TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Europeização do futebol amador campo-grandense sob o ponto de vista da atuação da imprensa esportiva local

Por:   •  10/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Faculdade de Artes, Letras e Comunicação

Curso de Jornalismo

Disciplina Projeto Experimental I

Profa. Dra. Katarini Giroldo Miguel

Acadêmico: Lucas Barbosa de Castro

Proposta para o Trabalho de Conclusão de Curso

Tema: A europeização do futebol amador campo-grandense sob o ponto de vista da atuação da imprensa esportiva local

O que pretendo?

Analisar o processo que tem levado o futebol praticado no Velho Continente a influenciar a ações que envolvem a modalidade em território brasileiro, inclusive no futebol amador de Campo Grande. Pretendo fazer uma análise crítica político-sociológica a respeito do futebol moderno que, cada vez mais, incita e exige a criação de modelos de gestão e marketing em clubes europeus (e também em clubes que “copiam” essas estratégias), com o objetivo de expandir em escala mundial a “marca” de um determinado clube de futebol.

Ademais, pretendo verificar os resultados obtidos com essa expansão, tendo como objeto de análise os clubes não-profissionais presentes no futebol de várzea campo-grandense e o papel da imprensa esportiva local na disseminação de informações europeizadas, “do que vem de fora”.

Motivo da investigação

Grande parte das equipes que participam dos campeonatos de futebol amador promovidos em Campo Grande, apresentam características nos emblemas, uniformes e nomes semelhantes aos de clubes da Europa. Na capital sul-mato-grossense, as competições não-profissionais não estão representadas por uma entidade federativa e, como forma de melhor organizar e otimizar os campeonatos, algumas equipes se unem sem caráter oficial, informalmente. Até essas uniões possuem traços que remetem ao futebol europeu. Exemplo disso, é a União Esportiva de Futebol Amador (UEFA), que organiza campeonatos tradicionais como o do bairro Santa Emília, em Campo Grande. Conhecido mundialmente, o acrônimo UEFA dá nome à União das Federações Europeias de Futebol, instituição futebolística que representa as federações nacionais da Europa e organiza nove competições entre nações e quatro entre clubes do continente, controla a recompensação, regulamentos e direitos de mídia para essas competições. É uma das seis federações continentais filiadas à Federação Internacional de Futebol (FIFA), órgão máximo do futebol. O nome União Esportiva de Futebol Amador, de Campo Grande, foi escolhido por semelhança à sigla da organização que rege o futebol no Velho Continente. [pic 1]

Dado o exemplo, tenho como objetivo fazer análise dessa influência europeia (se assim pode-se dizer) tendo como seguimento de observação o futebol amador campo-grandense. Gostaria, sobretudo, de relacionar o trabalho desempenhado pelos veículos de comunicação que disseminam informações noticiosas a respeito do futebol e priorizam em seus espaços, tempo de exibições e domínios, o que acontece pelos gramados europeus e que deixam de lado a modalidade em âmbito local.

Contextualização

Levantamento recente publicado pela empresa IBOPE Repucom mostra dados expressivos sobre a influência de times europeus sobre os jovens no Brasil. De acordo com a publicação, 72% dos jovens entre 18 e 29 anos torce para um time europeu. O índice era de 64% em 2013 e 69% no ano de 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (137.3 Kb)   docx (68.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com