TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violencia Idosos

Pesquisas Acadêmicas: Violencia Idosos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 2

Violencia Contra Idosos

Neste estudo em que CHAVES (2002) voltou-se para a análise da influência do fator "vitimização" como elemento motivador das denúncias na Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso- DEPI/MG, após analisar os relatos contidos nos 1.388 Termos Circunstanciados de Ocorrência registrados naquele local, notou que o maior índice de violência contra o idoso em Belo Horizonte é causada pelos filhos (média 45,3%), seguido pelo(a) cônjuge/ companheiro(a) (média 15,4%) e pelos vizinhos (média 12,2%), de acordo com os dados contidos na TAB. CHAVES (2002) constatou o que pode ser observado na TAB.3.

O GRAF. Essas áreas representam 68, 78% dos crimes cometidos contra os idosos, na cidade de Belo Horizonte e registrados na DEPI/MG.

Na TAB.4 pode-se observar que os crimes de Ameaça, art. 147 do Código Penal Brasileiro e a contravenção penal tipificada no art. 65, Perturbação da Tranqüilidade, são os de maior incidência no campo da violência contra o idoso.

De acordo com os relatos contidos nos TCO da DEPI/MG, as ameaças contra os idosos, nas regiões mais pobres de Belo Horizonte, estão relacionadas ao abuso sexual; pagamento de aluguel - no caso dos vizinhos; alcoolismo dos filhos e/ou cônjuges; drogas.

Nos bairros localizados nas regiões Centro-Sul e Pampulha, com melhor condição econômica, os TCO registram as ameaças de filhos contra os idosos motivadas pela condição sócio-econômica do cidadão na maioridade.

Discussão

No caso relativo ao artigo 65 da Lei de Contravenção Penal tem-se que os motivos vão desde "gritos" até "som muito alto" , quer sejam dos vizinhos, quer sejam dos filhos e/ou cônjuges.

Conclusão

As primeiras reações dos idosos diante da violência envolvem sentimentos de medo, vergonha e culpa pelo fracasso das relações familiares. Em muitos casos, a conduta do próprio idoso contribui de forma decisiva à rejeição dos demais membros do grupo social ao qual pertencem.

É importante conscientizarmo-nos de que o preparo do indivíduo, seja ele homem ou mulher, para enfrentar a nova etapa da vida, onde o espectro da rejeição e do preconceito rondam diariamente seus lares é quase vital para que possamos disfrutar dignamente esta fase da vida.

Especialista em Fonética da Língua Inglesa pela UEMG. Detetive da Polícia Civil de Minas Gerais. Atua na Divisão Psicopedagógica da Academia de Polícia Civil de Minas Gerais.

Responsável pelo projeto de Qualidade de Vida do Centro de Apoio e Convivência-CAC, em Belo Horizonte. Responsável pelo Projeto de Violência Doméstica contra o Idoso, realizado na Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso-DEPI, de Belo Horizonte, Minas Gerais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com