TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética E Legislação

Pesquisas Acadêmicas: Ética E Legislação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Ética e Legislação Profissional

A ética vem tomando espaço cada vez maior nas empresas do Brasil, isso é fato. Com a melhora na fiscalização e o aumento da competividade e gosto por um melhor atendimento –na maioria dos casos- a ética profissional vem se destacando no cenário nacional.

Atualmente eu trabalho em uma empresa que presta serviços de consultoria e confecção de projetos na plataforma AutoCad na área da engenharia mecânica, mais especificamente na área de engenharia de climatização. Um dos motivos que me faz falar abertamente e com muito orgulho de falar que trabalho na Engenharia de Sistemas Térmicos é a ética profissional que lá encontrei. A começar pela grande luta de regularizar todos os softwares que utilizamos para fazer o trabalho do dia-a-dia, tais como o próprio AutoCad, sistemas operacionais Windows todos originais, pacote office original – os PC’s que não possuem o office original tem o BRoffice, que é gratuito- e a lista continua. A maioria das empresas que trabalhei anteriormente utilizavam os softwares piratas, não dando valor ao profissional que fez o programa, ou seja, falta de ética profissional para com outro profissional.

Outro motivo que posso afirmar que no meu ambiente de trabalho a ética profissional predomina 100% é a relação chefe-empregado. Há chefes e líderes, o meu, com certeza é um líder. Além de honrar quase 90% dos prazos dados aos clientes aos que não consegue entregar dentro do prazo é avisado pelo próprio chefe, ele liga e dá a satisfação verdadeira do ocorrido, apesar dos clientes não terem nada a ver com isso eles geralmente entendem, boa parte pela sinceridade do dono do empreendimento. Não há, também, o medo de ir falar com o chefe, pois este não impõe respeito por medo psicológico e, sim por atitudes positivas.

A ética predomina até entre os próprios funcionários, como por exemplo, quando uma funcionária que tem filho pequeno e ele fica doente, um outro funcionário ao perceber a situação se dispõe a auxiliar na entrega do projeto cujo o qual ela estava trabalhando para que ela saia e vá atender às necessidades familiares.

Com relação à ética entre cliente e empresa podemos destacar a compreensão que os mesmos tem para a empresa, pois a maioria dos prazos e modelo de projeto são sempre entregues e feitos com o maior rigor possível, mesmo quando um ou outro erro passam despercebidos, os clientes apenas nos manda e-mail ou ligam para solicitar, cordialmente e sem estress, que seja

arrumado o quanto antes, o que é feito imediatamente, independente de quem seja ou o que seja ou ainda o tempo que leva.

Um outro aspecto que faz a ética profissional ser observada é a questão dos horários de entrada e saída, bem como a de almoço. Todos os funcionários honram à riscas os horários estipulados, mas não há pressão para isso, simplesmente acontece. Acontece de algumas vezes o chefe solicitar a determinado funcionário que exceda um pouco o horário de saída ou entre um pouco mais cedo para que o prazo seja alcançado, mas como recompensa no dia seguinte o funcionário é liberado mais cedo ou entra mais tarde.

Apesar de nenhuma empresa ser perfeita, essa que trabalho tem um código de ética levado a sério e por conta disso ela prospera a 33 anos no mercado tão fechado como esse.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com