TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética E Relações Humanas No Trabalho

Artigos Científicos: Ética E Relações Humanas No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  2.017 Palavras (9 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 9

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

1º SEMESTRE

ISAEL CUSTÓDIO TORRES RA 6786414824

MIRIAN PEIXOTO GRASSI RA 1299512989

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

PROFESSOR EAD: MAURICIO DIAS

PROFESSOR-TUTOR PRESENCIAL: DAISY SOUZA

TUTOR A DISTÂNCIA ANDRÉ LUÍS NEGRETTO FLORINDO

TAGUATINGA/DF

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME AMOR SEM ESCALAS 5

2.1. Sinopse do Filme 5

2.2. Análise das cinco situações envolvendo a Ética Profissional em Administração 6

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 8

4. REFERÊNCIAS 9

1. INTRODUÇÃO

A ética é uma ciência da conduta humana, com o intuito de entender e possibilitar a garantia da felicidade ao homem com uma vida regida por virtudes e morais éticas. A razão deve direcionar o cotidiano, dominando assim os vícios e criando bons hábitos. Ter o equilíbrio entre atitudes, condutas e decisões é muito importante para se praticar o bem e se ter o desenvolvimento harmonioso entre o ser e o seu meio.

Atualmente vemos que os valores que Aristóteles pregava, estão se decompondo da essência brasileira, formando assim a crise ética vivida.

Em um cenário de crise ética, se faz necessário a existência de um código de ética balizador das atividades humanas, políticas, profissionais e empresariais em busca do bem comum, da sustentabilidade mercadológica e do convívio harmonioso em sociedade.

A conscientização da sociedade brasileira sobre os benefícios da ética é importante, pois contribui para a transformação das pessoas, dos seus propósitos e das relações sociais, além disso, vale ressaltar que a criação do código de ética e a punição de fraudadores e ladrões não é suficiente para desenvolver a consciência ética. Seguindo esses passos, profissionalmente falando, a empresa até fica "parecendo" ética, pode até direcionar seus ganhos para negócios eticamente corretos, mas não reduz o custo invisível das "pequenas" condutas antiéticas e continua exposta ao perigo de muitas "pequenas" perdas financeiras. Esquecem que a reputação da empresa, a imagem construída em anos de altos investimentos em marketing pode ser destroçada por causa de uma única decisão equivocada.

É importante lembrar que vivemos em um país e num tempo com enorme carência de líderes, especialmente os que sirvam de exemplo por sua integridade moral, por sua educação e conduta ética em todos os setores. Valores da empresa são transmitidos de forma mais eficiente com o exemplo da conduta adotada pelos gestores. A busca por cargos melhores, maiores remunerações e mais poder é um objetivo amplamente compartilhado, claro que a competência, a dedicação ao trabalho, o interesse em adquirir novos conhecimentos e habilidades são diferenciais importantíssimos, mas, provavelmente, o mais importante seja a conduta adotada pelos gestores e sua rede de relacionamentos construída. Iniciantes encontram em seus superiores hierárquicos os modelos de conduta que servirão de base para seus próprios comportamentos. Afinal, se aquele líder chegou ao poder se comportando dessa ou daquela forma, o lógico é supor que, para alcançar o mesmo lugar no futuro, ele deva se comportar da mesma maneira.

Inserir conduta ética nas empresas brasileiras não é tarefa fácil, mas podem ser aplicadas com um bom planejamento e esforço por parte da liderança, ações que estimulam a integração dos funcionários com a empresa, como:

• Organizar pequenas palestras com recursos audiovisuais de contexto simples, para atingir todos os níveis sociais e culturais inseridos na empresa;

• Colocar informações importantes em lugares estratégicos do ambiente de trabalho, de forma que todos tenham acesso às informações;

• Disponibilizar caixas de sugestões e proporcionar cursos de especialização para quem se destacar na sua função, são alguns exemplos.

Não basta ter produtos competitivos ou estratégias mirabolantes de marketing, mas sim novos atributos ao negócio. Em geral, o entendimento sobre ética, está fundamentada no “fazer o bem”, interpretações fora disto é considerado como “anti-ético”.

Código de Ética do Administrador (Alguns pontos relevantes)

• Exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade, defendendo os direitos, bens e interesse de clientes, instituições e sociedades sem abdicar de sua dignidade, prerrogativas e independência profissional, atuando como empregado, funcionário público ou profissional liberal. (DOS DEVERES)

• Sugerir, solicitar, provocar ou induzir divulgação de textos de publicidade que resultem em propaganda pessoal de seu nome, méritos ou atividades, salvo se em exercício de qualquer cargo ou missão, em nome da classe, da profissão ou de entidades ou órgãos públicos. (DAS PROIBIÇÕES)

• Exercer a profissão independentemente de questões religiosas, raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, condição social ou de qualquer natureza discriminatória. (DOS DIREITOS)

• Os honorários e salários do Administrador deverão ser fixados, por escrito, antes do início do trabalho a ser realizado. (DOS HONORÁRIOS PROFISSIONAIS)

• O Administrador deverá ter para com seus colegas a consideração, o apreço, o respeito mútuo e a solidariedade que fortaleçam a harmonia e o bom conceito da classe. (DOS DEVERES ESPECIAIS EM RELAÇÃO AOS COLEGAS)

• Apoiar as iniciativas e os movimentos legítimos de defesa dos interesses da classe, participando efetivamente de seus órgãos representativos, quando solicitado ou eleito. (DOS DEVERES ESPECIAIS EM RELAÇÃO À CLASSE)

• Prestar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com