de ser um Leão.

Publicidade após o evento

Informe os resultados de seus programas e eventos de arrecadação de fundos à comunidade através de:

o Comunicado à imprensa. Prepare um pequeno comunicado à imprensa de uma página, destacando os resultados do projeto. Inclua fotos.

o Carta ao editor. Escreva uma carta de agradecimento para a comunidade.

o Veicule anúncios. Avalie a possibilidade de veicular um pequeno anúncio agradecendo o apoio da comunidade. Muitas publicações oferecem descontos para organizações sem fins lucrativos. Algumas até mesmo doam o espaço não vendido.

Anúncios de utilidade pública (AUPs)

Os AUPs são breves mensagens (10, 15 ou 30 segundos) que vão ao ar gratuitamente em estações de rádio e canais de televisão como um serviço comunitário. Eles devem beneficiar a comunidade, não apenas o seu Clube.

O Lions Clubs International tem uma coleção de AUPs que abrangem diversos tópicos e estão disponíveis gratuitamente para os Clubes, incluindo AUPs com qualidade de transmissão em formato MPEG que podem ser baixados por download pelos canais de comunicação.

Ao escrever um AUP, a objetividade e a clareza são fundamentais, visto que você tem de 10 a 30 segundos para transmitir sua mensagem. Mensagens sobre como prevenir a cegueira, como atender aos jovens e como organizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com