TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Émile Durkheim

Artigo: Émile Durkheim. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  1.114 Palavras (5 Páginas)  •  680 Visualizações

Página 1 de 5

Émile Durkheim

Teoria Sociológica Funcionalista

Durkheim estava buscando “um método mais definido e mais adaptado á natureza particular dos fenômenos sociais”, com essa iniciativa, se torna o precursor de uma das principais teorias sociológicas da ciência social moderna, a teoria sociológica funcionalista. Durkheim debate com a epistemologia sociológica, que mostra como ele concebia a relação entre indivíduo e sociedade e também a maneira como ele entendia o papel do método científico na explicação dos fenômenos sociais, ele mostra grande influência do positivismo.

A sociedade é superior ao indivíduo, a sociedade (objeto) tem precedência sobre o indivíduo (sujeito), uma vez criadas pelo homem, às estruturas sociais passam a funcionar de modo independente dos indivíduos, condicionando suas ações, a sociedade é uma realidade sui generis, ou seja, os homens passam, mas a sociedade fica. Para ele é a sociedade que age sobre indivíduo, modelando suas formas de agir, influenciando suas concepções e modos de ver, condicionando e padronizando o seu comportamento.

O método científico, onde, “a primeira regra e a mais fundamental é a de considerar os fatos sociais como coisa”, partindo do principio de que a realidade social é idêntica a realidade da natureza e que, portanto, equipara-se também aos fenômenos por ela estudados, assim, tal como as coisas da natureza funcionam de uma forma independente da ação humana, cabendo ao cientista apenas mostrar suas regularidades, as coisas da sociedade também são uma realidade distinta da ação humana, assim, na percepção sociológica de Durkheim, portanto, a realidade (objeto) é que se impõe ao sujeito (observador), por isso, as ciências sociais deveriam adotar o mesmo método que as ciências da natureza.

Metodologia Funcionalista

Com essas idéias implantadas Durkheim pensou em um novo método, levando em consideração a lei da evolução e a biologia, assim, para consolidar a sociologia como ciência Durkheim sabia que a metodologia deveria responder muito claramente a duas perguntas que definem qualquer método científico, primeiro, qual o objeto de estudo da sociologia (objeto material) e segundo, como a sociologia deve proceder para explicar o seu objeto de estudo (objeto formal).

Objeto de estudo, fato social, “é um fato social toda a maneira de agir, fixa ou não, capaz de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior, ou a ainda, que é geral no conjunto de uma dada sociedade tendo, ao mesmo tempo, uma existência própria, independente de suas manifestações individuais”. Para Durkheim as formas de agir possuem uma tríplice caráter, são exteriores (quer dizer provém da sociedade e não do indivíduo), são coercitivos (ou seja, são impostas pela sociedade ao indivíduo) e são objetivas (quer dizer, têm uma existência independente do indivíduo).

Objeto formal, método funcionalista, “quando nos lançamos na explicação de um fato social, temos de investigar separadamente a causa eficiente que o produz e a função que ele desempenha”, assim, para Durkheim, explicar os fatos sociais significa demonstrar a função que eles exercem primeiro é preciso investigar a razão pela qual surgiu aquela prática social (sua causa eficiente), para depois determinar sua função. Método funcionalista deriva-se de comparar a sociedade como um corpo vivo, onde cada órgão cumpre uma função e a parte (os fatos sociais) existem em função do todo (a sociedade).

Modernidade e divisão social do trabalho

Os fatos sociais são conseqüência da divisão do trabalho social, a forma de integração social (solidariedade) depende do tipo de sociedade, comparando as sociedade arcaicas e modernas, observa-se que a sociedade evolui de um tipo de solidariedade mecânica (original) para um tipo de sociedade orgânica.

Na solidariedade mecânica o grupo prevalece sobre o indivíduo, os indivíduos vivem em comum partilham de uma “consciência coletiva” comum, assim, nas sociedades de solidariedade mecânica temos o predomínio do direito repressivo, enquanto nas sociedades de solidariedade orgânica predomina o direito restitutivo. Assim, observando que a estrutura das sociedades tradicionais era caracterizada por uma repetição de segmentos similares e homogêneos que não tinham nenhuma relação entre si.

Evolução Social

“Para que o volume, isto é, o aumento do número de indivíduos, se tome uma causa da diferenciação, é preciso acrescentar a densidade nos dois sentidos, o material e o moral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com