TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vilfredo Pareto

Resenha: Vilfredo Pareto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  Resenha  •  1.168 Palavras (5 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 5

Vilfredo Pareto

Em sua obra Pareto e extremamente detalhista, chega a relatar que não quer convencer ninguém, apenas se debruça na uniformidade dos fenômenos, usa uma linguagem e um estilo bem característico.

Pareto em seu texto muito oferece uma enorme variedade de argumentos de inúmeras correntes de variadas opiniões, mas em contra partida as utilizações podem tender a sentidos diferentes, em especial aborda a questão da legitimidade é que esta ligada as elites fala também da arbitrariedade.

Para compreender de forma geral os conceitos de Pareto temos que primeiramente ter uma noção do que ele diz sobre as ações lógicas e as ações não lógicas.

Exemplo: Ação: Lógica (meios, fins), na ação lógica pode ser racional.

Não lógica ≠ ilógica.

Para saber o que é uma ação lógica ele demonstra o caso de um engenheiro e um economista fazendo uma comparação dos fatos todos eles voltados a observação e como iriam agir , buscando objetivo estabelecendo uma ação de fins e meios contrastando isso com a realidade no caso do engenheiro. Se tratando do economista quando não se pauta em coisas mais compreensivas ao teu saber busca isso na conduta dos homens.

Se eu quero ganhar dinheiro de alguma forma vou investir nessa meta, sendo assim meu único objetivo é ganhar dinheiro, e eu usaria qualquer meio para que isso acontecesse para Pareto isso seria um exemplo de relação lógica.

Pareto dedica se a relação de objetivo e subjetivo estando isso na consciência de que a pratica e na realidade objetivas tais fatos estão ligados de formas iguais.

Depois de formular tudo isso Pareto quer demonstrar que o fato mais importante tanto para as coisas objetivas, tanto para as coisas subjetivas dos meios e dos fins, está ligado ao raciocínio, este fato ainda esta ligado a outros.

Já no capitulo II Pareto vai se dedicar a falar de varias formulações vai detalhar o costume e a moral associando alguns fatos do cotidiano a estes eventos e exemplifica ló de uma forma clara, ainda aborda a lógica relatando varias abstrações voltando a usar as ações lógicas e as ações não lógicas.

Em relação a ciências da natureza pareto diz que as ciências sociais estariam atrasadas e foi favorável a este atraso concordando com as ideias positivistas. A elite é o somatório de aristoi (melhor em grego).

Pareto vai dedicar se a falar das elites descrevendo como elite total, elite dirigente e a elite governante.

Pareto obviamente deve ter tido inúmeras pessoas contrarias as suas formulações por que em muitos casos não era favorável a muitos tipos de classes era contra os filósofos, pois não acreditava em uma verdade definitiva e também contra os cientistas, pois só obtinha valor na ciência.

O autor em sua obra mostra se contrario a determinar os objetivos da sociedade ou o objetivo do individuo, para estes e outros gêneros afirma que não tem respostas. Fala de resíduos que é uma ação sem querer, sem planejamento, a derivação é uma causa imputada pela ação.

Eleva as ciências sociais ao mesmo patamar, mas com outros critérios, construção de valores próprios, segundo pareto as relações causais nas ciências era ou é, o maior erro, buscar sempre o aprimoramento, cabendo ao cientista usar as teorias e as formas de uso valendo se da ética, a sociologia estuda as coisas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com