TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética E Relações Humanas No Trabalho

Tese: Ética E Relações Humanas No Trabalho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  Tese  •  1.292 Palavras (6 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Superior Tecnologia em Logística

Atividade Avaliativa - ATPS

Ética E Relações Humanas No Trabalho

Prof. EAD: Mariciane Moraes Nunes

Professora tutora presencial: Aleczandra Piazza

Professora tutora a distância: Ana Claudia Haberland

Elison Luiz Vidal – RA: 6506288190

Erica da Silva Lima – RA: 6748361569

Gleisson Alexandre Domiquile – RA: 6581324455

Nilo Pereira Rodrigues – RA: 6576307018

Suellen de Lima Barreto – RA: 6399244995

JUNDIAÍ / SP 2013

INTRODUÇÃO

Os assuntos abordados no decorrer deste trabalho irão nos mostrar situações em que o profissional pode se ver frente a frente com uma questão de ética profissional. Ter em mente as condutas saudáveis da profissão e saber as consequências de uma atitude tomada apressadamente.

Após analisar o filme “Amor Sem Escalas” (Up In The Air, 2009), detectamos situações em que ocorrem situações ligadas à ética profissional em administração e a partir delas analisamos suas consequências.

1. INTRODUÇÃO: ÉTICA E ADMINISTRAÇÃO

Hoje em dia a competitividade entre as organizações é muito grande, motivo que é relacionado com a globalização que fez com que as empresas fossem enxergadas internacionalmente.

Tornou-se uma batalha acirrada o reconhecimento, o poder e o lucro. E a ética onde entra nesta situação? As empresas querem ficar em evidência no mercado e acabam esquecendo um pouco da ética.

O administrador precisa ser ético, pois muitas vezes tem que confrontar o objetivo comum com o interesse pessoal, associando isto ao respeito ao seu cliente, colaborador, às leis e até seu concorrente. Isto acaba se tornando uma missão complicada, mas que exige conhecimento e atitude do administrador que pretende ser ético.

Os interesses organizacionais devem ser colocados à frente das vaidades individuais e buscar sempre a honestidade para com o próximo, seja ele seu cliente ou concorrente, valorizando e respeitando estas pessoas e seus costumes e ideais, pois este tipo de pensamento deve ser levado a sério, como um código de ética a ser seguido pelas organizações. Mas cada administrador dependendo da situação e de sua natureza poderá ser mais ou menos ético e também por quanto tempo conseguir manter-se eticamente.

O mercado tem suas regras e neste cenário o administrador com conhecimento humano, sociológico, psicológico e filosófico tende a saber agir com ética em sua profissão, respeitando os princípios sociais, reconhecer e aceitar opiniões opostas, ter atitude proativa com os objetivos organizacionais e sempre buscar o aprendizado para se aperfeiçoar.

Como individuo o administrador deve lutar pelo seu futuro e sucesso como também de sua família, cooperar em prol de um mundo melhor mais justo e com mais oportunidades para todos. Deve também entender que a organização esta interagindo com o ambiente em sua volta, por este motivo precisa buscar resultados positivos ligados à sustentabilidade tanto social como ambiental tornando a imagem de sua organização mais ética possível.

2.1. SINOPSE DO FILME AMOR SEM ESCALAS

Amor Sem Escala

Lançamento: 22 de Janeiro de 2010

Dirigido por: Jason Reitman

Com George Clooney, Anna Kendrick, Jason Baterman e outros.

Gênero: Comédia e drama

Distribuidor: Paramount Pictures USA

Orçamento: Trinta milhões de dólares.

Ryan Binghan (George Clooney) tem por função demitir pessoas. Por estar acostumado com o desespero e a angustia alheios ele mesmo se torna uma pessoa fria. Além disto, Ryan adora seu trabalho. Ele sempre usa um terno e carrega uma maleta viajando para diversos cantos do país. Até que seu chefe contrata a arrogante Natalie Keener (Anna Kendrick) que desenvolveu um sistema de vídeo conferência onde as pessoas poderão ser demitidas sem que seja necessário deixar o escritório. Este sistema caso seja implantado põe em risco o emprego de Ryan. Ele passa então a tentar convencê-la do erro que é sua implantação, viajando com Natalie para mostrar a realidade de seu trabalho.

Na parte final do filme Ryan começa a se interessar mais pelos seus interesses sociais, principalmente com sua irmã que vai se casar. Ele também vai atrás de Alex (Vera Farmiga), sua amiga e com quem mantem um romance entre um hotel e outro, mas acaba descobrindo que ela é casada. Por fim vai indiretamente acabar contribuindo para Natalie conseguir um novo emprego em outra empresa.

O diretor mostra um pouco do mundo moderno, em especial como ele afeta as relações humanas. Ryan é um solitário por opção, seu trabalho é percorrer o país ficando mais em hotéis que em casa e ele adora isto. Seu emprego: demitir pessoas.

2.2. ANÁLISE DAS CINCO SITUAÇÕES ENVOLVENDO A ÉTICA PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO.

Neste filme muitas situações de ética profissional são apresentadas e destacamos algumas:

01. Contratar terceiros para demitir funcionários: A demissão de um funcionário é um momento difícil, logo o ideal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com