TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética na era moderna

Seminário: Ética na era moderna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  Seminário  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 2

6- A ética na idade contemporânea se defronta com uma enorme variedade de tendências morais derivadas do pluralismo cultural existente. Dentro de uma mesma sociedade encontramos correntes morais diferentes, que se formam a partir dos juízos de valores recebidos por cada sujeito em seu ciclo de convivência. A imparcialidade exigida da ética faz com que nenhuma dessas “vertentes” morais seja aceita como a melhor tendência.

7- Sim, mas tem que pré-definir seus limites de forma quase dogmática, e ter sólidos padrões de moral, há pessoas que são extremamente éticas sem crença alguma.

8- A Justiça é um conceito abstrato que se refere a um estado ideal de interação social em que há um equilíbrio razoável e imparcial entre os interesses, riquezas e oportunidades entre as pessoas envolvidas em determinado grupo social.

A Justiça é uma virtude importante, porém não podemos afirmar como a mais importante, o caráter a dignidade a fraternidade, em nosso pensamento estão na mesma impotância da justiça.

9- Os filósofos chamados de pré-socráticos são todos aqueles filósofos gregos que cronologicamente antecederam a Sócrates, mas esta divisão da história da filosofia não se explica apenas pela cronologia, mas sobretudo porque até Sócrates a filosofia grega se ocupou da physis, ou seja, a filosofia chamada pré-socrática entende haver no universo uma racionalidade, uma inteligibilidade que corresponde ao próprio logos que precisa ser compreendido.

Os estoicos ensinavam que as emoções destrutivas resultam de erros de julgamento, e que um sábio, ou pessoa com "perfeição moral e intelectual", não sofreria dessas emoções. O estoicismo afirma que todo o universo é corpóreo e governado por um Logos divino (noção que os estoicos tomam de Heráclito)

Empicurismoé o sistema filosófico que prega a procura dos prazeres moderados para atingir um estado de tranquilidade e de libertação do medo, com a ausência de sofrimento corporal pelo conhecimento do funcionamento do mundo e da limitação dos desejos. Já quando os desejos são exacerbados podem ser fonte de perturbações constantes, dificultando o encontro da felicidade que é manter a saúde do corpo e a serenidade do espírito

Todas essas lições continuam atuais.

10- Kant é um dos grandes filósofos da atualidade, ele vê uma maneira de garantir a justiça, seja na ação individual ou na ação do Estado: há que seguir princípios que possam ser universalizáveis. O centro do pensamento kantiano sobre ética e moral, e por isso mesmo sobre justiça, está plasmado

na Fundamentação da Metafísica dos Costumes, de 1797. Para Kant, o estado de natureza

é um estado sem lei, por isso mesmo não há juiz competente para ditar uma sentença e

ninguém que a faça cumprir. Um Estado justo é um Estado de leis, juizes e sentenças que

se orientem por princípios que poderiam ser aplicados a todos e todas como princípios

justos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com