TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia De Itaguaçu

Pesquisas Acadêmicas: A Historia De Itaguaçu. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  4.985 Palavras (20 Páginas)  •  1.227 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB

PROGRAD – ASPES – PARFOR

PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

NILSON OLIVEIRA DE CARVALHO

HISTORIA DE ITAGUAÇU DA BAHIA

ITAGUAÇU DA BAHIA – BAHIA

2013

NILSON OLIVEIRA DE CARVALHO

HISTORIA DE ITAGUAÇU DA BAHIA

Trabalho apresentado à Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Formação Inicial de Professores da Educação Básica –para a disciplina de sociologia, tendo como orientador o professor Antônio Matheus Soares.

ITAGUAÇU DA BAHIA - BAHIA

2013

Itaguaçu da Bahia surgiu da chegada de um casal, Alberto e Felícia, que se fixou às margens do Riacho Olho D’água. Alberto era um Português e felícia uma índia que juntos tiveram 24 filhos.

Não há data precisa para indicar a chegada dos primeiros moradores a Tiririca, antigo nome da cidade. Fala-se, entretanto, que o povoado começou a intensificar em meados do século XVIII.

Neste período, os moradores sobreviveram do corte da cana e de produção de seus derivados (melaço, rapadura e cachaça). A produção excedente era levada em lombos de animais e trocada na comunidade comercial mais próxima, correspondente hoje ao município de Jacobina a 230 km de distância aproximadamente.

O contexto sócio histórico era marcado pelo coronelismo na região encarnado na Vila por Luizinho, a quem os moradores atribuem o significado do antigo nome do povoado, Tiririca do Luizinho.

A escravidão também marcou a história de Itaguaçu. Fala-se a existência de senzalas nas fazendas, e da formação de um Quilombo no local onde hoje está situado o povoado de Alegre.

Tiririca de Luizinho parecia alheio aos acontecimentos do resto do País. A ausência de estradas, o difícil acesso e pobreza da população local foram preponderantes para reforçar essa distância, não apenas gráfico, mas, sobretudo, socioeconômica.

A religiosidade popular povoa o imaginário dos moradores. Segundo relatos, uma mãe, ao ter seu filho adoentando, prometeu construir uma capela em atenção a Nossa Senhora da Conceição para ver o filho curado. Tendo obtido a graça, a capela foi construída e a partir de então se festeja o dia 08 de dezembro em homenagem a Santa, transformada em Padroeira da Cidade.

Com o crescimento do povoado vieram as transformações. Tiririca que pertencia ao município de Xique-Xique, ele um vereador nesta cidade, o S.r. Clóvis Peregrino de Souza. Com isso, algumas melhorias foram feitas, a exemplo da construção da primeira escola, em 1972, e da Casa de Saúde em 1978.

Em 1988, promulga-se no congresso nacional a nova Constituição do País, que deu forte ênfase a municipalização. Nesse momento, diversos distritos foram emancipados dentre eles Tiririca do Luizinho, que conquistou sua autonomia politica em 24 de fevereiro de 1989, passando a chamar-se Itaguaçu da Bahia.

Itaguaçu da Bahia, antes denominada Tiririca do Luizinho é um dos mais antigos aglomerados humanos da microrregião de Irecê. E o povoado mais antigo, é Várzea Grande, para onde vieram os primeiros criadores de gado bovino, devido a facilidade em abastecerem-se de água naquela localidade. Ali chegaram inicialmente, os Ferreiras de Brito, famílias até hoje, com descendentes no povoado. Em seguidas as famílias Carvalho, Pereira e Machado vieram para uma localidade mais próxima da Serra, onde havia uma vereda e ali fundaram um povoado de nome Tiririca do Luizinho, pois a preocupação constante neste semiárido desde o tempo mais remoto, sempre foi água.

Durante muito tempo este povoado, ficou isolado das outras localidades devido a distância a serem percorridas em lombos de burro, os povoados mais próximos estavam na região de hoje Hidrolândia (Riacho de Areia), Canabrava ( Uibai ), Trairas, Lagoas ( Presidente Dutra ) e Gabriel ( São Gabriel ).

Devido a este isolamento as pessoas de Tiririca desenvolveram um modo bastante peculiar de se expressarem, não chegando a ser um dialeto, porém em toda região, falados apenas pelos tiriricanos.

Existem pessoas que se tornaram conhecidos em outras regiões e até a nível estadual. Como é o caso do Professor Joaquim ou Joaquim Professor, como ficou conhecido. Com a sua dedicação, muito maior que o conhecimento conseguiu transmitir os rudimentos do conhecimento aos seus discípulos. Também aqui, viveu um político de grande prestígio à época. Na época dos coronéis, o Sr. José Peregrino de Souza, popularmente conhecido por Cazuzão, que pertencia ao grupo político estadual e até federal, fazendo com que a palavra ou ordem dada pelo “chefe” local, Cazuzão, não tivesse discussão sob pena de punição severa.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Tiririca, pela Lei municipal de 28-04-1900, subordinado ao município de Xique-xique.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-12-1936 e 31-12-1937.

Elevado à categoria de município com a denominação de Itaguaçu da Bahia, pela lei estadual nº 4839, de 24-02-1989, desmembrando de Xique-Xique. Sede no atual distrito de Itaguaçu (antiga tiririca). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-o1-1990.

“A “antiga Vila de “Tiririca do Luizinho” se tornou município em 24-02-1989, desmembrando de Xique-Xique, recebeu o nome de” Itaguaçu da Bahia “ nome de origem indígena que significa “Pedra Grande “ ( Ita = Pedra, Guaçu = Grande ) em virtude de uma grande pedra sobreposta sobre outra, na saída da cidade em direção ao povoado de Lages.

Possui uma área de 4.583 km² e altitude média de 448 metros. Está localizado a 11º00’ 43 de latitude Sul e a 42º 23’ 36 de longitude. Localizada no oeste da mesorregião do Vale do São Francisco, mais precisamente na microrregião de Irecê. Sua população medida pelo IBGE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com