TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética E Relações Humanas No Trabalho

Trabalho Universitário: Ética E Relações Humanas No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  5.333 Palavras (22 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 22

DESAFIO

É no contexto de grandes transformações políticas, sociais e económicas que o tecido empresarial se confronta com questões de natureza ética, como é o caso da corrupção, fraudes fiscais, abusos nos aspectos laborais, atentados ao meio ambiente, entre outros. Paralelamente e como consequência assiste-se a uma busca crescente de normas e comportamentos socialmente responsáveis ou eticamente correctos, nomeadamente no âmbito empresarial. Esta busca corporizou-se no chamado movimento ético, que procura formalizar a dar resposta às principais situações geradoras de dilemas éticos que surgem no contexto empresarial. Como resultado podemosencontrar uma considerável bibliografia relativa à ética empresarial assim como à adopção de códigos éticos, deontológicos ou de conduta por um número crescente de empresas.

Embora remotamente o movimento ético possa ter origens nas transformações verificadas no tecido empresarial no início do sec. XX com a aparição das grandes empresas distintas das empresas familiares cuja organização foi separando a direcção do proprietário, dando origem a uma recente carreira de gestores profissionais, é nos anos 50, e em consequência destas transformações, que se assiste a uma crescente reflexão que tem como objecto a actuação e gestão da grandes empresas, sobretudo sobre os resultados sociais provocados pela generalização da economia liberal, entre outros aspectos. Nos anos 60 este movimento começa a abordar as consequências ecológicas do desenvolvimento industrial assim como o consumismo como estilo de vida. Sendo a década de 70 importante na evolução deste movimento foi, no entanto, nos anos 80 que a ética empresarial se consolidou, enquanto disciplina dotada de alguma autonomia: o surgimento de revistas da especialidade e de centros de investigação em ética empresarial acontece no início dessa década e tem a sua origem nos Estados Unidos, estendendo-se à Europa a partir daí.

Uma grande diversidade de assuntos merecem a análise da ética empresarial como a gestão ambiental, a gestão de pessoal, aspráticas de marketing, a informação comercial privilegiada, o assédio sexual, a protecção da privacidade no espaço de trabalho ou mesmo a ética da economia de mercado.

Um aspecto determinante na construção da ética empresarial foi o facto de a estrutura empresarial começar a ser entendida num outro prisma: ultrapassou-se gradualmente a perspectiva que via a empresa como tendo como única obrigação a geração do máximo lucro para os seus proprietários ou accionistas, para uma outra que entende que a empresa tem responsabilidades específicas para com outros grupos mais directamente envolvidos na sua dinâmica, como é o caso dos seus trabalhadores, clientes, fornecedores e mesmo a comunidade local da qual a mesma está implementada. Esta nova perspectiva designa-se Responsabilidade Social das Empresas (RSE). Existe uma grande diversidade de interpretações da RSE pelos diferentes analistas, tendo diferentes posturas sobre o seu alcance mediante visões mais restritas ou mais alargadas, conjugando a sua abrangência com os deveres que são atribuídos ao Estado. Podemos, no entanto, aceitar que a ideia central da RSE á a de que a empresa não pode permanecer alheia aos impactos sociais e ecológicos da sua actividade no ambiente humano e natural que a envolve, devendo conciliar tais preocupações com uma finalidade incontornável do seu carácter: a obtenção de lucro.

Relacionada com a RSE está ateoria dos agentes sociais (stakeholders). Esta teoria ultrapassa a ideia de que só existe um interesse dominante na empresa, o dos accionistas, assim como a opinião de que o único objectivo da empresa é a obtenção do maior lucro possível, introduzindo a noção dos vários agentes sociais. São deste modo repensadas as prioridades das empresas, introduzindo-se valores éticos no processo de decisão. Os agentes sociais poderão, por sua vez, ser entendidos de um modo mais restrito, como os empregados, os accionistas, os clientes, os fornecedores, os financiadores e a comunidade local, ou vistos de um modo mais amplo abrangendo grupos de interesse público, associações de comércio, governo local, organizações internacionais e sociedade em geral.

ETAPA 1

DA ÉTICA ARISTOTÉLICA PARA A ÉTICA NA SOCIEDADE BRASILEIRA ATUAL

INTRODUÇÃO

Os primeiros estudos sobre ética partiram dos filósofos da cultura ocidental, mais especificamente na Grécia antiga[2], refletindo sobre os problemas fundamentais da moral, então o homem se consolida em objeto de pesquisa para o discurso moral e político como forma de enquadramento social, no âmbito de teorizar a finalidade e o sentido do viver humano, as bases da obrigação e do dever, a essência do bem e do mal, o valor da consciência moral, e razões para a justiça e a harmonia das condutas.

Contudo, o entendimento ético discorre filosoficamente em épocas diferentes e por váriospensadores, dando assim, diferentes conceitos e formas de alusão ao termo. Neste quadro, investigaremos a obra Ética a Nicômaco, de Aristóteles, e seus pensamentos sobre a ética, a conduta, a moral e a virtude compondo uma relação com o cotidiano humano contemporâneo no Brasil, versando sobre a presença do fundamento ético e seus valores no meio social comum, empresarial e profissional.

1. CONCEITOS DE ÉTICA

A palavra ética vem do grego Ethikós, que significa "modo de ser". Trata o comportamento humano pelo seu valor moral, a natureza do bem e do justo. É também chamada de filosofia moral, por tratar dos valores em sociedade, isto é, do comportamento humano pelo seu valor moral.

"Ética (gr. ethike, de ethikós: que diz respeito aos costumes). Parte da filosofia prática que tem por objetivo elaborar uma reflexão sobre os problemas fundamentais da moral (...), mas fundada num estudo metafísico do conjunto das regras de conduta consideradas como universalmente válidas. Diferentemente da moral, a ética está mais preocupada em detectar os princípios de uma vida conforme a sabedoria filosófica, em elaborar uma reflexão sobre as razões de se desejar a justiça e a harmonia e sobre os meios de alcançá-las. A moral está mais preocupada na construção de um conjunto de prescrições destinadas a assegurar uma vida em comum justa e harmoniosa".(JAPIASSÚ; MARCONDES, 1996, p. 93)

A ética filosófica reflete sobre os valoresessencialmente impregnados na sociedade para a busca da moralidade e consciência, e o meio de como alcançar esses valores morais. Porém inicialmente, quando dos primeiros pensadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com