TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicaçao oral e escrita

Por:   •  26/11/2017  •  Resenha  •  1.434 Palavras (6 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 6

língua pode “escrita” ou “falada” e pode variar de acordo com as condições sociais, culturais, regionais e históricas em que é utilizada.

É preciso registrar que a língua é dinâmica, ou seja, ela se modifica com o tempo.

A linguagem forma o sujeito, tanto pelas mensagens recebidas como pelas mensagens emitidas.

 Para os estudos da linguagem, discurso é um conjunto de pensamentos e visões de mundo que se constituem em uma sociedade e que, em contrapartida, sustentam essa sociedade como uma unidade.

Ideologia é um conjunto de ideias, crenças e doutrinas que organizam uma sociedade, enquanto cultura é um conjunto de práticas e comportamentos sociais que atendem a determinadas ideologias.

A cultura de uma sociedade é formada e mantida pela linguagem. Quando repetimos falas, gestos e atitudes, estamos garantindo a permanência da cultura. E isso é fundamental para que grupos sociais tenham uma identidade e se fortaleçam na sociedade da qual participam. Da mesma forma, é por meio da linguagem que a cultura se modifica, renovando a sociedade.

Elementos linguisticos: São os elementos que constituem um texto: palavras, sinais de pontuação, espaços, cores, formas e outras representações gráficas (texto escrito); ou palavras, pausas e entonações (texto falado).

Elementos extralinguisticos: São os elementos que não fazem parte do texto, mas que são fundamentais para a sua compreensão, pois formam o contexto: intenção da comunicação, pessoas envolvidas na situação de comunicação, local de onde a mensagem é transmitida, expressões faciais e corporais etc.

Coesão textual: Utilização de mecanismos linguísticos (sinas de pontuação, conectivos, concordâncias nominal e verbal etc.) que unem as palavras e as frases de um texto de maneira harmoniosa, facilitando a compreensão do leitor.

Coerência textual: Organização do texto, a fim de que as ideias sejam apresentadas de forma lógica, sem contradições.

Texto informativo: função de informar sobre um acontecimento ou uma circunstância. Entretanto, também faz parte da função utilitária do texto informativo esclarecer, orientar, propor, convencer. A principal característica é a “linguagem objetiva”, ou seja, a linguagem que apresenta ao leitor algo que se observa de forma clara e direta.

Texto literário: São os que se destinam à arte, como romances, crônicas, contos e poemas. A principal característica do texto literário é a “linguagem subjetiva”, pois representa um sentimento, uma emoção ou um pensamento do sujeito.

O que distingue um texto informativo de um texto literário? A linguagem utilizada pelo autor do texto.

Texto temático: Predomínio do “nível abstrato do texto”. Nesse caso, o leitor capta as ideias apresentadas por meio, apenas, da reflexão sobre o tema.

Texto figurativo: Predomínio do “nível concreto do texto”. O leitor compreende as ideias propostas a partir de elementos representativos do tema.

Denotação é a relação direta entre o significado e o nome de um objeto ou de uma realidade.

Conotação é a atribuição de sentido a uma palavra utilizada em outro contexto por semelhança com suas propriedades. Ex: asas da imaginação.

Os signos não verbais são representações (visuais ou sonoras) de uma realidade. São exemplos de signos não verbais: dança, mímica, expressões faciais, gestos, desenhos, fotografias etc.

Denominam-se índices os signos não verbais que funcionam indicando outra coisa, que poderá vir na sequência, e que são compreendidos segundo a experiência do interpretador (aquele que interpreta o signo).

Denominam-se ícones os signos não verbais, criados artificialmente, que representam um objeto por similaridade (semelhança), ou seja, que sejam coerentes com o objeto ou com a realidade a ser representada.

Tipos textuais:

Narração, dissertação, descrição

Exposição: O texto expositivo tem como propósito apresentar informações sobre um fato ou um objeto específico, indicando as suas principais características. São exemplos de textos expositivos: relatórios, seminários e palestras.

Injução: O texto injuntivo (ou instrucional) tem como finalidade instruir, orientar o receptor da mensagem. Os verbos são apresentados no modo imperativo. Bulas de remédios, receitas culinárias, propagandas e regulamentos são textos injuntivos.

Certos suportes são apropriados a determinados gêneros, e, consequentemente, o leitor antecipa o conteúdo da mensagem que será lida.

Suportes:

Convencionais: que se destinam a portarem ou fixarem textos. Exemplos: livros, revistas e jornais, televisão, rádio, telefone, quadro de aviso, mural, cartaz, computador etc.

 Incidentais: que não têm a finalidade específica de apresentar o texto, o que ocorre ocasionalmente por motivos práticos ou por escolha do produtor. Exemplos: para-choque de caminhão, transportes diversos, camiseta, muro e parede, corpo humano (tatuagem) etc.

Gêneros híbridos: é quando uma mensagem apresenta mais de um gênero textual.

Hipertexto: define-se como uma forma de escrita e leitura não linear, com blocos de informações e de imagens que se integram ao texto principal. Dessa forma, o hipertexto permite a construção coletiva de um texto (autor, ilustrador, diagramador etc.) e a reorganização da leitura, tendo em vista que o leitor determina a ordem em que os elementos textuais serão lidos.

Exemplos: textos complementados por notas de rodapé, ilustrações, fotografias, desenhos e legendas.

Com as novas mídias digitais, os hipertextos se tornaram um recurso fundamental à elaboração das mensagens. Assim, os estudos da linguagem apresentaram um novo conceito ao leitor: hipertextualidade.

Hipertextualidade é a característica principal dos textos apresentados na internet, que são construídos de forma coletiva e que permitem ao leitor acessar outros textos, vídeos e áudios de acordo com as suas escolhas, em tempo real. 

A hipertextualidade propôs uma nova classificação de gêneros textuais: os gêneros virtuais. Como as mídias eletrônicas possibilitam a construção e reconstituição das linguagens utilizadas, surgem gêneros como e-mails, chats, fóruns, MSN, blogs, redes sociais etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (164.2 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com