TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIOLENCIA CONTRA IDOSO

Trabalho Escolar: VIOLENCIA CONTRA IDOSO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  2.317 Visualizações

Página 1 de 5

Para execução do Projeto de Ação voltado aos idosos, foi escolhida a comunidade de Lagoa do Dionísio, na primeira semana a estagiária confeccionou convites para os idosos participarem do Projeto de Ação e juntamente com a entrega dos mesmos fora realizada visitas domiciliares nas residências com uma pequena entrevista onde era questionado, além de nome completo e idade, histórico de doença e o que gostariam de aprender nos encontros, do mesmo modo o melhor horário e dia da semana para ser realizado.

Foram confeccionados também ofícios para envio à Secretaria de Saúde e Assistência Social para disponibilização dos recursos humanos e materiais. As entrevistas com os usuários serviram de base para que os mesmos expressassem o que gostavam de fazer no dia a dia e atividades que pudessem ser realizadas no grupo, além das já previstas no projeto de Ação do Estágio II.

2.1 Primeiro Encontro

O primeiro encontro ocorreu na segunda semana, primeiramente foi feita uma acolhida para apresentação, um “quebra gelo” entre os participantes e gravação dos nomes dos companheiros, da equipe volante do CRAS e estagiária.

• Em círculo todos sentados, falam seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer. Em seguida todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito por ela. A estagiária faz o primeiro gesto e diz seu nome, induz todos a fazerem a mesma coisa em seguida escolhe um idoso do início do círculo para continuar a brincadeira e seguir

adiante, até que todos participem.

Essa dinâmica foi muito engraçada, os idosos gostaram muito todos deram muitas gargalhadas por repetir o gesto que o colega fazia, a gravação do nome foi fácil, pois quase todos já se conheciam. Em seguida houve a apresentação do projeto ao grupo, com observação do assistente social e da psicóloga. Iniciou-se com conversa informal sobre o tema do Projeto de Ação “Saúde e bem estar do idoso” e de quais etapas o projeto iria se proceder. Foi falado também sobre o estatuto do idoso. Realizou-se a dinâmica “Medo dos desafios”, para interação.

Fora mostrado uma caixa, explicando que nessa dinâmica havia

5

uma ordem a ser cumprida e quem ficasse com a caixa teria que cumprir a tarefa sem reclamar. Começamos a brincadeira com uma música um pouco agitada, e com a música ligada foram passando a caixa um para o outro, quando a música parava a pessoa que estava com a caixa teria que cumprir a “tarefa misteriosa”.

Para que a brincadeira continuasse por mais tempo era questionado se a pessoa queria realmente ficar com a caixa, com perguntas do tipo: “Tem certeza que a senhor (a) quer abrir a caixa? olha só heim, vai ter que cumprir a tarefa!”.

Era muito interessante a repulsa que tinham em não pegar a caixa, todos tinham medo do que poderia encontrar dentro dela. Mas a brincadeira teria que acabar e alguém tinha que abrir a caixa, a senhora Eunice decidiu abrir, para surpresa de todos, o que tinha dentro não era uma tarefa, mas sim um presente, uma linda caneca escrito: “Tenha fé”.

Foi aberto uma discussão sobre o que eles aprenderam com a dinâmica, e percebido que realmente tinham entendido seu significado, ou seja, não ter medo dos desafios encontrados diariamente na vida. O objetivo dessa dinâmica foi mostrá-los que não devemos ter medo do novo, pois havia percebido que alguns idosos diziam não serem capazes de realizar as atividades no grupo.

Após a dinâmica foi apresentado o artesanato que iriam confeccionar o “fuxico”, Feito com retalhos de pano esse artesanato é muito comum em nossa região, mas nem todos principalmente os idosos sabiam confecciona-lo.

Foram mostrados alguns artesanatos feitos com o fuxico para que se sentissem instigados a fazê-lo, como bonecas, bolsas, colchas, além disso o passo a passo como se faz a peça escolhida, distribuindo linhas, agulhas, tesouras e tecidos para início do trabalho.

Nesse encontro compareceram 19 idosos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com