TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética E Relações Humanas No Trabalho

Pesquisas Acadêmicas: Ética E Relações Humanas No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  2.617 Palavras (11 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 11

Sumario

Introdução. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4 e 5

1. A Ética Profissional no Filme “Amor Sem Escalas”. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6

1.1. Sinopse do Filme. . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .6

1.2. Analise das Cinco Situações Envolvendo a Ética Profissional em Administração. . . . . . 6

2. Conclusão. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7

Sumario

Introdução. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4 e 5

1. A Ética Profissional no Filme “Amor Sem Escalas”. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6

1.1. Sinopse do Filme. . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .6

1.2. Analise das Cinco Situações Envolvendo a Ética Profissional em Administração. . . . . . 6

2. Conclusão. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7

INTRODUÇÃO

A palavra ética vem do grego Ethikós, que significa "modo de ser". Trata o comportamento humano pelo seu valor moral, a natureza do bem e do justo. É também chamada de filosofia moral, por tratar dos valores em sociedade, isto é, do comportamento humano pelo seu valor moral.

Segundo Marcondes Japiassú, “a ética está mais preocupada em detectar os princípios de uma vida conforme a sabedoria filosófica, em elaborar uma reflexão sobre as razões de se desejar a justiça e a harmonia e sobre os meios de alcança-las. A moral está mais preocupada na construção de um conjunto de prescrições destinadas a assegurar uma vida em comum justa e harmoniosa”.

A ética é o estudo dos juízos da conduta humana, que é passível do bem e do mal, presente em um único ser ou grupo. Nos dias atuais, a ética esta presente em todos os locais, politica, escola, grupos sociais, família e principalmente nas empresas. E uma dos principais questionamentos é “como eu devo agir para com os outros?”.

A ética segundo Aristóteles, serve como condução do ser humano à felicidade, no sentido mais amplo da palavra, ou seja, no convívio social deixamos transparecer nossos valores éticos e moral, assim como o desenvolvimento deles.

O comportamento ético é o ato de agir, de decidir, de fazer o bem de fato, por uma conduta virtuosa na comunidade onde estamos inseridos, deste modo conduzimos uma vida mais harmoniosa em sociedade, na busca da felicidade, da liberdade e da justiça. No âmbito profissional, a ética é relevante por estar presente nas menores atitudes e fica claro que em todas as profissões existe uma maneira certa, prudente e justa, de conduzir e fazer uma especifica tarefa em uma determinada atividade profissional. E para tal, existe o código de ética profissional que é um instrumento regulador que apresenta normas de conduta para o cumprimento de determinada profissão, na tentativa de levar o profissional ao cumprimento do exercício de uma virtude obrigatória, com existência de órgãos fiscalizadores e controladores do respeito ao referido código na execução das atividades pertinentes a profissão.

A ética está ligada à atitude e postura respeitosa e correta do profissional. Todo administrador deve respeitar ao próximo, respeitar a concorrência, seus clientes externos e internos, sabendo valorizar as pessoas, atendendo as sua necessidades.

A moral consiste num conjunto de comportamentos e normas aceitos como válidos nas relações humanas, e a ética, diferentemente da moral, trata de estudar sobre a aceitação de alguns comportamentos como legítimos, válidos, considerando sempre outras morais pertinentes a aspectos pessoais e culturais. No entanto, é atribuído à moral dizer o que deve ser feito em determinada situação comum ao interagir do homem com o ambiente e a sociedade, e à ética expor reflexões sobre o comportamento moral e a conduta de cada indivíduo em seu meio. A ética configura a união de um sujeito e seus valores, ou seja, um conjunto do agente moral e suas virtudes éticas.

Quem sabe o primeiro passo comece com a escolha consciente daqueles que serão os nossos verdadeiros mestres! A história nos é por ciência, e a tecnologia nos é capaz de aproximar de tais sabedorias em vida.

É imprescindível estar bem informado, acompanhando não só as mudanças técnicas, mas também as de sua área, se aprimorar constantemente, usar de flexibilidade, fidelidade, correção de conduta e boas maneiras. Um comportamento ético atrelado ao conhecimento permanece ainda como fatores que levam ao sucesso.

1. A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”

1.1. SIPNOSE DO FILME

O filme conta a história do executivo Ryan Bingham desapegado e que seu maior hobby é viajar. Ele passa a maior parte da sua vida viajando pelo país, e raramente é encontrado em casa. Trabalha em um escritório terceirizado que ajuda chefes de empresas em crise a demitir seus funcionários mostrando que nem sempre a demissão deve ser vista como algo ruim e sim como crescimento profissional e alternativo. E até no amor suas relações são casuais e sem qualquer tipo de compromisso. Tudo muda quando Natalie Keener começa a trabalhar com ele e sugere ao chefe que economize nas viagens, e que faça todo o trabalho através de videoconferência, ele prefere manter os valores da empresa, achando que dando a noticia pessoalmente diminui o impacto negativo e entrega um pacote com dicas e recursos para sua relocação no mercado, vendendo assim a imagem que a empresa demite mais se preocupa com o demitido. A possibilidade de não poder mais viajar aterroriza Ryan, que já não consegue imaginar sua vida longe dos aeroportos.

1.2. ANALISE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com