TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Сondições de desenvolvimento da linguagem

Artigo: Сondições de desenvolvimento da linguagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  Artigo  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 3

Linguagem

Linguagem é a forma verba que nós seres humanos usamos para nos comunicar. A linguagem não é uma e universal, mas o seu objetivo em alcançar uma comunicação é comum e eficaz.

De uma forma superficial temos a impressão que a linguagem é uma coisa simples e tão natural eu todos nos a temos e a usamos depois de um período de desenvolvimento, mas a aparição de casos de crianças que foram encontradas em florestas como caso das Meninas Lobo e Victor, nos deixa claro que não é.

O caso deles são interessantes possuem alguns pontos em comum. Essas três crianças foram encontradas na floresta, dando a entender que se desenvolveram em meio a animais como lobos e longe de qualquer contato social. Não desenvolveram a fala, noções de higiene ou de alimentos que são de comum alimentação humana. Suas características físicas eram os únicos indícios de serem seres humanos. Encontrados com idades de 7 a 12 anos, não desenvolveram sua capacidade metal, reconhecendo apenas instintos naturais, como se fossem animais. Levados a testes foi detectado que não se desenvolviam muito além do que uma criança de 3 anos faria, e tinham dificuldade de expressar sentimentos e de fala, ou ausência dela. As duas meninas ficaram em laboratórios e foram estimuladas, alcançando apenas um vocabulário de 50 palavras e expressando sentimento mínimos, ambas morreram com pouquíssimo progresso. Já Victor, foi o primeiro caso estudado e relatado,reconhecia palavras e objetos simples, caminhava e comia com talheres, mas não passou disso e nunca falou, ficou confinado em uma casa, com apenas uma pessoa que cuidava dele, morreu aos 40 anos e não houve progresso algum nesse período.

Olhando para esses casos podemos imaginar que era apenas pelo fato de não terem contato com humanos que não se desenvolveram, no entanto há um caso muito enigmático, o de Genie, que foi encontrada em sua própria casa, trancada em um quarto onde havia apenas um berço e uma cadeira pequena onde ela ficava amarrada, tinha pouco contato com seu pai, e sua mãe que era quase cega, ao ser encontrada seu pai cometeu suicídio, sendo assim o motivo dela estar trancada desde o nascimento até a idade de 12 anos não foi revelado ou entendido. Genie foi estimulada e passou a falar algumas poucas palavras, mas não desenvolveu mais do que isso, comia, caminhava de forma estranha, mas sobre as duas pernas, demonstrava sentimentos, mas sempre muito quieta pois era punida pelo pai se fizesse barulhos, superou por um período de tempo e falou, mas ao ser adotada por uma família e severamente repreendida ao vomitar, decidiu não abrir mais a boca, usando apenas sinais com as mãos para se comunicar. Como não houve mais progressos em seu tratamento nada mais foi relatado sobre Genie, e a uma suspeita de que ela teria retardos mentais desde o nascimento.

Analisando esses casos, entendemos que a um período limite para que nós seres humanos nos desenvolvam na fala e socialmente, se esse período não é cumprido de alguma forma, a pessoa não irá conseguir compensar esse tempo que foi perdido. As relações sociais precisam ser estimulada desde o nascimento até sua vida adulta e se não for um grande tempo foi perdido e não haverá o mesmo desenvolvimento em uma outra idade. A linguagem só é desenvolvida em sociedade, cada linguagem ou expressões variam de país, cidade ou estado, de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com