TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Émile Durkheim

Pesquisas Acadêmicas: Émile Durkheim. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  902 Palavras (4 Páginas)  •  725 Visualizações

Página 1 de 4

Émile Durkheim, nascido em 1858 na cidade francesa Épinal, fazia parte de uma família pobre de origem judia o mesmo é considerado como um dos fundadores da Sociologia, essa é um ramo das ciências humanas que estuda as relações sociais e seus fenômenos, ingressou na Escola Normal Superior de Paris em 1879, depois de 8 anos ele se tornou o primeiro Professor na França de Ciência Sociológica.

Pouco tempo depois, mais precisamente entre os anos de 1893 e 1895, Durkheim redigiu as suas duas principais obras: Da divisão do Trabalho Social e As Regras do Método Social e As Regras do Método Sociológico. A partir dessas obras constituiu com elas outras ideias, o desenvolvimento de um conceito acerca da consciência coletiva, nos quais a abordagem leva em consideração o conjunto de crenças e sentimentos comuns que refletem as inúmeras relações entre os membros de uma determinada sociedade.

Para Durkheim o fundamental para uma sociedade alcançar uma evolução ou desenvolvimento é necessário que a nação ou país focalize seus investimentos na educação, como base do processo, sendo que de acordo com o nível de educação elevado certamente iria produzir um melhor desenvolvimento. Durkheim posterior a Marx, é considerado o pai da Sociologia, pois é ele que vai estruturar de fato a ciência sociológica na França, tendo dedicado toda sua carreira ao desenvolvimento dessa ciência, metódica e rigorosamente objetiva.

Principais aspectos da teoria sociológica de Durkheim:

• Existem fenômenos sociais que devem ser analisados e demonstrados com técnicas especificamente sociais;

• A sociedade era algo que estava fora e dentro do homem ao mesmo tempo, graças ao que se adotava de valores e princípios morais;

• As pessoas se educam influenciadas pelos valores da sociedade onde vivem;

• A sociedade está estruturada em pilares, que se manifestam através de expressões (conceito de estrutura);

• Divisão do trabalho social: numa sociedade cada indivíduo deve exercer uma função específica, seguindo direitos e deveres, em busca da solidariedade social. Desta forma, pode-se chegar ao progresso e avanço para todos.

Principais obras:

- A divisão do trabalho social (1893)

Da divisão do trabalho social é um livro escrito por Durkheim que analisa as funções sociais do trabalho na sociedade e procura mostrar como na modernidade tal divisão é a principal fonte de coesão ou solidariedade social, nessa obra, classificou a sociedade em dois tipos de solidariedade: a mecânica e a orgânica, que associou a dois tipos de lei, por ele denominados de direito repressivo e direito restitutivo.

- As regras do método sociológico (1895)

é um livro dele reconhecido por ser resultado direto do projeto próprio de Durkheim de estabelecer a sociologia como uma nova ciência social. Assim sugere duas teses principais, sem as quais a sociologia não poderia ser uma ciência: Precisa ter um objeto específico de estudo. Diferentemente da filosofia ou da psicologia, o objeto próprio da sociologia é o fato social.

- O suicídio (1897)

O Suicídio foi um dos pilares no campo da sociologia. Escrito pelo sociólogo francês Émile Durkheim e publicado em 1897, foi um estudo de caso de um suicídio, publicação única em sua época, que trouxe um exemplo de como uma monografia sociológica deveria ser escrita. Nesta obra são classificados: três tipos de suicídio, suicídio altruísta, suicídio anômico,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com