TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação e Português

Tese: Comunicação e Português. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  Tese  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 3

Comunicação e Língua Portuguesa

1)Linguagem, língua, fala

Comunicar: é o ato de tornar comum, conhecido. Toda vez que tornamos algo comum, conhecido por alguém, estamos realizando um ato de comunicação. Antes mesmo de aprendermos a falar, já praticamos atos de comunicação. Por exemplo, pelo choro o bebê comunica à mãe que está com fome, com cólica, etc.

Linguagem – é qualquer conjunto de sinais que nos permite realizar atos de comunicação. Sistema de sinais usados para a comunicação e/ou manifestação de um povo, uma cultura. Ela está relacionada a fenômenos comunicativos; onde há comunicação, há linguagem.Temos dois tipos de linguagem: verbal e não-verbal

Linguagem verbal - É o uso de palavras, seja na sua forma escrita ou oral, para a comunicação. É aquela que faz uso das palavras para comunicar algo

Linguagem não-verbal - É o uso de imagens, mímicas, gestos, sons para a comunicação. É aquela que utiliza outros métodos de comunicação, que não são as palavras. Dentre elas estão a linguagem de sinais, as placas e sinais de trânsito, a linguagem corporal, uma figura, a expressão facial, um gesto, etc.

Língua – a língua possui um caráter social – ela é patrimônio de toda uma coletividade – e um caráter individual – cada membro da comunidade a utiliza de uma maneira particular. Manifestação coletiva do sistema de signos arbitrários usados para a comunicação humana. Língua é um instrumento de comunicação, sendo composta por regras gramaticais que possibilitam que determinado grupo de falantes consiga produzir enunciados que lhes permitam comunicar-se e compreender-se.

Fala - Manifestação individual e oral do sistema de signos arbitrários usados para a comunicação humana. É mais espontânea, abrange a comunicação linguística em toda sua totalidade. Além disso, é acompanhada pelo tom de voz, algumas vezes por mímicas, incluindo-se fisionomias.

Linguagem coloquial - Predominância dos traços individuais, permitidos na fala, numa situação de comunicação informal. Caracteriza-se pela espontaneidade.

Linguagem culta - Obediência às regras gramaticais que regem o idioma numa situação de comunicação. Também chamada de norma culta ou norma padrão, é a variedade linguística de caráter oficial para nosso idioma. É a variante recomendada para os contextos formais, estudada na escola, amplamente descrita e abonada pelos gramáticos normativos.

A língua escrita não é apenas a representação da língua falada, mas sim um sistema mais disciplinado e rígido, uma vez que não conta com o jogo fisionômico, as mímicas e o tom de voz do falante.

Linguagem técnica - Nesta manifestação linguística não cabe estabelecer previamente se é culta ou coloquial, contudo, percebe-se nela o uso de termos específicos da profissão do emissor da mensagem.

2) Tipos de modificações da língua

Empréstimos: palavras de outras línguas que são incorporadas a nossa língua, em sua forma original ou aportuguesadas. O mercado imobiliário utiliza inúmeros termos estrangeiros, a fim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com