TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO COMO OBTER VOZ DE BRILHO

Artigo: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO COMO OBTER VOZ DE BRILHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  Artigo  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 2

UNIP-UNIVERSIDADE PAULISTA

COMUNICAÇAO E EXPRESSÃO

COMO OBTER CLAREZA

Para se obter clareza, precisamos deter-nos em dados realmente necessários à produção do texto. Essa seleção de dados decorre de observação e investigação sobre o assunto a ser tratado.

Muitas vezes, mesmo após a seleção de dados, torna-se difícil dispor de forma clara as ideias no papel. Deparamo-nos com vários fatores que podem obscurecer o texto ou, ainda, torná-lo muito longo, como palavras e ideias repetidas, redundâncias, ambiguidades, dentre outras.

Nem sempre esses fatores são visíveis de imediato, pois, no impulso de escrever, não percebemos tais defeitos. É por essa razão que a sequência pensar, planejar, escrever e rever é fundamental para se obter um bom texto.

A clareza de um texto - Existem sim diversas qualidades na linguagem que costuma ser apontada como uma das mais importantes para que o texto escrito seja então considerado bom, um texto considerado claro é sim um texto com qualidades notáveis, porém com tudo o que é dito e escrito sobre a linguagem, não poderemos de forma alguma generalizar isto, existem diversos textos escritos que são consagrados e culturalmente importantes em suas áreas que não possuem este tipo de qualidade. Existem também situações onde o autor não tem a necessidade, ou não deseja ser claro, esta variável é quase sempre do leitor. Além disso é também muito comum e possível que o autor não seja um bom escritor, mas que seu texto traga assim informações tão relevantes e importantes que não é muito levada em conta a sua falta de habilidade para redigir. As considerações em decorrência disso são muito relativas e também discutíveis, por isso devemos tranquilamente utilizar-nos do bom senso.

A clareza é algo primordial em um texto, pois um texto claro é assim considerado por ser compreensível em uma primeira leitura, é a grande qualidade que deve circundar uma boa redação, permitindo assim uma leitura ininterrupta, sem prejuízos de compreensão e também sem necessidade de releitura. Os textos de base jornalística e dos livros didáticos são bons exemplos de que textos geralmente claros, são mais acessíveis aos seus leitores.

O segundo ponto primordial é o respeito ao leitor, qualquer texto escrito deverá assim respeitar o seu leitor, e existem diversas formas simples de isto ocorrer, clareza em um texto são qualidade básica porém se levássemos isso sempre ao pé da letra somente iríamos escrever textos curtos e com períodos simples, como em livros infantis. Isso então seria um grande desrespeito á capacidade de compreensão dos leitores mais sofisticados e exigentes.

Sempre saiba quem é o seu leitor, pense na linguagem que deverá escrever, obrigando o leitor a refletir sobre aspectos relevantes e importantes do que foi escrito, fazendo perguntas como, Onde queremos chegar com o nosso texto?

Quanto mais importante seu texto for, mais importante será que o leitor entenda sua mensagem de forma clara. O caminho é longo pois escrever com clareza, é uma necessidade e essencial para nos comunicarmos com os outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com