TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crise Climática

Por:   •  25/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 2

Já repararam que a região sudeste do Brasil está mais quente, e que as secas no norte e nordeste do país tem se estendido por vários meses? Tomaram ciência de que se nenhuma autoridade e população em geral não fizer algo, as coisas só tendem a piorar? A realidade do país e do mundo é a crise climática. Consequência esta das atitudes tomadas pela população e a falta de comprometimento dos órgãos responsáveis.

A crise climática do pais está afetando inúmeras regiões, sem contar nas perdas de espécies de vegetações e a extinção de animais. Estamos vivendo uma grande desordem no clima: ondas de calores intensas, tempestades devastadoras e epidemias causadas por essas turbulências climáticas. Os responsáveis por estas mudanças no país e no mundo é a população, a urbanização das cidades, a construção de empresas, usinas, gases poluentes, e tecnologia que também contribuem para esse acontecido. Isso tudo favorece o aumento do Aquecimento Global no mundo, o mesmo que é causado pela intensificação do efeito estufa que, por sua vez, é consequência do excesso da concentração de determinados gases na atmosfera, os chamados gases de efeito estufa, dentre eles o dióxido de carbono, o metano e o óxido nitroso. A principal fonte desses gases tem sido atribuída particularmente à queima de combustíveis fósseis e ao desmatamento.

A questão climática tem sido discutida inúmeras vezes no país, com vários protestos e partidos políticos a favor da sustentabilidade, mas será que estão realmente fazendo algo pelo nosso país tropical? Será que vários projetos já existentes para a solução do aquecimento global no Brasil têm acontecido realmente? Pois bem, a conscientização da população vem através das inúmeras campanhas, informações, mídias que vinculam esta desordem climática, a mídia e propaganda são a chave para a expansão desses ocorridos.

No nosso país a construção da Usina de Belo Monte se encaixa perfeitamente nesse quesito de Crise Climática e Aquecimento Global. Uma imensa construção nas margens do rio Xingu no norte do Pará. Desde seu início, o projeto de Belo Monte encontrou forte oposição de ambientalistas brasileiros e internacionais, de algumas comunidades indígenas locais e de membros da Igreja Católica. Essa oposição levou a sucessivas reduções do escopo do projeto, que originalmente previa outras barragens rio acima e uma área alagada total muito maior. Em 2008, o CNPE decidiu que Belo Monte seria a única usina hidrelétrica do Rio Xingu. A Usina de Belo Monte tomou uma repercussão no pais inteiro, com várias matérias na televisão, jornalismo, redes sociais, entre outros.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com