TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apresentação Apple

Por:   •  30/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 3

COMO É FEITA A AVALIAÇÃO

O sistema de acompanhamento e avaliação

A Escola Social do Varejo acompanha, de forma processual, o desenvolvimento do jovem, utilizando como referência o desenvolvimento das competências pessoais, sociais, produtivas e cognitivas que, de forma integrada e orientada, são trabalhadas a cada tema.

Um sistema informatizado, constituído de planilhas com cerca de 50 características associadas a competência relacionadas a aprendizagens de fatos, conceitos, procedimentos e atitudes, é preenchido pelas equipes dos núcleos em 3 momentos distintos. São exemplos de atributos, a partir dos quais se observam elementos associados ás referidas competências, disciplina, responsabilidade, autocuidado, auto e heteropercepção, protagonismo, resiliência, convivência grupal, comunicação e domínio de conteúdos específicos (TIC e CRV).

Os períodos de preenchimento do Sistema estão assim planejados:

  1. No inicio da formação, compreendendo o intervalo entre a seleção das turmas e a primeira semana de aula. Por se tratar de uma avalição diagnóstica, que apontará os conhecimentos prévios de cada um, ela é realizada ao longo da Semana de Acolhida, com observações e preenchimentos de avaliações nas 3 áreas: DPS, TIC e CRV. Essa avaliação auxiliará, tanto o educador quanto o jovem, na construção dos novos saberes.  

         

  1. No meio do curso, após cerca de quatro meses da formação. Uma avaliação que tem o objetivo de identificar os conteúdos já aprendidos e as dificuldades vencidas. Essa avaliação também irá orientar novos desafios e investir, com os jovens, na superação das dificuldades que ainda permanecem.

  1. Ao final da formação, quando se acredita que foi possível, por meio da metodologia empregada, estimular, potencializar, desenvolver, ampliar, enriquecer, estas competências e realizar-se uma avaliação “somativa”. Ela representa um sumário, uma apresentação concentrada de resultados obtidos durante todo procedimento educativo. Ela indicar se os objetivos inicialmente pactuados entre educador, jovem e projeto foram atingidos e em que percentual.

É importante lembrar que, desde o inicio, são colocados para os jovens as expectativas e resultados que a Escola Social do Varejo procura atingir, uma espécie de “Perfil de Saída do Jovem”. Os resultados parciais observados pelo conjunto da equipe são partilhados individualmente com os jovens – especial com aqueles que apresentam maior dificuldade de desenvolvê-los -, no sentido de que a avaliação seja conjunta e assumida de modo corresponsável pelo jovem.

Além deste sistema, MD Varejo contem espaços ao final  dos textos e exercícios para os jovens escreverem suas percepções acerca do que foi trabalhado e uma parte exclusiva para autoavaliação : as “Reflexões sobre o Aprendizado” (veja detalhamento abaixo). Além deste instrumentos ,os educadores estão atentos à leitura, á escrita, á ortografia, trabalhando, inclusive, com a palavra viva, redações, e ditados –relâmpago como forma de incetivá-los a  aprimorar estes aspectos , importantes e transversais ao conjunto das competências trabalhadas . O processo de formação e de desenvolvimento de competências deve , sempre, ser uma contrução conjunta e processual , referenciando-se não na memorização de conteúdos , mas na compreensão , na interpretação , na  análise, na síntese , na transferência e na aplicação do conhecimento a novas situações .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (56.1 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com