TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Multimidia Áudio. Música E Voz.

Monografias: Atps Multimidia Áudio. Música E Voz.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  1.146 Palavras (5 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 5

Áudio. Música e Voz.

A audição é o resultado da percepção de flutuações sonoras em um meio, que normalmente é o ar. O ouvido humano não percebe valores estáveis de pressão, mas sim vibrações do meio, desde que situem na faixa de percepção humana.

O som em física é uma perturbação oscilante de alguma grandeza física no espaço e periódica no tempo.

Uma onda sonora senoidal soa como uma nota musical simples e de sonoridade pobre, mas é o conceito básico para compreensão dos sons, de voz, música e ruídos.

As propriedades sonoras percebidas pela audição são:

*Intensidade – Distingue sons fortes dos sons fracos (volume sonoro), percepção da amplitude da vibração sonora, ou seja a potência acústica (Wats). A percepção do ouvido humano não é linear, mas sim logarítmica (medida em dB). Para perceber uma intensidade duas vezes maior e necessária dez vezes mais potência acústica

*Altura – Distingue os sons graves dos agudos (frequência), é definida pela frequência, que corresponde ao número de vezes por segundo que a senóide ocorre medida em Hertz. Sons de altura menores são mais graves, sons de altura maior são agudos. (Não se deve utilizar a palavra altura da designar volume). O limite da percepção do ouvido humano situa-se entre: Mínimo 16 Hz e Máximo 15 a 20 KHz.

*Timbre – Distingue sons de mesma intensidade e altura emitidos por instrumentos diferentes. É uma propriedade dependente da complexidade do sinal sonoro, para entendê-lo é necessário analisar sinais complexos. A percepção do timbre é afetada pelos aspectos:

*Domínio da frequência: diversas frequências que correspondem a um sinal (eixo y).

*Domínio do tempo: A forma como a amplitude do sinal varia com o tempo (eixo x).

O processo de digitalização contém as etapas:

*Filtragem. (Limitação da faixa de frequência existente no sinal, por meio de filtros analógicos. Frequências acima e abaixo da faixa de corte do filtro serão eliminadas.)

*Amostragem (Consiste em obter o valor atual da amplitude de um sinal analógico em intervalos constantes. Os valores são obtidos em Volts. Quanto maior a taxa melhor será a reconstituição do sinal.)

*Quantização (Um conversor analógico digital produz um número binário que representa a amplitude daquela amostra. Ex: uma amostra que resultou em180 mV é transformada no binário: 10110100(8 bits). Erro de quantização é causado pelo arredondamento da conversão dos valores de tensão analógica para a representação em bits.)

*Gravação dos arquivos de áudio

Técnicas de síntese digital de som

Os sintetizadores:

O processamento de som digital não é limitado a processamento de sons gravados. Novos sons podem ser criados de forma totalmente artificial, gerando-se sons correspondentes as notas musicais.

Os primeiros sintetizadores eram construídos com circuitos analógicos interligados por um painel de conexões.

Na segunda geração o painel de conexões foi segunda geração o painel de conexões foi substituído por uma matriz de chaveamento digital, controlada por um programa.

Na geração seguinte circuitos analógicos de geração seguinte circuitos analógicos de síntese foram substituídos por algoritmos equivalentes em microprocessadores

Atualmente os mesmos circuitos utilizados em os mesmos

circuitos utilizados em módulos ou sintetizadores com teclados, podem ser embutidos nas placas de som, dispensando dispositivos externos.

As técnicas de síntese em tempo real são:

*Síntese FM (Frequency Modulation): Base nas propriedades da modulação em frequência (sintetizadores antigos e placas de menor custo). Permite a síntese em tempo real a partir de componentes de baixo custo e não produzem sons realistas. São gerados por algoritmos executados em microprocessadores, porém inspirados em antigos sintetizadores analógicos. O princípio é semelhante a modulação de rádio em FM.

*Síntese PCM (Pulse Code Mudulation): Base na reprodução de forma de onda gravada de instrumentos reais, (sintetizadores modernos e placas de som avançadas).Utiliza amostras de som obtidas por gravação de sons de instrumentos convencionais. O processo requer muita memória porque no mesmo processo requer muita memória porque no mesmo instrumento existem diferentes timbres para:

*Notas graves e notas agudas.

*Notas fortes e notas fracas

*Notas longas e notas curtas.

Amostradores:

São sintetizadores PCM que armazenam as amostras em uma RAM, portanto as formas de onda podem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com