TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violencia Contra O Idoso

Monografias: Violencia Contra O Idoso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  248 Palavras (1 Páginas)  •  563 Visualizações

As violências contra os idosos podem ser definidas não apenas como agressões físicas, mas também como omissões e ações que prejudicam a integridade física, emocional da vitima. Por ser um fenômeno histórico é apontado como crime na constituição federal de 1988 e no estatuto do idoso de 2003. Este tipo de crime, em especial a negligência passa despercebida pela própria vitima por naturaliza-las. A negligencia contra os idosos é uma realidade que está presente no Munícipio de Pontes e Lacerda sendo os principais agressores geralmente são os próprios familiares, vizinhos ou cuidadores, pessoas de sua alta confiança, onde o papel delas eram protegê-los de situação de risco e abandono. Constatado através das denuncias feita como: negligencia, agressões físicas e psicológicas contra os idosos.

A negligência implica na falta total de cuidados no esquecimento e pode acontecer dentro de casa ou até mesmo nas instituições. Envolve absurdos no atendimento das necessidades básicas dos idosos, que ficam evidentes através da higiene, dos horários, da qualidade da alimentação, tratamento de saúde, administração de medicamentos nos horários prescritos, e ate o fato de não adequar, oportunidade de lazer o um espaço digno de viver.

Uma conduta abusiva ou negligente pode ocorrer em qualquer classe social, grupo racial, em ambos os sexos, em todos os níveis educacionais e em qualquer etapa do desenvolvimento familiar e pode definir-se a depender da frequência, duração, intensidade, importância e, especialmente do contexto cultural onde ocorra. Portanto foi perceptível a referida problemática no Munícipio de Pontes e Lacerda.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com