TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Тres variaveis culturais

Artigo: Тres variaveis culturais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  Artigo  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  1.193 Visualizações

Página 1 de 2

Tres variaveis culturais:

Extra psíquicos: caracterizado por objetos que estão fora das pessoas ex: veículos, edifícios

Intrapsíquicos : corresponde a aprendizagem decorrente da socialização desde a infância e interioniza nos indivíduos ex: crença valores e habilidades

Interpsiquicos: decorre das interações sociais das pessoas que se comunicam como emoções e sentimentos

CULTURA (SCRI) – É o conjunto de fatores que diferencia os grupos sociais (Ferramentas, Costumes, crenças, hábitos, religião, valores, sentimentos) do indivíduo numa sociedade.

SUB-CULTURA – É parte de uma cultura total de uma sociedade, o somatório de culturas de uma região específica. EX. A cultura Baiana é uma subcultura da cultura nordestina.

CONTRA-CULTURA – É tudo que é contrário a uma determinada cultura. É a cultura peculiar de um grupo que se opõe a cultura mais ampla, contestando seus padrões.

EX: O movimento feminista

CULTURA REAL – - Seria uma cultura concreta. É quando o professor por exemplo, tem uma idéia diferente de um dos alunos, ou uma idéia real sobre a sala ao conhecer os alunos.

CULTURA IDEAL – É o que você acha que pode ser positiva ou negativa. É o que voe conheceu, acredita,e você idealiza.

METAS: são os meios qualificáveis e às vezes, também quantificáveis para, dentro de determinado período de tempo, alcançar o objetivo pessoal.

- AS METAS DOS PARTICIPANTES SÃO COMUNS

COMPETIÇÃO: é a luta para obtenção de recursos escassos, no sentido de não serem suficientes para atender todos os postulantes. Ex. disputa por uma única vaga.

CO-ORIENTAÇÃO: caracteriza-se pelo fato de a meta ser comum a todos, mas cada qual poder alcançá-lo sem prejudicar os demais e, também, sem precisar de auxílio dos companheiros. Ex.: 1- Salário de um operário no fim do mês 2- Ser aprovado.

- COOPERAÇÃO: ocorre quando uma pessoa atinge sua meta somente quando as demais alcançam as delas. Ex. Time de futebol, trabalho em grupo

AS METAS DOS PARTICIPANTES SÃO DIFERENTES

DIVERGÊNCIA: ocorre quando as metas individuais dos membros do grupo forem diferentes e incompatíveis entre si. Ex.: Meta individual X coletiva.

PARALELISMO: ocorre quando as metas individuais são diferentes, porém a de cada um não interfere nas dos demais e ninguém precisa que outros alcancem as deles para obter a própria. Ex. Pessoas no ponto de Ônibus.

CONVERGÊNCIA: ocorre quando as metas são diferentes, porém indissociáveis, isto é, só podem coexistir juntas. Ex.: Professor e Aluno – aprendizagem

através das variáveis culturais:

TECNOLOGIA: desentendimentos quanto a produtos, processos e insumos. Ex. o que produzir e como, uso de equipamentos, locais de trabalho e matérias-primas.

PRECEITOS: diferenças de crenças, normas e valores. Ex. greves, luta por cargos e prestígio.

SENTIMENTOS: frustrações internas que induzem à agressividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com