TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Com Base No Ambiente De Trabalho Da Kátia, Descreva Os Problemas Que Podem Ser Identificados, E As Proposições De Solução, Numa lógica Ergonômica

Artigo: Com Base No Ambiente De Trabalho Da Kátia, Descreva Os Problemas Que Podem Ser Identificados, E As Proposições De Solução, Numa lógica Ergonômica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2015  •  739 Palavras (3 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 3

Kátia possui em seu ambiente de trabalho, dois pontos a serem trabalhados: A macro atividades desenvolvidas ao longo de cada dia e as condições de trabalho que trarão análises, visões e soluções ergonômicas distintas.

O problema “condições de trabalho” é mais relevante, pois ele influencia diretamente o problema “das atividades desenvolvidas durante o dia”.

Ao se proporcionar melhores condições de trabalho para Kátia, a sensação da quantidade de trabalho deverá ser minimizada, porém não solucionada e a redefinição das tarefas bem como dos postos de trabalho deve ser obrigatoriamente tratada pelo empregador.

Verifica-se um grande numero de reclamações feitas por parte da Kátia em relação ao seu ambiente físico de trabalho tais como balcão de atendimento, software comercial, cadeira, mesa, impressora, etc.

Sob o ponto de vista ergonômico a solução desses problemas se torna facilitada pela aplicação do preconizado na NR17 que dispõe sobre as características do mobiliário do posto de trabalho, dos equipamentos e da organização do trabalho.

A adequação do mobiliário e dos equipamentos e ferramentas (software) deve ser ação imediata e prioritária, cabendo a partir desta, a avaliação dos recursos humanos disponíveis para as atividades.

Caso a quantidade de trabalho seja incompatível com o número de trabalhadores, esse número deverá ser adequado com novas contratações, temporárias ou não. Do texto deduzo que a distribuição de tarefas não condiz com o número de trabalhadores, vejamos: “Kátia realiza uma série de tarefas que são muito diferentes entre si, as mais frequentes são: 1. trocar as mercadorias; 2. Emitir as notas fiscais; 3. Controlar a venda de cartão da loja (novos associados); 4. Tirar dúvidas sobre promoções, produtos e serviços; e 5. Embalar produtos para presentes.

Além disso, ela deve “zelar pelo posto de trabalho”, assegurar a manutenção dos equipamentos, operar o sistema de som para transmitir recados para o interior da loja.”

“Suas principais queixas se relacionam ao que ela chama de “quantidade de trabalho”. Ela diz que não consegue terminar uma tarefa sem ter outra para fazer, e essa outra é frequentemente muito diferente da primeira.”

Fica visível a sobrecarga de trabalho, sendo necessária a contratação de novos postos de trabalho bem como uma coerente distribuição das tarefas.

Temos também a necessidade de se implantar uma política de treinamento uma vez que o mesmo é atribuído aos mais experientes e provavelmente durante a jornada de trabalho, do texto temos também:

Algumas tarefas são atribuídas aos trabalhadores mais experientes e que têm contrato por tempo indeterminado, como é o caso de Kátia (emissão de nota fiscal, entrada no sistema). Em muitas situações, eles também ajudam aos que chegaram interinamente, pois existe muita coisa para os de contrato por tempo determinado aprender.

Esta condição gera, com certeza, uma carga de stress desnecessária, pois o treinador tende a ser responsável por possíveis erros do treinando, e na frente do cliente uma vez que a impressora se encontra perto dos mesmos.

essas ações se tornam imperativas uma vez que a condição de atendimento ao cliente e a consequente satisfação do mesmo passa, obrigatoriamente, pela condição fisiopsicológica do atendente.

Kátia possui uma responsabilidade neste processo que é a da omissão, uma vez que não é citado no texto nada a respeito de comunicação dela para com o empregador. Ela possui os problemas identificados, tem noção das consequências dos mesmos (sintomas como cansaço visual, dor na coluna lombar, nos pés etc), mas não se manifestação junto a empresa para relatar tais problemas e propor as soluções.

Através deste diálogo diversas soluções poderiam ser implantadas tais como: Divisão das tarefas e atividades entre os funcionários eliminando sobrecargas e distribuindo coerentemente as atividades;

Identificação da necessidade de contratação de funcionários efetivos; readequação dos turnos do trabalho, atendendo e adequando as particularidades de cada colaborador; treinamento operacional dos funcionários;

adequação do layout organizacional e mobiliário, como exemplo, posicionamento da impressora matricial, aquisição de mais impressoras, upgrade do software de gestão existente, aquisição de cadeiras giratórias com regulagem de altura do assento de acordo com a normatização vigente, adequação da altura do balcão e da mesa do computador;

À deve padronizar seus procedimentos de trabalho, promover reuniões sistemáticas objetivando a melhoria contínua, reunindo a equipe, ouvindo e analisando as queixas e elogios dos funcionários, como os pontos citados pela Kátia, por exemplo, e trabalhar as soluções com foco nos problemas identificados, promover ginástica laboral no inicio do turno, bem como implantar um programa de saúde e medicina ocupacional.

...

Baixar como  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »