TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violencia Domestica

Exames: Violencia Domestica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2013  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  859 Visualizações

Página 1 de 2

DELINQUÊNCIA

A origem da delinquência surge como consequência da agressividade na obtenção de bens materiais de outro, analisadas no contexto dos problemas sociais e dos temas do meio, e tendo em conta o comportamento desviante que é baseado no pressuposto de que os problemas teriam a sua origem na violação das normas na sociedade.

Na sociedade existem normas e os indivíduos são chamados a se conformarem. Quando a normas são violadas estamos perante um comportamento desviante, através de um processo de aprendizagem, o indivíduo adquire esse comportamento através do companheirismo.

A força de tanto presenciarem a delinquência tem se tornado num problema muito grave e com consequências preocupantes na sociedade nos últimos anos, talvez por existir cada vez mais informações sobre a prática destes indivíduos, na sua grande maioria inadaptados ou simplesmente necessitados.

Podemos até dizer que os tribunais conhecem cada vez mais casos de furto, posse de armas e de drogas, agressão e abuso sexual praticado por indivíduos. Comportamentos recrimináveis pela sociedade (trafico de droga, resolução de conflito com recurso a agressão, furto) os indivíduos oriundos de meios problemáticos têm grande dificuldade em falar do bem ou de sequer tentar seguir outro caminho que não seja o da criminalidade. Estes na sua grande maioria são provenientes de bairros degradados e de famílias não acompanhantes. Os delinquentes vão formando ideias e adquirindo comportamentos agressivos e condenáveis do ponto de vista sócio moral.

O conceito de delinquência surge como uma construção social institucional em torno da qual se reúnem definições e ideias sobre situações e comportamentos que contrastam com o conceito ideal. A um determinado nível a delinquência é definida a partir das leis, das práticas e das crenças relativas ao comportamento dos indivíduos. A um outro nível a delinquência é um comportamento que os estabelecem com a família, os amigos e outros no espaço onde a delinquência emerge. A gravidade do comportamento delinquente é variável. Alguns são graves na medida em que desafiam valores institucionais e sociais, outros são triviais, não constituindo ameaça para esses valores, mas são considerados suficientemente ofensivos para a sensibilidade dos outros podendo por isso justificar a intervenção legal. Crimes são sempre delinquência quando cometidos por indivíduos, excepto quando o crime é cometido por alguém tão adulto para poder ser considerado culpado por ele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com