TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética em áreas profissionais

Artigo: Ética em áreas profissionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  Artigo  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução: ÉTICA NA VIDA PROFISSIONAL

Todos os dias e por diversos momentos, nos deparamos com algumas situações de condutas éticas. Segundo alguns dos grandes pensadores como ÁRISTÓTELES a ética é tratada como a ciência da conduta humana. Estudar e analisar como é a postura das pessoas diante de situações que envolvem fatos que julgam-se certos ou errados, é a forma como esta ciência é aplicada. A ética moral é o comportamento ou normas da sociedade atual do indivíduo são seus valores ou os da sociedade como um todo. Mas e quando a ética é aplicada as organizações, nas empresas em geral?

A ética profissional é um conjunto de atitudes e valores positivos aplicados no ambiente de trabalho. A ética no ambiente de trabalho é de fundamental importância para o bom funcionamento das atividades da empresa e das relações de trabalho entre os funcionários.

Diversas lideranças em todos os campos profissionais discutem atualmente sobre éticas e com a grande concorrência profissional e industrial, quem tiver a melhor conduta ética deverá ser a melhor em respeito pelo próximo e na prática de boas intenções dentro de uma organização. Com um aumento de consumo baseado em produtos “politicamente corretos” e sustentáveis, além de investidores sempre preocupados com uma marca “do bem” das empresas, fazem com que assuntos ligados a ética e posturas corretas de empresas estejam presentes no dia a dia e no desenvolvimento profissional de funcionários e colaboradores. Não é incomum notarmos nas empresas, administradores preocupados com uma conduta ética. Atualmente, muitas empresas adotam programas que visam a divulgação e a elaboração de sistemas que valorizam estas práticas. Contudo, vemos cada vez mais empresas preocupadas com uma maior valorização humana e com o desenvolvimento de lideranças integradas, voltadas para uma melhor qualidade de vida empresarial.

Dentre algumas situações éticas, podemos citar exemplos como o sigilo sobre informações de estratégias comerciais da empresa, assim como sobre ações de seus clientes como estratégias de marketing e desenvolvimentos de novos produtos. Educação e respeito entre funcionários e normas empresariais, cooperação, respeito a hierarquia, são mais exemplos de boas condutas éticas nas empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com