TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Episodio "Queda livre" da Terceira Temporada de Black Mirror

Por:   •  4/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.161 Palavras (5 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 5

A sociologia é uma forma de consciência crítica particularmente moderna e ocidental .O objeto de estudo da análise sociológica é a sociedade ,o social ,a interação, a inter-relação e reciprocidade na grande variedade das relações humanas.

Sendo assim, buscamos alguns conceitos baseados em Peter Berger no livro “Perspectivas Sociológicas: uma visão humanística”. O que é sociedade? Pode ser um determinado grupo de pessoas ,ou as vezes grupos mais restritos. Para os sociólogos a “sociedade “designa um grande complexo de relações humanas, um sistema de interação , analisado em si mesmo e entendido como uma identidade autônoma. Toda sociedade é formada por fatos sociais, Durkheim demonstra que os fatos sociais tem existência própria e independem daquilo que pensa e faz cada individuo em particular. Ele atribui três características que caracterizam os fatos sociais: coercitividade, que pode ser entendido como a força que exercem sobre os indivíduos obrigando-os através do constrangimento a se conformarem com as regras, normas e valores sociais vigentes. A segunda é a exterioridade, que pode ser entendida como, a existência de um fenômeno social que atua sobre os indivíduos, mas independente das vontades individuais. A terceira é a generalidade, que pode ser entendida como a manifestação de um fenômeno que permeia toda a sociedade.

Mas afinal, o que é sociologia, ou sua visão? O que a perspectiva sociológica faz é “olhar por trás dos bastidores”, ou seja ,envolve um processo de ver além das fachadas, das estruturas sociais, das versões oficiais, conhecendo assim sua realidade e os mecanismos que envolvem os fatos sociais e seus problemas. O problema sociológico é sempre a compreensão do que acontece em termos de orientação social, da situação social em seu todo. Por isso, o problema sociológico consiste menos em determinar porque algumas coisas “saem erradas” do ponto de vista das autoridades, do que conhecer como todo sistema funciona e como ele se mantém coeso, olhando a situação dos pontos de vista de sistemas interpretativos antagônicos que constitui uma das características da consciência sociológica. Comte afirma que só se pode haver verdadeira unidade numa sociedade quando o conjunto das ideias diretrizes, adotadas pelos diferentes membros da coletividade ,forma um todo coerente. A sociedade é caótica quando nela se justa põem modos de pensar contraditórios e ideias extraídas de filosofias incompatíveis.

Tendo em vista o conceito acima observamos a sociedade do primeiro episódio da terceira temporada da série Black Mirror denominado “Queda livre”, como uma sociedade que se baseava como forma de avaliação o seu “score” nas mídias sociais é determinante para o seu papel na sociedade. Como fato social os que mantêm notas altas tem privilégios: filas especiais, salas vips, descontos nos alugueis, e são rodeadas de amigos. Notas baixas, no entanto, afastam oportunidades e pessoas. Já afirmava Karl Marx que “a história das sociedades tem sido até hoje a história das lutas de classes”, neste episodio em especifico vemos as classes representadas por pontuações, onde as pessoas que tem notas de 4,5 em diante é da alta classe, permitido frequentar as melhores festas, aeroportos, ter os melhores carros, porém quando sua nota é inferior a isso até tratamentos de saúde lhe são negados, vemos isso em certo ponto do episódio quando a protagonista interage com uma caminhoneira com a nota de 1,9 e ela conta a historia de seu marido, cujo morreu de câncer porque seu tratamento foi negado por conta de sua nota baixa. Observamos também que no decorrer do episodio temos diferentes faces da protagonista, iniciamos com ela fazendo “testes” de simpatia para exercer no seu dia a dia e conseguir boas pontuações, mais para frente vemos ela se apaixonando por uma casa, a qual ela não pode pagar o valor, e o desconto só é concedido àqueles que possuem 4,6 em diante, a partir dai vemos o desenvolver da personagem atrás de aumentar a sua pontuação, talvez esse seja o ponto de partida para conhecermos sua verdadeira face., que se revela no final quando depois de tudo que passou, de toda a farsa que viveu, ela se vê liberta para xingar ,gritar, e ser tudo que ela deixou de ser, e passa a enxergar o mundo como ele é.

Black Mirror começa impactar a partir da sua tradução,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (43.9 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com