TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade de Paráfrase

Por:   •  3/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE 1, ADAPTADA DE:  KOCHE, Vanilda Salton; BOFF, Odete Maria Benetti; PAVANI, Cinara Ferreira. Prática textual: atividades de leitura e escrita. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

Aluna: Mariana Silva Gonçalves de Souza

A)

Gil (2007, p. 19) ressalta que, “como toda atividade racional e sistemática, a pesquisa exige que as ações desenvolvidas ao longo de seu processo sejam efetivamente planejadas. De modo geral, concebe-se o planejamento como a primeira fase da pesquisa, que envolve a formulação do problema, a especificação de seus objetivos, a construção de hipóteses, a operacionalização de conceitos”.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

- PARÁFRASE: Gil (2007) ressalta que, toda a resolução de um problema em uma pesquisa exige que as ações sejam definidas ao longo de seu processo de planejamento. Em geral, o planejamento é pensado como a primeira fase da pesquisa, que inclui a formulação do problema, a especificação de seus objetivos, a construção de hipóteses e a operacionalização de conceitos.

B)

Ferreira (2001, p. 50) sinaliza, com muita propriedade, os cuidados necessários ao bem escrever acadêmico. A qualidade dos nossos textos depende da percepção de sua montagem orgânica como um bloco lógico, contextualizado e comunicativo. O primeiro aspecto a ser considerado é a coerência informativa das ideias do texto, que devem ser organizadas de maneira a formar um conjunto de informações estruturadas e convergentes em relação à questão central proposta. Não se pode descuidar da inter-relação que as diversas partes do texto estabelecem entre si e com o seu núcleo temático. O segundo remete à questão do estilo próprio que deve ser trabalhado para alcançar padrões de clareza e adequação às características dos interlocutores a quem o texto se dirige. O terceiro, enfim, reporta-se à questão do mapeamento que precede a produção escrita, pois a correção textual, ou seja, a utilização da norma culta não é uma questão de preferência, mas de exigência acadêmica.

FERREIRA, Sandra Mara Bessa. A produção do texto acadêmico: um desafio a ser enfrentado. Revista Texto Didático, Universidade Católica de Brasília, ano 1, n. 1, junho de 2001.

- PARÁFRASE: Ferreira (2001) aponta que os cuidados necessários ao escrever acadêmico de qualidade. A percepção de nossa organização, contextualização e comunicação determina a qualidade de nossos textos. A primeira consideração é a coerência informacional do texto, que deve ser organizado de maneira a formar uma coleção de dados estruturada e convergente em relação à proposta fundamental. É impossível ignorar as interconexões que as diversas partes do texto estabelecem entre si e com seus respectivos nexos temáticos. A segunda aborda a questão do estilo pessoal, que deve ser perseguido para alcançar clareza e adequação às características dos interlocutores a quem o texto é dirigido.

C)

Para Garcez (2002, p. 10), “a escrita é muito necessária no mundo moderno, uma vez que as práticas sociais que estruturam as nossas organizações contemporâneas são mediadas por textos escritos.”

GARCEZ, Lucília Helena. Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever.  São Paulo: Martins Fontes, 2002.

- PARÁFRASE: Para Garcez (2002) a palavra escrita é extremamente importante no mundo atual, pois as práticas sociais que estruturam nossas organizações modernas são mediadas por meio de textos escritos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (73.3 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com