TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética sobre a preservação do meio ambiente em uma base diária

Artigo: Ética sobre a preservação do meio ambiente em uma base diária. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Artigo  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 3

Ética sem dúvida será o alicerce que sustentará todo o profissional no mercado nos dias de hoje. A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que é, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta, e segundo o Dicionário Aurélio, ÉTICA é "o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto”. Os lideres empresariais descobriram que a ética passou a ser um fator que agrega valor à imagem da empresa. Da mesma maneira ela agrega valor a um profissional de vendas, principalmente nos dias de hoje. Eis a razão da crescente preocupação, entre os empresários, com a adoção de padrões éticos para suas empresas, seus representantes e vendedores. Sem dúvida, os profissionais serão analisados através do comportamento e das ações por eles praticadas, tendo como base um conjunto de princípios e valores.medidas foram adotadas em função de alguma circunstância, qual seja, a inflação mais alta”, disse hoje (13) o economista da Fecomércio-RJ Christian Travassos. De acordo com a pesquisa, feita com mil pessoas de 70 cidades brasileiras, o percentual de pessoas preocupadas com a preservação do meio ambiente no dia a dia subiu de 56%, no ano passado, para 60% este ano.

Analisando a adoção de medidas menos agressivas ao meio ambiente, verifica-se que elas têm relação com os hábitos diários das famílias. Segundo o economista, houve avanços significativos de um ano para outro, por exemplo, na uso de sobra de refeições para fazer novos pratos (de 66% para 72%), em verificar se a embalagem do produto está danificada, antes de comprar (de 65% para 70%), e na leitura do rótulo de um produto antes de adquiri-lo (de 51% para 56%).

“A gente associou a maior frequência desses hábitos a um custo mais alto de vida. Abastecer a despensa está mais caro no Brasil”, avaliou. Travassos acrescentou que devido ao aumento dos preços de alimentos e bebidas, o brasileiro tornou-se mais criterioso ao fazer suas compras. Daí a importância que passaram a ter atitudes como verificar validade de produtos e fazer listas de compras. “Esses itens ganham espaço na rotina do brasileiro”.

Em relação ao aspecto social dos entrevistados, a pesquisa identificou que a classe DE foi a que apresentou mais avanços de 2012 para 2013 em termos de consumo consciente. “Até porque tem mais margem para avançar e porque é a que sofreu mais com a alta de alimentos e bebidas no último ano”, ressaltou o economista. Nesse grupo, o índice de brasileiros que mostraram maior preocupação com o meio ambiente subiu de 37% para 51%.

“Se antes ela (classe DE) estava mais propensa ao desperdício, a não atentar tanto para essas práticas no consumo do dia a dia, com a inflação mais cara ficou mais difícil desperdiçar alimento. Você pensa duas vezes antes de jogar fora uma salada. O tomate está muito caro, a cebola também. Vamos aproveitar, vamos fazer um novo prato, vamos checar o armário antes de ir para o supermercado”, salientou Travassos. A classe AB também avançou em relação ao consumo consciente, passando de 69% para 71%.

Feita pela Fecomércio-RJ desde 2007, a pesquisa incluiu pela primeira vez a questão do lixo. Os dados apontam que existe descrença do brasileiro em geral em relação ao que ocorre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com