TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Áreas De Atuação Da Contabilidade

Pesquisas Acadêmicas: Áreas De Atuação Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2013  •  4.510 Palavras (19 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 19

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo, explanar um conteúdo relevante que nos ensinam a ser um perito contador, com capacidade e convicção de um trabalho perfeito.

Como fazer uma auditoria, desenvolvendo um planejamento com êxito, alcançando metas e contribuindo na gestão de um administrador.

A importância da controladoria e do planejamento tributário dentro da empresa, obedecendo às normas e legislação tributária.

A História da Ciência atuarial no Brasil, como ser um profissional atuário, o que eles estudam, e como eles prestam serviços.

Qual é o papel da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) com o profissional atuário?

2 ATIVIDADE

Desenvolva um texto com o tema “Áreas de Atuação da Contabilidade”, de acordo com os tópicos a seguir:

2.1 PERÍCIA CONTÁBIL

Podemos entender que a Perícia Contábil você aprende com o dia-a-dia, ou seja, com a prática, é a busca de fatos e verdades por meio de procedimentos técnicos e, no entanto deve ter elementos de prova que são necessários para uma conclusão concreta, o profissional deve ser formado em Ciências Contábeis e estar registrado no Conselho Regional de Contabilidade.

O Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRCSP 2.000) se expressa assim no que diz respeito ao contabilista e ao perito contábil:

No art. 25 – São considerados trabalhos técnicos de contabilidade:

a) organização e execução de serviços de contabilidade em geral;

b) escrituração dos livros de contabilidade obrigatórios, bem como de todos os necessários no conjunto da organização contábil e levantamento dos respectivos balanços e demonstrações;

c) perícias judiciais e extrajudiciais, revisão de balanços e de contas em geral, verificação de haveres, revisão permanente ou periódica e escrita, regulações judiciais ou extrajudiciais de avarias grossas ou comuns, assistência aos Conselhos Fiscais das sociedades anônimas e quaisquer outras atribuições de natureza técnicas conferidas por lei aos profissionais de contabilidade.

2.1.1 Vejamos os principais procedimentos contábeis a seguir:

a) Exame: é uma analise que é feito em um elemento que pode ser uma pessoa, um móvel ou um documento. Devem ser analisadas o quanto julgar necessário e estar convicto, ter plena certeza que está certo.

b) Vistoria: é a apreensão do objeto que está sendo periciado, podendo ser uma pessoa, uma máquina, um documento, ou seja, é a verificação que se encontra esse objeto.

c) Indagação: é a busca de informações que é feito com quem deve ter conhecimento dos fatos ou atos, que referem à perícia.

d) Investigação: são normas e técnicas que devem ser seguidas, para tomada de decisão, ou seja, é a busca do que está em oculto, como por exemplo, a astúcia, má-fé, fraude a malícia entre outros.

e) Arbitramento: são soluções de controvérsia por critério técnico das normas contábeis. No ponto de vista pericial é a técnica de determinar valores estáticos na média, mediana, desvio padrão, e analógicos capazes de fundamentar o valor encontrável.

f) Mensuração: é o fato de qualificar e quantificar as coisas, como bens, direitos e obrigações.

g) Avaliação: é a identificação e analise do valor dos bens, direitos, obrigações, despesas, receitas, onde se constata o valor real, ou se compara com o valor do mercado.

h) Certificação: é a informação que traz no laudo pelo perito, onde afirma a autenticidade e é atribuída a fé que tem no profissional. Podem estar ligadas e sendo analisadas pelas técnicas encontradas na vistoria, indagação ou investigação.

2.2 AUDITORIA

É um exame das atividades que é feito em empresa ou setor, onde o objetivo principal é de verificar se estão de acordo com o que foi planejado, se estão adequadas ao que foi estabelecido.

A auditoria pode ser executada em três fases: o planejamento, execução e relatório.

Pode ser fiscalizada uma instituição pública ou privada, por parte ou função dessa entidade, podendo ser de um mês o período a verificar, um ano ou até mesmo o período completo, na gestão de um administrador.

2.2.1 A auditoria é dividida em: interna e externa.

a) Interna: a auditoria interna tem como principal meta, avaliar o processo de gestão, no que tange a gestão de riscos, procedimentos que devem ser tomados em atenção às normas, verificarem possíveis desvios pela qual a entidade está sujeita.

O auditor interno deve ter acesso a todas às áreas e informações necessárias para desenvolver um bom trabalho.

Os principais objetivos de um auditor interno são:

• verificar se tem necessidade de aplicar regras aos controles internos, bem como contribuir para o seu aperfeiçoamento;

• verificar se as normas internas estão sendo seguidas;

• verificar se há necessidade de melhorar as normas internas que estão vigentes;

• avaliar se há necessidade de ter novas normas internas.

b) Externa: a auditoria externa pode estar em várias áreas de gestão, como auditoria de sistemas, auditoria de recursos humanos, auditoria da qualidade, auditoria de demonstrações financeiras, auditoria jurídica, auditoria contábil entre outras. Os profissionais que participam de auditoria de demonstrações financeiras devem seguir rigorosamente as normas profissionais. A auditoria externa também é conhecida como auditoria independente.

Para Almeida (2008, p. 26), como consequência:

As demonstrações contábeis passaram a ter importância muito grande para os futuros aplicadores de recursos. Como medida de segurança contra a possibilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com