TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA de DPP

Por:   •  20/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE ANHANGUERA DE TECNOLOGIA DE JUNDIAÍ

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

[pic 1]

DESENVOLVIMENTO PROFISSONAL E PESSOAL

ATIVIDADE DE DESENVOLVIMENTO

TEMA 5 – Eu, você, nos: comunicar é preciso

ESCUTA ATIVA

FLÁVIA CAMARGO                                RA: 8201921368

JUNDIAÍ - SP

2016

Escuta Ativa

Comunicação não é somente saber se expressar, para essa ser eficaz temos que ser habéis em transmitir e receber as mensagens, e uma das habilidades é a escuta ativa que proporciona o bom relacionamento, facilitando o entendimento entre as partes reduzindo os conflitos, entendendo de forma clara as pessoas, seus motivos e necessidades ou até mesmo seu potencial sempre buscando melhoria.

Os líderes têm de saber escutar activamente, assegurando total compreenção no significado das mensagens que recebem. Solicitando esclarecimentos, confirmar através de perguntas, que a mensagem foi bem compreendida e analisar a linguagem não-verbal. Seguem passos para desenvolver essa habilidade:

- Ouça primeiro o conteúdo: caso necessário crie um ambiente onde o emissor se sinta seguro, confiante e tenha confiança no receptor;

- Ouça pelos sentimentos: tente identificar como o emissor se sente quando está dizendo, mantenha a conversa ativa com sinais como ‘uhum,sim’ e olhe diretamente para ele, e sorria;

- Reaja aos sentimentos: deixe o emissor saber que seus sentimentos estão sendo reconhecidos que poder ser atráves de perguntas-chave como por exemplo’por que você acha que isso ocorre?’ ou ‘o que sugere para melhorar esta situação?’, as perguntas ajudam a encontrar solucões ou até mesmo surgimento de boas ídeias;

- Esteja atendo à todas as pistas: seja sensível as expressões verbais e não verbais:

- Use o feeback: passando pelo passos acimas é possível crias um feedback altamento proveitoso para que todos saiam ganhando.

Na situação problema foi encontrado algumas situações onde demonstra claramente os momentos em que houve a escuta ativa.

Joana procurou por Paula sua coordenadora para expor a dificuldade que estava tendo com um colega, utilizou-e de um cenário acolhedor colocando Joana em uma poltrona e demonstrou calma e serenidade, conquistando-a e a deixando mais confiante para expor suas dificuldades.

Paula ouviu Joana atentamento sempre com olhar voltado a ela, demonstrando que seus sentimentos estavam sendo compreendidos atráves de sianis corporais que por vezes acenou positivamente com a cabeça.

E ao final repassaram os detalhes da conversa, se cetificando que tudo que foi expressado Joana estava de acordo, para então marcarem uma nova reunião com o colega que tanto a angustiava por porem fim ao conflito.

Referência Bibliográficas

CINTRA, Josiane C. Desenvolvimento Pessoal e Profissional. Et Al. Valinhos: Anhanguera Publicações, 2011

https://www.portal-gestao.com/artigos/6451-o-que-%C3%A9-a-escuta-activa.html

http://veler.com.br/blog/dicas-para-praticar-escuta-ativa-verdadeira-intencao-de-ouvir-e-fortalece[pic 2]r-potenciais/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (203.4 Kb)   docx (137.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com