TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÁREAS DE ATUAÇÃO DA CONTABILIDADE

Trabalho Universitário: ÁREAS DE ATUAÇÃO DA CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  6.748 Palavras (27 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 27

[pic]

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ...........................................................................................04

2. DESENVOLVIMENTO ................................................................................05

2.1. Perícia contábil ......................................................................................05

2.2. Auditoria .................................................................................................08

2.2. Controladoria .........................................................................................11

2.3. Planejamento Tributário ........................................................................13

2.5. Ciências Atuariais...................................................................................20

3. CONCLUSÃO .............................................................................................23

4. REFERÊNCIAS ..........................................................................................24

INTRODUÇÃO

A contabilidade é uma ciência que já ganhou grande vulto, porém continua muito dinâmica, ganhando cada vez mais espaço no mercado atual, que se torna cada vez mais dinâmico e altamente competitivo. Por isso a figura do contador se torna cada vez mais imprescindível. A contabilidade oferece um mercado de trabalho muito amplo e percebemos a importância do profissional escolher uma área e se especializar, pois são dezenas os campos de atuação dentro da área contábil. Nesse trabalho serão apresentadas algumas especialidades muito interessantes, como a auditoria, a controladoria e a perícia contábil, bem como informações acerca desses campos de atuação. Também será apresentada pesquisa acerca dos diversos impostos cobrados no Brasil nas três esferas, algo um tanto complexo devido às constantes mudanças ocorridas nesse setor, e a importância do planejamento tributário, com seus diferentes regimes. E finalizando o trabalho observaremos algumas informações sobre as Ciências Autuarias.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. Perícia contábil

É uma atividade que a cada dia atrai maior número de profissionais. Exige constante aprimoramento. Trata-se de uma especialidade desenvolvida pelas grandes empresas de auditoria como forma de proteção aos riscos de suas atividades operacionais. Além de ser uma forma de controle dos procedimentos

internos, essas empresas viram nesse conhecimento uma oportunidade e passaram a oferecer esse trabalho aos seus clientes. Estudos apresentam boas razões para que um estudante se dedique a essa especialidade contábil. O salário é uma delas. Segundo uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, o salário para um novato está situado entre 30 a 60 mil dólares por ano, podendo chegar a mais de 100 mil dólares, com base em desempenho e na experiência em realização de investigações sobre fraudes. O perito pode ser contratado pelas partes litigantes, ou pode ser nomeado pelo juiz. A NBC T 13 – DA PERÍCIA CONTÁBIL, define perícia como: “o conjunto de procedimentos técnicos, que tem por objetivo a emissão de laudo sobre questões contábeis, mediante exame, vistoria, indagação, investigação, arbitramento, avaliação ou certificação”.

Embora nesse trabalho nos concentremos na área contábil, há diversas áreas do conhecimento que utiliza a perícia. Nesse item vamos fazer breve investigação sobre os diferentes procedimentos periciais exercidos pelo perito-contador.

2.1.1. Exame

O bom exame pericial envolve examinar minuciosamente os livros, registro das operações, e quaisquer outros documentos que serviram de base para a escrituração contábil. Quando ocorrem os fatos contábeis, a primeira ação tomada é a escrituração de tais fatos. Por isso então, nada mais coerente que, diante de uma perícia contábil, o exame dos lançamentos geralmente é uma das primeiras ações tomadas pelo perito contador. São muitos os livros usados na escrituração contábil. Vai depender do regime tributário que a empresa está enquadrada, porém merecem destaques o livro diário e o livro razão que são utilizados pelas empresas, independente do regime tributário adotado. Então diante de uma situação em que a empresa credora executa a devedora, o perito deve observar os respectivos lançamentos do objeto do litígio. Nos livros de registro da empresa credora ele deve figurar como crédito, e como débito na escrituração da empresa devedora.

Isso significa então que um simples caso de cobrança de débito pode provocar muitas verificações por parte do perito, que tem como objetivo gerar informações confiáveis para a tomada de decisões.

2.1.2. Vistoria

A vistoria é um procedimento que verifica a situação in loco (no lugar) da coisa ou fato, e a seguir é feita a constatação do fato. Então para a ocorrência de vistoria o perito deve dirigir-se até o local onde ocorre a situação e fazer o levantamento dos elementos que podem vir a justificar a ocorrência de outros elementos, como a mensuração. Por exemplo, dois sócios estão desfazendo a sociedade, mas há litígio quanto ao valor do ativo. Então se torna necessário em primeira mão, que o perito faça a verificação in loco. Essa primeira ação vai determinar a necessidade ou não de outros procedimentos.

2.2.3. Indagação

Quando um perito-contador examina os lançamentos contábeis, ele apura fatos que muitas vezes necessitam de comprovação. Isso então pode ser feito por meio de indagação, ou seja, ele vai fazer uma entrevista formal (anteriormente chamada de inquérito) com as pessoas envolvidas ou conhecedoras da contabilização desses fatos, por exemplo, o contador da empresa e outras pessoas responsáveis pela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.7 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com