TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Amasta colcoca asds dede

Por:   •  4/5/2015  •  Monografia  •  3.749 Palavras (15 Páginas)  •  1.308 Visualizações

Página 1 de 15

UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar VIII
Curso Superior de Tecnologia
Recursos Humanos


Duratex










Pólo Tucuruvi
2012
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar VIII
Curso Superior de Tecnologia
Recursos Humanos

Duratex






4° semestre

Pólo Tucuruvi
2012









Projeto Integrado Multidisciplinar VIII: Duratex








Projeto do Curso de Gestão em Recursos Humanos 
apresentado à Universidade Paulista (UNIP) 












RESUMO

Este é o PIM VIII – Projeto Integrado Multidisciplinar - de Recursos Humanos e tem como objetivo verificar as matérias estudadas no bimestre na empresa Duratex. As matérias são Planejamento Estratégico, Técnicas de Negociação e Sistemas para Operações para Recursos Humanos.
Em Planejamento Estratégico são descritos os planejamentos das áreas em caso de lançamento de um novo produto, onde a empresa se utiliza da ferramenta BSC, assim como sua diversificação geográfica e suas vantagens competitivas.
Na disciplina Técnicas de Negociação veremos a preocupação da empresa com a transparência em suas relações comerciais e com seus funcionários e o papel fundamental do RH nas relações de conflito.
Para a disciplina Sistemas para Operações para Recursos Humanos, houve a descrição das atribuições do Departamento Pessoal e os contratos de trabalho utilizados na empresa.

Palavras-chave: Planejamento, Negociação, Recursos Humanos.ABSTRACT

This is the PIM VIII - Integrated Multidisciplinary Project - Human Resources and aims to determine the materials studied in two months the company Duratex. The stories are Strategic Planning, Negotiation Techniques and Operations Systems for Human Resources.

   Strategic Planning are described in the areas of planning in case of launching a new product, which the company uses the BSC tool, as well as its geographical diversification and competitive advantages.

    In the course Negotiation Skills will see the company's concern with transparency in its relations with its employees and trade and the role of HR in relations of conflict.

For discipline to Operations Systems for Human Resources, there was a description of the duties of the Personnel Department and employment contracts used in business.


Keywords: Planning, Negotiation, Human Resources.


LISTA DE ANEXOS


Anexo 1: Diversificação Geográfica: Deca 10
Anexo 2: Diversificação Geográfica: Madeira 11
Anexo 3: Florestas de reflorestamento 12
Anexo 4: Planejamento seguido pela Duratex 14



SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO 8 
2. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 9
2.1. Direcionamento das Ações 9
2.2. Diversificação Geográfica 10
2.3. Vantagem Competitiva 11
2.4. Planejamento Estratégico de RH 12
2.5. Novo Produto 13
2.5.1. Estratégias em Finanças 13
2.5.2. Estratégias em Marketing14
2.5.3. Estratégias em Processos Internos 15
2.5.4. Estratégias em Recursos Humanos 15
3. TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO 16
3.1. Ética nas Negociações 16
3.2. Conflito nas Negociações 17
3.3. Negociação e RH 18
4. SISTEMAS PARA OPERAÇÕES PARA RECURSOS HUMANOS 20
4.1. Rotinas de Departamento Pessoal 20
4.2. Contratos de Trabalho e Legislação Vigente 21
4.2.1. Contratos de Trabalho com Vínculo Empregatício 21
4.2.2. Contratos de Trabalho sem Vínculo Empregatício 22
CONCLUSÃO 24
REFERÊNCIAS 25

1. INTRODUÇÃO
O objetivo deste projeto é o de integrar as disciplinas cursadas no bimestre à realidade da empresa Duratex.
O grupo de estudantes realizou reunião no dia 01/12/2012 a fim de estabelecer a segmentação do projeto. A pesquisa na internet foi realizada por todos e depois houve a compilação dos dados, excluindo-se dados repetidos e fazendo a escrita do texto. 
A Duratex é uma empresa controlada pelo conglomerado Itaúsa com sede em São Paulo. Apresenta 10,1 mil colaboradores, que estão alocados em 14 unidades industriais no Brasil e 1 unidade na Argentina. Hoje é a maior empresa que fabrica de painéis de madeira, louças e metais sanitários do hemisfério sul.
A importância da ética nas negociações da empresa é percebida através de seu Código de Ética e Antitruste divulgados a fim de confirmar a transparência de suas ações para com funcionários e clientes.

Focando suas ações em um planejamento estratégico eficiente, através da ferramenta BSC, a empresa sededica ao estudo do mercado e a estruturação interna de modo que todos os setores trabalhem em sintonia para a melhoria dos resultados.
A estrutura do Departamento Pessoal e os contratos de trabalho com os quais a empresa trabalha mostra a organização de uma empresa de grande porte, preocupada em seguir a legislação brasileira e assegurar os direitos dos funcionários.

2. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
A Duratex, em 2011, fez nova definição da Missão, Visão e Valores e a divulgação, de forma que estejam alinhadas com a identidade organizacional, cultural e o planejamento estratégico.
Missão: Atender com excelência às demandas dos clientes, pelo desenvolvimento e oferta de produtos e serviços que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, gerando riqueza de forma sustentável. 
Visão: Ser empresa de referência, reconhecida como a melhor opção por clientes, colaboradores, comunidade, fornecedores e investidores, pela qualidade de nossos produtos, serviços e relacionamento. 
Valores: Integridade, Comprometimento, Valorização humana, Superação dos resultados, Melhoria contínua, Inovação e Sustentabilidade.
2.1. Direcionamento das Ações
Em Agosto de 2012, houve o encontro de 25 profissionais analistas de mercado de capitais e do setor financeiro, consultores, representantes de institutos e associações. O intuito foi debater temas como Qualidade e Impacto dos Produtos, Desenvolvimento Local Sustentável e Investimento Social, Mudanças Climáticas, Biodiversidade, RecursosNaturais e Matéria-prima, Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Cadeia de Valor, Diálogo com Partes Interessadas, Transparência e Responsabilidade, com a finalidade de direcionar as ações da Duratex para o planejamento estratégico dos próximos anos.


2.2. Diversificação Geográfica
A empresa acredita no potencial de crescimento da região Nordeste e tem investido na localidade onde construiu, em 2011, um Centro de Distribuição e adquiriu a fábrica Elizabeth Louças Sanitárias. A atuação nacional da Duratex possibilita maior qualidade no atendimento aos clientes nacionais e consegue uma redução nos custos logísticos.


Anexo 1 – Diversificação Geográfica - Deca

Anexo 2 – Diversificação Geográfica - Madeira

2.3. Vantagem Competitiva
Para processos eficientes e mais limpos, reaproveitar materiais e desenvolver equipamentos para redução do consumo de água e energia elétrica, a Duratex tem em seu planejamento estratégico o compromisso de preservar os recursos naturais. Um dos exemplos deste engajamento é a madeira utilizada na produção de chapas e painéis que são provenientes das fazendas de reflorestamento, certificadas pelo Forest Stewardship Council (FSC).

Anexo 3 – Florestas de reflorestamento
Outra vantagem é a utilização da logística para criar vantagens sobre os concorrentes. Na Duratex, a constante preocupação com a logística de suas operações florestais tem trazido bons frutos, permitindo uma integração e participação dos funcionários nos processos, aperfeiçoando osresultados, mantendo os custos sob controle e alavancando o crescimento da empresa.
Na Duratex, toda a dinâmica operacional está direcionada por eficiente controle operacional e de custos. Todos os gestores na cadeira produtiva recebem informações de custos e produtividades, que permitem, a qualquer tempo, tomar decisões, mudar de rumo para atingir as metas estabelecidas, mantendo ou melhorando os resultados da empresa.
2.4. Planejamento Estratégico de RH
O planejamento estratégico vincula a gestão por desempenho como um de seus indicadores. A Duratex investe no aperfeiçoamento das competências dos colaboradores, para que todos ganhem com o aumento da eficiência e produtividade.
A recorrência de investimentos dessa natureza, aliada à abertura de posições para estágio na Companhia, garante a oxigenação dos quadros. Cerca de 37% dos estagiários da empresa se tornam colaboradores contratados.
Os treinamentos englobam também ações com terceiros, profissionais que lidam com produtos da Empresa ou são formadores de opinião entre os consumidores, contribuindo para a valorização profissional do parceiro com fortalecimento do relacionamento. 


2.5. Novo Produto

Com a intenção de aumentar a receita a partir de um novo produto, a Duratex seguiu as estratégias abaixo: 


2.5.1. Estratégias em Finanças

Objetivo: aumento do faturamento com um novo produto no mercado.
A Controladoria fez a mensuração dos resultados com o lançamento deste novo produto, através de controles internosespecíficos para os investidores da empresa. 
Com a utilização do Balanced Scorecard para as estratégias, a mensuração da eficiência dos setores foi feita baseda no planejamento inicial. A área financeira controlava os passos planejados através dos controles e indicava quando um setor não estava suprindo as expectativas do planejado, comprometendo o não cumprimento das metas e objetivos da organização. Caso isso acontecesse, eram responsáveis para o estabelecimento de novas estratégias sem perder o foco do planejado.


Anexo 4 - Planejamento seguido pela Duratex


2.5.2. Estratégias em Marketing

A área de Marketing ficou responsável pelas funções:
- Identificação das necessidades atuais e futuras dos clientes, para que a empresa investisse em uma mercadoria onde houvesse o mercado consumidor.
- Análise de aquisição de novos clientes com a entrada de um novo produto no mercado e criação de um cadastro com todos os possíveis clientes que utilizariam o produto.
Com esta análise, a empresa viu um mercado aquecido para o produto MDF, investindo no mesmo para crescimento no mercado Nacional. 
Após a entrada do produto, as estratégias de Marketing eram as seguintes:
- Divulgação do novo produto junto ao público alvo.
- Treinamento dos clientes para a utilização da nova matéria-prima.

2.5.3. Estratégias em Processos Internos

Em Processos Internos, a estratégia foi criar novas soluções para atender o cliente caso houvesse alguma dúvida na utilização do produto. O únicoobjetivo do departamento seria confortar o consumidor e oferecer qualquer respaldo possível para que fosse inserido o novo produto em sua linha de produção. 

2.5.4. Estratégias em Recursos Humanos

O Recursos Humanos foi essencial pois toda a eficiência de mão-de-obra estava sob a responsabilidade desse departamento. Suas estratégias foram:
- Contratação de mão-de-obra para a construção de uma nova fábrica. 
- Treinamento dos funcionários, porque era um produto inovador, e todos necessitariam de treinamentos. Para sua eficácia, foram enviados alguns colaboradores para o exterior para fazer o treinamento direto na única fábrica que produzia esse material;
- Mensuração da capacidade dos colaboradores, através de indicadores de desempenho.












3. TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

Para uma negociação é necessário haver duas ou mais partes envolvidas e interessadas em negociar para chegarem a um acordo. Estratégias e táticas devem ser seguidas para se evitar ou minimizar o aparecimento de impasses, que normalmente aparecem. Aparecerá a necessidade de se fazer concessões para se alcançar os objetivos. No conhecimento dos negócios é importante se conhecer, além dos objetivos, as alternativas e os critérios de decisão que serão tomadas durante o processo de negociação.
Os negociadores devem apresentar características como o relacionamento interpessoal, apresentando o estilo de não se envolver emocionalmente com a negociação e as partes. A flexibilidade nas negociações é deextrema importância, para cortar arestas que vão surgindo ao longo das negociações.
O negociador deve ter e demonstrar confiança nos assuntos envolvidos. Se ele transmite segurança, a outra parte terá mais cuidados ao fazer colocações, porque se eles forem colocados de uma forma errada ou que gerem interpretações dúbias, com certeza, ele sairá perdendo na negociação. O bom negociador deve formular bem as perguntas, considerando três pontos: o que quer saber, como perguntar e como aplicar as informações recebidas.

3.1. Ética nas Negociações

A Duratex pauta sua atuação com princípios que sustentam uma cultura organizacional dirigida à ética, legalidade e respeito ao ser humano, estímulo ao desenvolvimento pessoal e profissional e a responsabilidade social, ambiental e cultural. 
Para sua atuação comercial, a empresa segue as regras da livre concorrência e em seu relacionamento comercial na oferta de produtos e serviços alinhados à sua Missão, Visão e Valores, Código de Ética e aderentes às normas legais e ao ambiente autorregulatório.
Em sua Polútuca Antitruste, a empresa veda práticas que incluam a formação de cartel, conluio, dumping, preço predatório, venda casada, divisão de mercados, acordos com concorrentes, não entregar o prometido, oferecer qualquer tipo de vantagem individual, financeira ou em espécie, para o interlocutor para a obtenção de vantagem na negociação de produtos ou serviços, ou qualquer outra prática não alinhada à Missão, Visão e Valores da Organização, aoCódigo de Ética e às características da livre concorrência.
A Duratex disponibiliza o canal de Ouvidoria Duratex por meio do qual é possível fazer qualquer tipo de denúncia quanto ao desrespeito de qualquer política.

3.2. Conflitos nas Negociações

Conhecendo antecipadamente as situações com tendência a gerar conflitos, a gestão destes conflitos pode ser bastante eficaz.
Um bom exemplo de antecipação dos possíveis conflitos, se dá na relação da Duratex com seus funcionários onde, através do Código de Ética, a empresa já prevê algumas situações e explica quais atividades dos funcionários e suas relações pessoais não devem conflitar com os interesses da Duratex.
As atitudes para a relação com os clientes também foi pautada no Código de Ética, onde honestidade e respeito mútuo devem fazer parte das negociações. Na eventual ocorrência de algum problema não previsto, deverão ser tomadas medidas explicativas ou compensatórias, de forma a atender os altos padrões de qualidade e garantia, praticados pela empresa.
Para atendimento da demanda do cliente, a verdade e a clareza das informações dos produtos e serviços é primordial. Também para reforçar o relacionamento com o cliente, a empresa zela pela confidencialidade das informações recebidas de clientes.
Atendimento cordial, eficiente e transparente. Quando o pedido do cliente não puder ser atendido, isso deve ser claramente dito, explicando-se as razões de forma clara e respeitosa. A oferta de produtos e serviços de qualidade devebuscar a superação do estabelecido na legislação e nas normas setoriais.
Podemos observar alguns estilos para administração de conflitos:
- Estilo de Evitação: postura nem assertiva nem cooperativa, evitando ou fugindo doconflito.
- Estilo de Acomodação: alto grau de cooperação deixando os problemas maiores à frente.
- Estilo Competitivo: impõe forte assertividade para o seu próprio interesse. 
- Estilo de Compromisso: combinação de assertividade e de cooperação. 
- Estilo de Colaboração: os pontos de vista das partes podem ser combinados para uma solução e quando o compromisso requer consenso.

3.3. Negociação e RH

Nenhuma organização está livre de conflitos. Praticamente toda a empresa sofre e se beneficia, sendo os conflitos os responsáveis por ameaças à estabilidade mas também podem agir de maneira construtiva estimulando o potencial de seus colaboradores. 
Para administrar ou gerenciar melhor os conflitos, dev-se ter p máximo de transparência em algumas situações como: aplicação das normas e regulamentos internos, desenvolvimento do Plano de Carreira, divulgação do Plano de Benefícios, clareza na delegação de função e autoridade, desenvolvimento dos procedimentos operacionais, nas comunicações internas com os funcionários.
Os conflitos aparecem mais nos ambientes onde o modelo de gerenciar as pessoas é centralizador e autoritário, sendo que onde se gerencia com mais liberdade, os conflitos de relacionamento praticamente não existem. Para diminuição ou eliminação osconflitos, a gerência deve se autodesenvolver na capacitação das relações humanas no trabalho, para elevar de modo gradativo a convivência entre os funcionários, além de utilizarem mais as decisões por consenso, ao contrário das decisões unilaterais.
Torna-se primordial que a gerência assuma sua responsabilidade e trabalhe contra a existência dos conflitos nas empresas, promovendo encontros rápidos com os funcionários, implementando grupos de melhorias e solução de problemas, comunicação eficaz, treinamentos em relacionamento humano para todos.
Compete também às lideranças cultivarem a humildade, para que possam interagir com os envolvidosem uma comunicação mais empática, diminuindo as diferenças pessoais (culturais, personalidades, meio social), o que favorece a redução e até a eliminação dos conflitos interpessoais. Em um ambiente onde a exigência é alta por melhor qualidade e produtividade, a possibilidade de aparecimento de conflitos também é elevada.
O grande desafio do RH é desenvolver lideranças melhorando o entendimento e compreensão dos conflitos. O RH pode ainda treinar a gerência em relações humanas e negociação, melhorar o recrutamento e a seleção dos novos funcionários, introduzir o estudo das relações humanas no treinamento introdutório para os recém-contratados, desenvolver uma avaliação de desempenho focada na melhoria continua do colaborador, estabelecer reuniões informais de melhoria do relacionamento entre liderança e funcionários, criar canais de comunicação eficazentre todos, encorajar a participação dos funcionários nas ações sociais da organização, estabelecer a cultura da transparência para toda a gerência da empresa.







































4. SISTEMAS PARA OPERAÇÕES PARA RECURSOS HUMANOS


4.1. Rotinas de Departamento Pessoal

O Departamento de Recursos Humanos passou a ser um dos mais importantes recursos organizacionais e fator determinante para o sucesso das empresas, juntamente com tarefas operacionais e burocráticas. Esse departamento cuida do recrutamento, seleção, treinamento, avaliação, remuneração, higiene e segurança do trabalho, relações trabalhistas e sindicais.
O Departamento Pessoal é responsável pelo cumprimento da legislação trabalhista e, consequentemente por toda a parte burocrática. Sendo um departamento de execução vinculado ao departamento de recursos humanos é incumbido da administração do cadastro e da folha de pagamento do pessoal. É competência do Departamento Pessoal a execução das atividades: admissão, atualização cadastral, desligamentos, concessão de licenças, de afastamentos, de férias e outros, cuidam exclusivamente de números e de papel. 
O Departamento Pessoal é dividido em setores de admissão, compensação e desligamento, dependendo do tamanho da empresa. No caso da Duratex, que é uma empresa com muitos funcionários, os setores são bem definidos de forma que a prestação de serviços ao cliente interno seja mais eficaz.
O setor de admissão cuidade todo o processo de integração do funcionário contratado. Este funcionário será encaminhado a uma clinica de medicina do trabalho para fazer um exame pré-admissional, para avaliação se está apto para o posto de trabalho.
Com a aprovação, o funcionário receberá uma lista com os documentos obrigatórios que devem ser apresentados para o registro, em se falando de contrato de trabalho CLT. 
Com os documentos apresentados, o setor é responsável pela elaboração do contrato de trabalho, o preenchimento do livro oi ficha de registro do funcionário, verificar cadastramento no PIS/PASEP, acrescentá-lo ao programa de ponto, verificar a opção de vale-transporte, informá-lo no CAGED.
O setor de compensação fica responsável por todo o processo de controle da jornada de trabalho, elaboração da folha de pagamento, controle de benefícios (salário-família, salário-maternidade, auxílio-doença, férias, 13° salário, previdência social), cálculos de tributos e contribuições.
O setor de desligamento é responsável por todo o processo de desligamento e quitação do contrato de trabalho, e também na representação da empresa junto à Delegacia Regional do Trabalho, Sindicato, Justiça do Trabalho, etc., e das rotinas de fiscalização. O processo inicia-se no desligamento do empregado e finaliza em sua efetiva quitação do contrato de trabalho.


4.2. Contratos de Trabalho e a Legislação Vigente

4.2.1. Contratos de Trabalho com Vínculo Empregatício

A Consolidação das Leis Trabalhistas - CLT reconhececomo vínculo empregatício sempre que estiverem presentes os elementos reunidos: subordinação, horário de trabalho, habitualidade e pessoalidade (onde o empregado não pode ser substituído por outro), mediante salário. 

- Contrato de Trabalho por Prazo Indeterminado: na CTPS informa-se o dia em que o empregado começa a trabalhar, mas não o prazo ou qualquer condição que determinará o seu término. Os contratos típicos, a Tempo Parcial, Consórcio de Trabalhadores (a exemplo de trabalhadores rurais), trabalhadores domésticos, primeiro emprego (Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego) são considerados contratos por prazo indeterminado. 

- Contrato de Trabalho por Prazo Determinado: é previsto o dia do início em que o empregado começa a trabalhar e o prazo ou qualquer condição que determinará o seu término. Os contratos por Obra certa (da construção civil), contratos de safras (atividades agrárias), o contrato de experiência (90 dias), o contrato de aprendizagem (menor aprendiz) fazem parte da modalidade de contratos de trabalho por prazo determinado.



4.2.2. Contratos de Trabalho sem Vínculo Empregatício

A principal característica desta modalidade é que não há relação de emprego entre o contratante e as pessoas que prestam serviços. Não existem as as características determinantes do vínculo empregatício, próprias do trabalho subordinado, continuado e assalariado.

Estes contratos podem ser:

- Trabalho Eventual: consiste na prestação de serviços ocasionais sem umaapresentação de constância. A CLT não se aplica ao trabalhador eventual, sendo seus direitos contratuais, aplicando-se à jurisdição comum. Para os fins previdenciários, o avulso é equiparado ao trabalhador autônomo. 

- Trabalho Avulso: prestação de serviços esporádicos e eventuais a várias empresas, agrupado em entidade de classe, por intermédio desta e sem vínculo empregatício. De acordo com Ministério do Trabalho, trabalhadores avulsos são estivadores, alvarengueiros, conferentes de carga ou descarga, vigias portuários, amarradores, trabalhadores avulsos do serviço de bloco, trabalhadores avulsos de capatazia, arrumadores, ensacadores de café, cacau, sal e similares e trabalhadores na indústria de extração do sal, na condição de avulsos, que prestam serviços por meio de sindicatos. 

- Trabalho Temporário: O trabalho temporário é aquele prestado por pessoa física a uma empresa, e atende à necessidade transitória de substituição de seu pessoal regular e permanente ou a acréscimo extraordinário de serviços, O trabalhador temporário mantém assegurados todos os direitos trabalhistas concedidos aos trabalhadores contratados por prazo determinado. 

- Estágio: A realização do estágio ocorre mediante termo de compromisso celebrado entre o estudante e a parte concedente, com interveniência obrigatória da instituição de ensino. O estágio não cria vínculo empregatício de qualquer natureza, e o estagiário poderá receber bolsa ou outra forma de contraprestação que venha a ser acordada,ressalvado o que dispuser a legislação previdenciária, devendo o estudante, em qualquer hipótese, estar segurado contra acidentes pessoais. 

- Trabalho Autônomo: Consiste em atividade pessoal e habitual, em que o profissional normalmente se relaciona com vários clientes, prestado por profissional independente.

Por questões legais, a Duratex mantém colaboradores através de contratos de trabalho CLT, os estágiários e trabalhadores temporários. A preocupação com a legislação brasileira se faz presente, evitando situações dúbias onde se possa levar a interpretações que desfavoreçam a empresa.
































CONCLUSÃO
Para o sucesso deste projeto foi de extrema importância que a Duratex tenha seus dados disponibilizados na internet. O fácil acesso a estas informações possibilitou a análise das disciplinas com aplicação na empresa.
Como uma empresa de grande porte, a Duratex se preocupa com sua imagem junto aos colaboradores e clientes, divulgando estatutos e contratos que visam a transparência de suas ações e que contribuem para as negociações comerciais e fidelização de clientes.
A utilização da ferramenta BSC em seu planejamento estratégico é de fundamental importância para coordenar as ações dos setores da empresa e assim atingir os objetivos almejados. O engajamento em novos projetos reflete maturidade da empresa para fazer alterações a qualquer tempo de modo a reconduzir os esforços para o atingimento das metas.
Este planejamento setorna ainda mais eficaz com o desempenho do RH, que trabalha em novas contratações, treinamentos e conscientização dos funcionários no desempenho individual esperado para o sucesso da empresa.





REFERÊNCIAS
Título: O que é Sustentabilidade para Duratex. Site: http://www.duratex.com.br/Sustentabilidade/pt/Sustentabilidade_Duratex/Sustentabilidade_Duratex.aspx. Acesso em 02/12/2012 às 19:12hs.
Título: Missão, Visão e Valores. Site: http://www.duratex.com.br/pt/Nossa_Empresa/MissaoVisaoValores.aspx. Acesso em 02/12/2012 às 21:40hs. 
Título: Eventos de Engajamento. Site: http://www.duratex.com.br/Sustentabilidade/pt/Iniciativas/Eventos_Engajamento.aspx. Acesso em 02/12/2012 às 15:04hs.
Título: Relatório Anual e de Sustentabilidade 2011. Site: http://www.duratex.com.br/ri/pt/download/Duratex_RA_11.pdf. Acesso em 03/12/2012 às 19:58hs.
Título: Apimec 2012. Site: http://www.duratex.com.br/ri/pt/Download/Apresentacao_3T12.pdf. Acesso em 03/12/2012 às 22:28hs.
Título: O planejamento da logística como fator de sucesso nas atividades operacionais de colheita e transporte florestal. Site: http://www.revistaopinioes.com.br/cp/materia.php?id=493. Acesso em 03/12/2012 às 17:31hs.
Título: Gestão de Pessoas. Site: http://www.duratex.com.br/rao/2008/port/gestao_pessoas_04.html. Acesso em 04/12/2012 às 18:13hs.
Título: A importância da ferramenta Balanced Scorecard para análise Financeira da Empresa – um Estudo de Caso na Empresa Duratex. Site:http://www.ead.fea.usp.br/semead/12semead/resultado/trabalhosPDF/712.pdf. Acesso em 04/12/2012 às 18:44hs.
Título: Política Antitruste. Site: http://www.duratex.com.br/ri/pt/Download/Politica_Antitruste.pdf. Acesso em 02/12/2012 às 21:07hs.
Título: Negociação e Gestão de Conflitos. Site: http://prof.santana-e-silva.pt/EGI_grh/trabalhos_08_809/Word/Negocia%C3%A7%C3%A3o%20e%20Gest%C3%A3o%20de%20Conflitos.doc.pdf. Acesso em 02/12/2012 às 20:49hs.
Título: Código de Ética da Duratex S.A. Site: http://www.duratex.com.br/pt/Download/cdc.pdf. Acesso em 02/12/2012 às 16:22hs.
Título: O Processo de Negociação, sua estrutura e importância no contexto atual. Site: http://www.aedb.br/seget/artigos05/299_ARTIGO%20NEGOCIACAO.pdf. Acesso em 02/12/2012 às 16:47hs.
Título: Administração de conflitos na organizações. Site: http://www.artigonal.com/recursos-humanos-artigos/administracao-de-conflitos-nas-organizacoes-1895186.html. Acesso em 03/12/2012 às 11:19hs.
Título: Conflitos internos e a gestão de recursos humanos. Site: http://www.rh.com.br/Portal/Grupo_Equipe/Artigo/5683/conflitos-internos-e-a-gestao-dos-recursos-humanos.html. Acesso em 03/12/2012 às 11:36hs.
Título: As diferenças entre o Departamento de Recursos Humanos e o Departamento Pessoal. Site: http://www.inesul.edu.br/revista/arquivos/arq-idvol_14_1311018575.pdf. Acesso em 03/12/2012 às 19:25hs.
Título: Contratos de Trabalho. Site: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA5cwAA/contratos-trabalho. Acesso em 03/12/2012 às 22:09hs.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.7 Kb)   pdf (90.7 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com