TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREVENÇÃO A VIOLENCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER

Dissertações: PREVENÇÃO A VIOLENCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  1.557 Palavras (7 Páginas)  •  1.044 Visualizações

Página 1 de 7

Estágio em Serviço Social III

Módulo:

PROJETO DE INTERVENÇÃO

PREVENÇÃO A VIOLENCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER

ROBERTA KELLY MOREIRA DA SILVA

Jequitinhonha-MG

2012

Estágio em Serviço Social III

Módulo:

PROJETO DE INTERVENÇÃO

PREVENÇÃO A VIOLENCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER

ROBERTA KELLY MOREIRA DA SILVA

Trabalho apresentado à ULBRA Universidade Luterana do Norte de Minas como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em serviço Social.

Jequitinhonha-MG

2012

SUMARIO

1. JUSTIFICATIVA.................................................................................................04

2. OBJETIVOS........................................................................................................05

2.1. Objetivo geral: 05

2.2. Objetivos específicos: 05

3. METEDOLOGIA........................................................................ .......................06

3.1. Local: 06

3.2. Questões éticas a serem consideradas: 06

4. PLANO DE TRABALHO E CRONOGRAMA.....................................................07

4.1 plano de trabalho...................................................................................07

4.2 Cronograma...........................................................................................07

5. RECURSOS HUMANOS MATERIAIS E FINANCEIROS..................................08

6 - AVALIAÇÃO.....................................................................................................09

7. REFERÊNCIAS....................................................................................................09

1 - Justificativa:

Violência doméstica é a violência, explícita ou velada, literalmente praticada dentro de casa ou no âmbito familiar, entre indivíduos unidos por parentesco civil. Inclui diversas práticas como, por exemplo, o abuso sexual, físico e psicológico contra as mulheres sofridas por seus parceiros.

Muito desses casos de violência sofridos pela mulher dentro de seu domicílio familiar encontram-se associados ao álcool e as drogas, pois seu uso pode tornar a pessoa, no caso, o parceiro, mais irritável e agressiva. O agressor, muitas vezes, quando sóbrio, apresenta um comportamento normal, o que vem a dificultar a decisão da parceira em denunciá-lo.

Estatisticamente, a violência doméstica contra mulher é muito maior do que contra o homem segundo estudos realizados em São Paulo, cerca de 1.496 pessoas entrevistas apresentou um percentual de 81,19% de agressões que ocorrem entre casais. Para muitos autores, são fatos corriqueiros e banais os responsáveis pela conversão de agressividade em agressão, além dos fatos relacionados ao álcool e as drogas.

Quando as mulheres passaram a reclamar por seus direitos, notou-se uma maior atenção com relação à violência doméstica, manifestado por grupos feministas que lutam para eliminar esse tipo de violência.

Como resposta imediata, além do atendimento ás vitima de violência tanto nos aspectos físicos como psicológicos, é necessário reconhecer a demanda num âmbito social, como sistema de notificação de investigação individual da violência contra a mulher, através das secretarias municipais e estaduais de saúde, após a criação da lei n° 10778, de 24 de novembro de 2003, no território nacional, que garante atendimento a essas mulheres em todas as redes de saúde, públicas ou privadas.

São muitas instituições envolvidas na luta em prol das mulheres. Esses órgãos como Centros de Referência a Mulher, Delegacias e Postos de Atendimento Especializados da Mulher, órgãos Governamentais de Política para as Mulheres, Casas de Abrigo, Serviços de Atendimento as Mulheres Vítimas da Violência Sexual, Centro de Referência de Assistência Social, atuam em defesa das mulheres, foram criados e se mantém em constante processo de amadurecimento e legitimação.

O estudo em foco constitui-se em analisar os ‘’conflitos de relacionamento entre as mulheres e seus parceiros e a atuação da Assistência Social, com base nos relatos apresentados, detectou-se as fragilidades que se constitui nas relações entre mulheres e parceiros em decorrência das próprias circunstâncias em que essas pessoas se encontram conforme analises das situações que fragilizam os cidadãos.

São vários os fatores que exigem acompanhamento pelos profissionais de Serviço Social e demais atores sociais dentre eles, os profissionais de psicologia e saúde da mulher, bem como os serviços da rede sócio assistencial, visto que ação social com relação a essa demanda, esta localizado em situação de vulnerabilidade.

A violência contra a mulher é uma violação dos direitos e se mostra de muitas formas: A violência doméstica praticada pelos próprios parceiros é uma das mais comuns dentro desse contexto.

Aspiramos assim, criar novos conceitos sociais acerca das questões relacionadas ao gênero, tendo como foco principal, o combate a violência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com