TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética E Legislação

Exames: Ética E Legislação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2014  •  1.254 Palavras (6 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO – UFERSA

BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DISCIPLINA: ÉTICA E LEGISLAÇÃO DOSCENTE: STELISON DE FREITAS

DISCENTE: LISVALVER PAZ LOPES

• O que é Ética?

A palavra ética se origina do termo grego “ethos”, que significa "modo de ser", "caráter", "costume", "comportamento". De fato, a ética é o estudo desses aspectos do ser humano: por um lado, procurando descobrir o que está por trás do nosso modo de ser e de agir, por outro, procurando estabelecer as maneiras mais convenientes de sermos e agirmos. Assim, pode-se dizer que a ética trata do que é bem e do que é mal para nós.

Bem e mal são valores que não apresentam, para o ser humano, um caráter absoluto. Ao longo dos tempos, nas mais diversas civilizações, várias interpretações serão dadas a essas duas noções. A ética acompanha esse desenvolvimento histórico, para que isso sirva de base para uma reflexão sobre como ser ético no tempo presente.

Considera também como esses valores se aplicam no relacionamento interpessoal, pois a noção de um modo correto de se comportar e posicionar na vida pressupõe que isso seja feito para que cada um conviva em harmonia com os outros. A ética, portanto, trata de convivência entre seres humanos na sociedade. Num sentido mais restrito, ela se restringe às relações pessoais de cada um. Num sentido mais amplo já que ninguém vive numa pequena comunidade isolada, ela se relaciona com a política da cidade, do país e do mundo.

• Ética e Moral: Aproximações e definições

A ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. A capacidade ética tem por objetivo a reflexão crítica do ato moral, ou seja, sobre o que é (ou pode ser) errado. Assim a ética não é moral. Moral é o objeto de estudo da ética, diz respeito aos costumes, valores e normas de conduta de cada sociedade.

A ética, então, pode ser o regimento, a lei do que seja ato moral, o controle de qualidade da moral. Daí os códigos de ética que servem para as diferentes sociedades dentro do sistema maior.

A moral por sua vez, é aquilo que pode ser feito, independentemente das vantagens ou prejuízos que possa trazer. Assim, quando praticamos um ato moral, poderemos até sofrer consequências negativas, pois o que é moral para uns pode ser imoral para outros.

Para normatizar o que é ou não moral nas sociedades, instituíram-se os códigos de ética. Todas as sociedades têm o seu. O código de ética seria uma forma de viver aceita pelos membros daquela sociedade.

• Relações entre Ética e Moral

A moral tem um carácter prático imediato, visto que faz parte integrante da vida quotidiana das sociedade e dos indivíduos, não só por ser um conjunto de regras e normas que regem a nossa existência, dizendo-nos o que devemos ou não fazer, mas também porque está presente no nosso discurso e influencia os nossos juízos e opiniões. A noção do imediato vem do fato de a usarmos continuamente.

A ética, pelo contrário, é uma reflexão filosófica, logo puramente racional, sobre a moral. Assim, procura justificá-la e fundamentá-la, encontrando as regras que são importantes e podem ser entendidas como uma boa conduta aplicável a indivíduos, comunidades ou sociedades, variando de pessoa para pessoa, de comunidade para comunidade, de sociedade para sociedade.

O objeto de estudo da ética é o que guia a ação: os motivos, as causas, os princípios, as circunstâncias. Mas também analisa as consequências dessas ações.

A moral também se apresenta como histórica, porque evolui ao longo do tempo e difere no espaço, assim como as próprias sociedades e os costumes. No entanto, uma norma moral não pode ser considerada uma lei, apesar da semelhança, porque não está escrita, mas sim como base das leis, pois a grande maioria das leis é feita tendo em conta normas morais.

Outra importante característica da moral é o fato desta ser relativa, porque algo só é considerado moral ou imoral segundo um determinado código moral, sendo este diferente de indivíduo para indivíduo. Finalmente, a ética tem como objetivo fundamental levar a modificações na moral guiando e orientando o melhor modo a vida.

• Problemas éticos e problemas morais

A necessidade de se estudar a ética surge à partir das relações humanas e dos questionamentos que estas produzem. Como seres humanos procuramos moldar o mundo ao nosso jeito.

Na ética há o permanente e o mutável. O permanente é a necessidade do ser humano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com