TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFERENÇAS ENTRE ARQUIVO, BIBLIOTECA E MUSEU

Por:   •  7/7/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  5.346 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO EDUCACIONAL SENAC

DIFERENÇAS ENTRE ARQUIVO, BIBLIOTECA E MUSEU

SÃO PAULO

2015


DIFERENÇAS ENTRE ARQUIVO, BIBLIOTECA E MUSEU

Trabalho apresentado na matéria de Ambientação Profissional como um dos requisitos para aprovação do Modulo I

SÃO PAULO

2015


1 Arquivos, Bibliotecas e  Museus

O Arquivo, a Biblioteca e o Museu são depositários da memória coletiva e têm como algumas de suas funções: Manutenção e conservação das coleções Exposição Propiciar os meios para a recuperação dos objetos ou informações, a seguir será abordado a finalidade de cada um.

1.1 Arquivo

        Tem por finalidade organizar administrativamente um órgão, uma instituição sendo esta publica ou privada. Tem como regra somente um exemplar sendo um documento único, sendo assim ele não tem cópias, é necessário salientar que se pode ter um documento de várias vias, mas estas são restritas.

Segundo Bellotto (2006, pg.38):

O arquivo é órgão receptor (recolhe naturalmente o que produz a administração pública ou privada à qual serve) e em seu acervo os conjuntos documentais estão reunidos segundo sua origem e função, isto é, suas divisões correspondem ao organograma da respectiva administração; os objetivos primários do arquivo são jurídicos, funcionais e administrativos e os fins secundários serão culturais e de pesquisa histórica, quando estiver ultrapassado o prazo de validade jurídica dos documentos (em outras palavras, quando cessarem as razões por que foram criados); e a fonte geradora é única, ou seja, é administração ou a pessoa à qual o arquivo é ligado.

1.2 Biblioteca

Biblioteca é o local onde uma coleção organizada e constituída de acordo com a demanda e necessidade dos usuários efetivos a que se destina, tanto no que concerne ao tipo de matéria, como a diversificação dos assuntos, está a disposição dos interessados, para suprir suas necessidades informativas e educativas.

Segundo Bellotto (2006, pg.38)

A biblioteca é órgão colecionador (reúne artificialmente o material que vai surgindo e interessando à sua especialidade), em cujo acervo as unidades estão reunidas pelo conteúdo (assunto); os objetivos dessa coleção são culturais, técnicos e científicos; e seus fornecedores são múltiplos (diferentes livrarias, editoras, empresas gráficas, empresas jornalísticas, laboratórios de microfilmes etc.).

1.3 Museu

É considerado como museu, as instituições sem fins lucrativos que conservam, investigam, comunicam, interpretam e expõem, para fins de preservação, educação, turismo, estudo e ou pesquisa. Sendo de natureza cultural ou aberto ao público, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento.

 Segundo Bellotto (2006, p.39):

O museu é órgão colecionador, isto é, a coleção é artificial e classificada segundo a natureza do material e a finalidade específica do museu a que pertence; e seus objetivos finais são educativos e culturais, mesmo custodiando alguns tipos de documentos originariamente de cunho funcional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (110.8 Kb)   docx (748.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com