TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violência E Criminalidade

Exames: Violência E Criminalidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  2.650 Palavras (11 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 11

Ana Maria Bila Soares C73281-6

Aline Neri Figueiredo C369BB-0

Ernando Novais dos Santos C31DFD-4

Karen Monteiro da Silva C388AC-6

Mayara Pereira Delmondes C37JAI-0 Ronaldo Noronha C3855-4

Thaina Ventura C384HG-4

Violência e criminalidade

Santana de Parnaíba

2014

Universidade paulista

Trabalho em complementação a nota da

Matéria de ciências sociais

Dirigida pela professora Mari.

Santana de Parnaíba

2014

BANCA EXAMINADORA

_____________________ ___/___/___

Profª Mari

Universidade Paulista-UNIP

Resumo

A criminalidade tem se agravado dia após dia no Brasil, os estudos sobre violência e crime no pais ganharam folego a partir dos anos 70 e , deis de então , sofisticaram o debate sobre os significados que tais conceitos tenha assumido na sociedade. Nos últimos 30 anos, os conceitos passaram a comportar múltiplas interpretações e, por conseguinte , impuseram um desafio complementar aqueles que produzem estatísticas e indicadores sociais e , em especial , aos que tem como atividade profissional consolidar e/ou descrever tendências e movimentos da criminalidade, seja institutos de pesquisa instituições nacionais ou regionais de estatísticas ou órgãos governamentais. Neste sentido, este conteúdo teve por objetivo verificar os conceitos da criminalidade e violência no brasil. Os estudos realizados permitiram observar que as causas e os efeitos da violência e da criminalidade no Brasil são muitas pois trata de um tema amplo e complexo, afetando drasticamente a vida dos cidadãos pela imposição de fortes imposições de fortes restrições econômicas e sociais além de causar uma sensação de medo e insegurança.

Sumário

Introdução__________________________________1

Conceito ___________________________________2

Violência e Criminalidade no Brasil e no mundo _________3

Violência e Criminalidade no Brasil____________________4

Violência e Criminalidade nas escolas _________________5

As formas de violência são assim definidas:____________ 5.1

Considerações Finais ______________________________6

Referências______________________________________7

1. Introdução

Vivenciamos um mundo marcado por várias formas de violência, porem, defini-la é uma tarefa complicada. Observamos no processo civilizatório, muitos tipos de formas de violência que serviram (e servem) de justificativa para liberação (ou dominação) dos povos. Por ser o termo violência amplo e complexo, existem algumas definições ,como a adotada pela organização da saúde onde essa diz que violência é [...] o uso intencional da força física ou do poder real ou ameaça

Contra si próprio, contra outra pessoa, ou contra um grupo ou uma comunidade, que resulte ou tenha grande possibilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação.

Atualmente, no tocante a criminalidade, pesquisa de opinião pública tem revelado que a crescente criminalidade é uma das maiores preocupações da sociedade brasileira.

Considerando que possui no Brasil, uma forte tradição do estudo da criminalidade sob ótica da sociologia da antropologia e da criminologia, o presente conteúdo teve por objetivo verificar as causas e efeitos da violência e da criminalidade no Brasil.

2. Conceito

Existe uma grande diferença entre violência e criminalidade, pois há crimes que não são cometidos com violência física e existem atos violentos que não constituem crime, por exemplo, Luta de Box, Karatê, esportes com golpes violentos que muitas vezes fraturam ou provocam cortes, mas que não são considerados crimes. Já uma briga de rua tem caráter violento e se trata de um crime.

A violência e criminalidade não são sinônimas. Enquanto a violência é constrangimento físico ou moral, a criminalidade é a expressão dada pelo conjunto de infrações que são produzidas em um tempo e lugar determinado, é o conjunto dos crimes.

Quando matematizada objetiva o índice de criminalidade, por exemplo: a escalada semanal da violência começa na sexta-feira à noite, atingindo o ápice no domingo. Na época do verão a violência cresce e, consequentemente, os índices de criminalidade aumentam, porque as pessoas saem mais de casa.

Por isso o verão é clima de risco. Então, a criminalidade é o resultado da violência. Claro que robustecida pela agressividade, sendo essa uma disposição para o desencadeamento de condutas hostis, destrutivas. E o comércio de drogas está grandemente por trás disso.

O que vemos também é que há uma guerrilha urbana contra a comunidade e o Estado, que se caracteriza, por exemplo, por meio de assalto a banco,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com