TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AGÊNCIA EXPERIMENTAL

Por:   •  25/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  7.591 Palavras (31 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 31

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ADAMANTINA

MOBUNTÚ

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA

MANUAL DA AGÊNCIA EXPERIMENTAL 2018

PLANO DE MARKETING

ANA CLÉCIA DA SILVA RA - 1301/16

GIOVANA GANACIN ZANINI RA - 1278/16

JOÃO PEDRO NERES LORENZZETI RA - 1370/16

TAIS DOS SANTOS AMARAL RA - 1397/16

VITOR MIGUEL RODRIGUES PEREIRA RA - 1271/16

Bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda

ADAMANTINA – SP

2018

ANA CLÉCIA DA SILVA RA - 1301/16

GIOVANA GANACIN ZANINI RA - 1278/16

JOÃO PEDRO NERES LORENZZETI RA - 1370/16

TAIS DOS SANTOS AMARAL RA - 1397/16

VITOR MIGUEL RODRIGUES PEREIRA RA - 1271/16

MOBUNTÚ

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA

MANUAL DA AGÊNCIA EXPERIMENTAL 2018

PLANO DE MARKETING

Trabalho Acadêmico apresentado ao Departamento de Comunicação Social da UNIFAI como requisito para trabalho do semestre do curso de Publicidade e Propaganda, sob orientação da Profº Lilian Pacchioni Pereira De Sousa.

ADAMANTINA – SP

2018

RESUMO

A Mobuntú, agência Experimental do curso de Publicidade e Propaganda da UNIFAI, foi criada em 2018, com o objetivo de manter a relação entre o ambiente acadêmico e o mercado profissional, através da produção de materiais de comunicação para a utilização no ambiente interno da Universidade e para entidades sem fins lucrativos. A Agência Experimental possibilita ao aluno a vivência real de uma agência de propaganda, favorecendo o ensino e a extensão. O estudante tem a oportunidade de se envolver nas atividades de atendimento, planejamento, criação, redação, mídia e produção, adquirindo experiência de mercado dentro da própria Universidade. Para os acadêmicos do Curso, os benefícios de participar da Agência Experimental vão além da teoria e prática de conteúdos, pois o trabalho permite o contato com problemas sociais e mercadológicos da comunidade em que os estudantes estão inseridos.

PALAVRAS-CHAVE: Agência Experimental; Publicidade e Propaganda; Comunicação.

1- INTRODUÇÃO

A agência Mobuntú significa uma iniciativa de contribuição para o curso e mobilizaria esforços no sentido de inseri-los nas preocupações metodológicas e científicas do conhecimento e da prática da comunicação, bem como maior integração na universidade.

Ela é o espaço para o planejamento das ações que envolvem todos os setores de uma agência assim como, é o espaço para o desenvolvimento de trabalhos interdisciplinares. Sendo assim, a agência é o laboratório do curso de Publicidade e Propaganda na qual ocorre um processo de ensino aprendizagem, uma troca de informações.

Neste contexto, ela possibilita também que atividades interdisciplinares sejam desenvolvidos, onde professores de diversas áreas acompanham os processos de trabalhos envolvidos na área. Por isso trata-se de um espaço de interação no qual alunos e professores elaboram projetos coletivos.

A Mobuntú proporciona ao aluno o contato com a realidade do mercado, vivenciando as práticas dos vários setores de uma agência, assim como o contato com fornecedores e prestadores de serviços para a agência de propaganda. Dessa forma, a Agência conquistou um papel fundamental dentro do Curso.

2- AGÊNCIA

Com o objetivo de usarmos das técnicas aprendidas no decorrer dos semestres e mostrar nossas capacidades tal qual, a agência experimental foi criada.

A equipe então se reuniu para a escolha de um nome que refletisse o que prosperamos profissionalmente e coubesse à modernidade da nossa realidade. Com cinco integrantes de idades e culturas diferenciadas, a democracia foi uma das primeiras qualidades a aparecer nas reuniões, o que nos acendeu uma ideia do que procurávamos para o nome da agência.

Com o foco em homenagear culturas semelhantes ao Brasil, recorremos aos dicionários de tupi-guarani e africanos, onde encontramos duas palavras com significados caracteristicamente interessantes.

Ubuntu é uma antiga palavra africana e tem origem na língua Zulu, significando que "uma pessoa é uma pessoa através (por meio) de outras pessoas". Apresenta significados humanísticos como a solidariedade, a cooperação, o respeito, o acolhimento, a generosidade, buscando o nosso bem-estar e o de todos à nossa volta. E são essas as qualidades que estamos buscando para nossa agência.

Motirõ, que vem do Tupi-Guarani significando "reunião de pessoas para colher ou construir algo juntos, uns ajudando os outros". Isso é a base da nossa agência, a reunião de ideias em prol de um beneficiário.

Juntando as duas palavras, obtivemos Mobuntú. Entretanto resolvemos encurtar o nome para Mob, com o intuito de ter legibilidade comercial. Ou seja, Mobuntú Comunicação passa a ser chamado de Mob Comunicação.

3- PROCESSO CRIATIVO

Figura 1. Processo criativo

O uso da tipografia, dentro da logo, com o cifre do animal passando da linha circular, foi elaborado proposital. O nome refere-se à junção de duas palavras, assim a logo simples tem um grande significado. Essa tipografia sem serifa expressa um ar moderno à identidade, segundo Robin Willians em seu livro “Design para quem não é Designer”. A escolha das cores ficou consensual, a combinação de cores foi um meio de potencializar o impacto visual e usando o degradê dentro círculo para obter suavidade ao olhar, utilizando a proximidade das cores na escolha.

Logo de início pensamos em algo mais futurística e minimalista, porém, uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (66.1 Kb)   pdf (180 Kb)   docx (78.1 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com