TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCIPAIS FERRAMENTAS DE QUALIDADE

Tese: PRINCIPAIS FERRAMENTAS DE QUALIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2013  •  Tese  •  1.372 Palavras (6 Páginas)  •  736 Visualizações

Página 1 de 6

PORTIFOLIO DE ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E METODOS

NOME: José Nilton Batista Junior

CODIGO: 1038903

4° Semestre de Administração EAD

PRINCIPAIS FERRAMENTAS DE QUALIDADE

GRAFICO DE PARETO:

Também conhecido como Diagrama de Pareto ou Diagrama ABC, é um gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências priorizando os problemas frisando o Principio de Pareto (principio 20-80 afirma que para muitos fenómenos, 80% das consequências advêm de 20% das causas). Ou seja há muitos problemas sem importância ou de importância menor diante de outros. A principal função do Diagrama de Pareto é permitir uma fácil visualização e identificação de causas ou problemas mais importantes, dando assim prioridade e concentrando esforços.

Exemplo:

Conforme o demostrado acima, para diminuir os problemas de cobrança seria adequado começar a tratar os problemas de atraso das notas fiscais, uma vez tendo muito mais casos de notas atrasadas do que recebimento errado no caixa. Percebe-se então, que o Gráfico de Pareto é particularmente útil na priorização de temas. Não significa que não se deva tratar os demais problemas, mas se iniciarmos pelo que apresenta o maior número de casos, provavelmente economizaremos mais recursos e mais tempo.

DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO

O Diagrama de Causa e efeito, também conhecido como Diagrama de Ishikawa, ou Espinha de Peixe. esse diagrama é detalhado na forma de espinha de peixe e a partir de uma definida lista de possíveis causas as mais prováveis são identificadas e selecionadas para uma analise. Quando se examina as causas deve ser atentar para uma série de fatores sendo eles fatos ou fatores que mudaram ou causaram mudança desequilíbrio ou descontrole, como por exemplo, desvios de norma ou de padrões. Deve se liminar a causa e não o sintoma do problema, além de investigar a causa e seus contribuidores quando possível.

É muito comum a utilização de outras técnicas, tais como brainstorming (ou tempestade de ideias, que é quando se forma um grupo e através dele começa-se a se formar ideias ou possíveis resoluções), na determinação das possíveis causas para que o grupo possa considerar todas as possibilidades.

Segue um exemplo de aplicação do Diagrama de Causa e Efeito:

O Diagrama de Causa e Efeito é utilizado para apresentar a relação existente entre um resultado de um processo (efeito) e os fatores (causas) do processo que por razões técnicas possam afetar o resultado considerado.

HISTOGRAMA

O Histograma é uma representação gráfica que tem por objetivo representar uma distribuição de freqüência de uma variável de interesse. Ou seja é um gráfico composto por retângulos justapostos em que a base de cada um deles corresponde ao intervalo de classe e a sua altura à respectiva freqüência. Quando o número de dados aumenta indefinidamente e o intervalo de classe tende a zero, a distribuição de freqüência passa para uma distribuição de densidade de probabilidades.

Exemplo:

A tabela abaixo é uma distribuição de freqüência de altura de um dado grupo. Cada classe é composta de um intervalo de valores de altura. O símbolo ├ informa que o valor mais baixo do intervalo está incluído no intervalo, enquanto o limite superior não está incluído. Sendo assim, uma altura de 1,40 está incluída na terceira classe e não na segunda.

Dada a tabela temos a figura do histograma:

FOLHA DE VERTICALIZAÇÃO

A Folha de Verticalização é uma forma usada para tornar pratica ou simplificar a coleta e a distribuição de dados, facilitando a analise de dados e a coleta.

Existem vários tipos de folhas de verificação, como por exemplo para verificação de um item de controle de um processo produtivo, podem conduzir diretamente à formação de um histograma, ou mesmo de um gráfico de controle.

A folha de verticalização é uma forma simples de acompanhar por exemplo como anda a produção, estoque, e os andamentos dos processos de uma empresa.

Exemplo:

DIAGRAMA DE DISPERSÃO

Os Diagramas de dispersão são representações de duas ou mais variáveis que são organizadas em um gráfico, uma em função da outra, o diagrama de dispersão é usado para se verificar uma possível relação de causa e efeito. Dentre vários benefícios da utilização de diagramas de dispersão como ferramenta da qualidade, um de particular importância é a possibilidade de inferirmos uma relação causal entre váriáveis, ajudando na determinação da causa raiz de problemas. Mas sem duvidas a principal vantagem é correlacionar fatos com outro como a queda das vendas com o aumento do desemprego e vice versa.

Exemplo:

A figura abaixo mostra um gráfico de variáveis que representam uma medida experimental de um determinado produto, sendo que os dados do eixo Y representam a medição feita no laboratório “A” e os dados do eixo X, as medições feitas no laboratório “B”.

FLUXOGRAMA

O Fluxograma é muito importante e pratico na determinação de um processo e facilita muito na visualização do processo, tornando mais acessível e disponibilizando informações obre ele o tempo todo. O Fluxograma é um gráfico ou um diagrama que mostra a sequência operacional do desenvolvimento de um processo, o qual caracteriza: o trabalho que está sendo realizado, o tempo necessário para sua realização, a distância percorrida pelos documentos, quem está realizando o trabalho e como ele flui entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com