TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Vírgula

Por:   •  5/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 2

Assim, produza uma resposta de 4 a 8 linhas explicando algumas afirmações feitas no texto da ABI:

a) Conforme o que se lê no texto, por que a vírgula foi chamada de autoritária e por que ela pode criar vilões?

b) Ainda segundo o texto, por que a vírgula muda uma opinião?

Durante a leitura das duas afirmações podemos perceber como o emprego da vírgula é importante. Nos dois casos o uso do sinal muda totalmente o sentido da frase e consequentemente o entendimento de quem lê o texto. Desta forma, é muito importante está atento ao emprego da vírgula durante a comunicação para não transmitirmos uma ideia totalmente diferente daquela a qual queremos realmente passar.

Após realizar suas reflexões, elabore um pequeno texto expondo suas considerações.

Lembre-se de que seu texto resposta deverá ter no máximo 30 linhas e, não será aceito cópia de trechos ou postagens sem as devidas referências. 

Aguardo sua participação!

A vírgula, apostrofo bastante utilizado independente da língua, gênero ou estilo de escrita, é muito poderosa. Pausas, separações, aposto, e até mesmo a ambiguidade, todos utilizam a vírgula com artificio que modifica o sentido de leitura/escrita do texto.

Durante a produção de um texto é necessário estar atento às regras de utilização da vírgula, e, se necessário for, quebra-las como recurso estilístico a fim de provocar alteração no sentido do leitor. Josué Gomes da Silva em 04/09/2012 disse: “O poder da vírgula e o das palavras é tão importante que, no passado, o artifício do veto à pontuação foi usado para mudar o teor das leis contra os interesses da sociedade”. Com essa afirmação fica evidente que o uso indevido deste tão importante sinal, pode causar consequências graves. Durante uma produção textual, a vírgula é quase sempre o sinal de pontuação mais utilizado e por este motivo é o mais negligenciado e suscetível a erro.

Desta forma, apesar do uso corriqueiro e de certa facilidade no uso da vírgula, é necessário estar atento às suas regras utilizando-a sempre que houver necessidade, mas sem negligenciar a sua posição no texto e o sentido que pode ser alterado caso haja utilização indevida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (56.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com