TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Análise estrutural

Seminário: ATPS: Análise estrutural. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Seminário  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 2

Passo 1:

1. Realizar a leitura do Capítulo 1 - O Significado de análise Estruturada, Capítulo 2 - Condução da Fase de Analise e Capítulo 3 - As Ferramentas de Análise Estruturada do livro texto (DEMARCO, Tom. Análise Estruturada e Especificação de Sistemas. 4ª ed. Rio de Janeiro: Campus - Elsevier, 2001). Adquirir conhecimentos sobre análise estruturada.

2. Produzir e entregar para o Professor um resumo sobre a importância do documento de especificação para a Análise Estruturada. O resumo deverá conter entre 200 e 250 palavras.

Passo2:

1. FERRAMENTAS DE ANÁLISE E ESPECIFICAÇÃO DE SISTEMAS

A complexidade dos sistemas a modelar, nas suas características funcionais, estruturas de dados e considerações temporais, dita a utilização de várias ferramentas de modelação que focalizem diferentes aspectos do sistema. Nem sempre é necessário utilizar varias ferramentas de modelação. Contudo, quando estas são usadas em conjunto, suportam-se umas as outras (pois são varias visões do mesmo sistema), e tem de ser consistentes e compatíveis entre si.

2. Realizar a leitura de arquivo: Introdução à Engenharia de Requisitos. Disponível em:<HTTPS://docs.google.com/file/d/0b7u8pce2xh_8twttn1bwogj4wuu/Edit?USP=sharing>. Acesso em: 13 abr. 2013.

Passo3:

A comunicação dos requisitos é uma das principais atividades dentro do ciclo de vida da

Software com impacto direto em seu resultado final. Geralmente, os requisitos são comunicados de forma ambígua, redundantes e/ou incompletos, o que impacta diretamente no entendimento do problema. Palavra-chave: engenharia de requisitos; comunicação de requisitos; gerenciamento de requisitos. Forma direta são a comunicação de requisitos e o gerenciamento dos mesmos. Para Hazan (2003, apud THAYER; DORFMAN) o Gerenciamento de Requisitos tem como objetivo principal controlar a evolução dos requisitos, seja por constatação de novas necessidades, seja por deficiências nos requisitos registrados até o momento.

Desta forma a comunicação dos requisitos deve ser realizada de forma participativa, com envolvimento dos usuários, dos patrocinadores, desenvolvedores, ou seja, com todos os stakeholders, e seu gerenciamento deve ocorrer de maneira criteriosa, pautado no que foi comunicado e nas necessidades de mudanças identificadas. Tendo por objetivo principal a delimitação clara de uma solução que atenda as necessidades do cliente. De acordo com Chiavenato (2004) o processo de comunicação é composto por seis elementos, descritos a seguir:

• Fonte - pessoa, grupo ou organização que deseja transmitir alguma idéia ou informação através de uma mensagem;

• Transmissor - é o meio ou aparelho utilizado para codificar a idéia ou significado através de uma forma de mensagem;

• Canal - é o meio escolhido através do qual a mensagem flui entre a fonte e o destino;

• Receptor -

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com