TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como ser RP no Cenário do Episódio Queda Livre - Black Mirror

Por:   •  2/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.209 Palavras (9 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo principal analisar e mostrar como um profissional de Relações Públicas pode converter o caso do episódio “Queda livre” em uma forma positiva e promover o jeito que as pessoas têm sobre as outras. Criando um planejamento estratégico para diminuir as incertezas e maximizar os resultados. Como a reputação é algo importante para as pessoas no mundo de hoje, e, que pode atrair ou afastar diversos “seguidores”. Essa reputação é socialmente construída, ou seja, enquanto estão em contato com uma organização o seu público vai atribuindo significados a essa organização e o conjunto de significados formará a reputação dessa pessoa (BERGER; LUCKMANN, 1966).

O episódio Queda Livre apresenta um cenário onde a personagem principal, Lacie, faz de tudo para alcançar um placar maior de estrelas, em seu perfil. Assim, conseguir ir ao casamento de sua antiga amiga que tem um placar alto, com amigos premiuns e conquistar a todos com seu discurso, para que os convidados presentes há avaliem. Porém durante o contexto da história a personagem acaba caindo em seu placar e sofre diversos problemas por conta da reputação.

É evidente a forma em que as pessoas são falsas e fazem tudo por likes e pontos. Mesmo não importando se aquela felicidade transmitida dentro do aplicativo é real ou não. Um Relações Públicas serviria de várias formas para atender tanto os usuários quanto o próprio programa de microchip, com planejamentos estratégicos, gerenciamento de crises e campanhas para melhorar a utilidade do aplicativo, trazendo menos malefícios aos usuários que utilizam.

Reputação

Atualmente estamos em uma era em que a imagem que os outros têm sobre nós é nosso bem mais precioso. Procuramos sempre publicar em nossas redes sociais digitais as melhores fotos, os melhores momentos e dar os melhores comentários. Hoje a reputação diz muito sobre quem você, e, o que você é. Precisamos de pontos para ter maior limite no cartão de crédito, pontos para andar de carros particulares, como no aplicativo do Uber, que se você estiver com a pontuação baixa, apenas carros mais velhos serão compatíveis com seu perfil, e os descontos, não serão o mesmo de quem tem a pontuação maior que 4.0.

Hoje a reputação vai muito mais além do que você realmente é, estamos em uma era de crises de identidades, procuramos nos espelhar em outras pessoas, tais como influencers que tem uma quantidade alta de seguidores. Podendo dizer que isto é um dos maiores exemplos de reputação. Com essa saga de seguir e acompanhar a vida dos outros para que possamos ser parecidos com tal pessoas, nos torna frágeis e dispostos a tudo. E assim acabamos perdendo nossa identidades criando falsas ideias e às vezes nem sabemos quais são nossas verdadeiras vontades, assim acontece a crise de identidade pessoal.

De fato, a nossa reputação está associada à nossa marca pessoal, quem nós somos, nossa essência, nossos resultados e o cumprimento de nossas promessas. Se não somos na vida real aquilo que mostramos no meio digital, não geramos confiança para a nossa audiência. Com isso, você pode não estar construindo uma imagem que venha a lhe favorecer pessoalmente e profissionalmente, na verdade, você pode estar fazendo exatamente ao contrário e prejudicando sua imagem.

Crise de identidade

A falta de alguns elementos de identidade tem colocado os indivíduos cada vez mais diante de sentimentos de insegurança, isolamento e solidão, sentimentos. Esses que estão cada vez mais presentes no dia-a-dia das pessoas. Tendo em vista que a reputação se constrói a partir a partir de relacionamentos, de acordo a nossa imagem perante grupos de pessoas. Com isso ficamos a mercê de ser melhor e de estar dentro de um padrão imposto pela sociedade atual.

No episódio a personagem não só sofria de crise de identidade como também lutava para ser aceita e de forma mais natural possível dentro dos grupos sociais. Porém não só para ganhar pontos, ela também precisava manter os pontos que já tinha, conforme ela ia descendo dentro na escala de pontos, ia se perdendo em sua identidade, acabava fazendo coisas sem pensar, agindo com a emoção e não com a noção.

A série é considerada por muitos como um olhar sobre a realidade atual. Retrata muitos momentos em que estamos vivendo hoje em episódios de 40 minutos há uma hora, de forma fictícia, porém muito real. Ao Assistir conseguimos lembrar de fatos que já acontecem em nossas vidas. Esse episódio em especial, mostra como estamos loucos por ‘likes’ em nossas redes sociais digitais. Como queremos sempre estar presente nos lugares em que as pessoas que seguimos frequentam, ou usar as roupas que essas pessoas usam.

Saúde Mental

Assim como no episódio que a Lacie, tenta fazer as poses que a Noami faz para as fotos. Noami seria a blogueira da realidade atual e a Lacie, as pessoas que a seguem, contudo as duas tinham uma ligação, eram amigas de infância e isso era ainda mais prejudicial para a personagem principal. Dava a ela uma sensação de incapacidade de ser quem ela queria ser. E isso a deixou completamente obcecada pela amiga. No final do episódio Lacie fala “Eu sempre te amei, eu sempre quis ser você”, mostrando a falta de saúde mental que ela tinha. Tudo que ela passou para chegar até o local, tudo que ela se submeteu a fazer apenas para ser aceita, foi tudo tanto como uma forma de provar que ela não estava saudável.

Isso é bem retratado na sociedade em que vivemos, existem pessoas que até pararam de seguir certas “blogueiras” por não serem saudáveis a vida delas. Ficamos tão obcecados em estar dentro dos padrões que esquecemos o que realmente nos faz feliz. Posso pegar como exemplo da Bianca Andrade (Boca Rosa) blogueira de moda, maquiagem e vida Fitness, ela por muitas vezes falava sobre suas ‘comidinhas da terra’ que eram muita elogiada por ter uma alimentação saudável e passava para as pessoas que a seguiam que apenas comendo essas comidinhas ela tinha o corpo que muitas querem. Porém acabou vazando que na verdade a blogueira havia feito cirurgia para diminuir a barriga, a famosa Lipoaspiração. Com isso ela acabou perdendo muito seguidores, porque passou uma imagem falsa e muitas pessoas acabaram parando de segui-la, pois ela passava uma uma coisa na internet, que não real e isso não era saudável para quem a seguia, era um padrão inatingível.

Como ser um Relações Públicas em um cenário Black

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com