TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visão geral do tema das manifestações no Brasil em 2013

Pesquisas Acadêmicas: Visão geral do tema das manifestações no Brasil em 2013. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.066 Palavras (13 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 13

MANIFESTAÇÕES POPULARES NO BRASIL

Trabalho apresentado ao Curso (Serviço Social) da

UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para as

disciplinas [ Formação Social, Política e Econômica

do Brasil; Antropologia; Acumulação Capitalista e

Desigualdade Social; Metodologia Científica].

Profs.: Gleiton Lima; Giane Albiazzetti; Rosane

Malvezzi e Rodrigo Trigueiro.

Itabuna

2014

SUMÁRIO

1. Introdução _________________________________4

2. Desenvolvimento ____________________________5

2.1 Manifestações Populares ___________________5

2.2 É praticada a justiça social no Brasil?___________6

2.3 Aspectos importantes em relação ao tema________7

2.4 Cunho Político _______________________8,9

3. Considerações Finais_____________________10

4. Referências_____________________________11

1. INTRODUÇÃO

É de suma importância o levantamento do tema sobre as manifestações no Brasil no ano de 2013, gerando assim os protestos contra o aumento das passagens de ônibus.

Através das questões é possível despertar uma visão crítica do que é o poder público e sua atuação, bem como a maneira que seus olhos são voltados para a sociedade brasileira no geral. Acrescentando ainda suas intenções de melhorias para ao povo ou de apenas melhorias para eles mesmos.

Questões abrangentes e capazes de levar a muitas outras, enriquecendo ainda mais o conhecimento.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 O que essas manifestações populares querem dizer efetivamente?

De fato ocorrem problemas no que se refere a muitas dificuldades existentes no Brasil. Se falando das manifestações do transporte público, ocorreram de maneira concreta, onde pessoas foram as ruas reivindicar seus direitos, deixando transparecer de forma muito clara o quanto o aumento das passagens atinge diretamente a sociedade brasileira. No ano passado (2013), essas manifestações produziram efeito, pois levou ao poder político reavaliar o aumento e manterem o preço anterior.

É possível testacar alguns pontos justos, os quais provam as consequências que esse aumento pode causar, entendendo que foi e ainda é um descaso, aos estudantes, trabalhadores e comunidade em geral que utilizam esses transportes diariamente e sem condição alguma de pagar taxas cada vez mais elevadas.

Muitos são assalariados e aos que moram em cidades grandes utilizam até mesmo mais de uma condução para chegar ao ambiente de trabalho.

Isso implica em muitos aspectos, faltando assim para o próprio sustento da família, como o alimento. Deixando em falta também, usos necessários de medicamentos, vestimenta, pagamento de contas, água, energia, gás e mesmo o aluguel que em sua maioria não possuem residência própria, pois como se faz conhecida a realidade de muitos que saem de suas cidades de origem para batalhar em uma cidade que lhes deem condições de trabalho e sustento.

2.2 É praticada a Justiça Social no Brasil?

De maneira alguma é praticada a justiça, prova diso é a desigualdade social no que se refere aos direitos que não são respeitados. Por esses motivos ocorrem as manifestações e protestos que é apenas uma forma de cobrar o que é de direito.

É uma forma de expressão muitas vezes equivocada por parte dos manifestantes, pois permitem que a revolta e indignação falem mais alto que o domínio próprio e a razão. Muitas dessas manifestações à respeito do aumento das passagens geraram prejuízos a pessoas de bem e a empresas que não eram responsáveis por esses movimentos, pois tiveram seus comércios destruídos, gerando assim medo e pavor.

Todo protesto é livre, desde que os manifestos sejam coerentes com a realidade. De maneira que se cada parte responsável, ou seja, governo, instituições, cumprirem de fato com suas obrigações agindo de maneira justa e responsável, livrando assim dificuldades e prejuízos para os demais, certamente se fará desnecessário tais manifestos e cobranças.

Entende-se que os gritos de protestos nada mais são que as dificuldades presentes de forma individual e também conjunta, fazendo parte do dia a dia dos cidadãos que lutam para sobreviver, para crescer na vida, ter melhores oportunidades e assim proporcionar uma condição de vida mais digna para os seus.

Por isso é compreensivo os gritos que direta e indiretamente é a maneira encontrada de dizer “Basta’’, chega

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com