TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferenças Gramáticas Entre a Língua Portuguesa e a Libras

Por:   •  25/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  908 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Vitor Knust
R.A - 1174096

[pic 2]

[pic 3]

Batatais

2020

ATIVIDADE DE PORTFÓLIO – 3° Ciclo de Aprendizagem.

Diferenças gramáticas entre a língua Portuguesa e a Libras

A linguagem de libras conforme toda Língua de Sinais, é   uma língua de característica gestuais e visuais porque utiliza, como meio de conversa, gestos e expressões faciais que podem ser percebidos pela visão; consequentemente, diferencia da Língua Portuguesa, que é uma língua de modalidade oral- auditiva por utilizar, como   canal ou meio   de comunicação, sons   articulados que são percebidos pelos ouvidos.  Mas, a diferença não está apenas na utilização de canais diferentes, estão também nas estruturas gramaticais de cada língua.

A comunicação e a expressão dos Surdos dependem dos meios   visuais, que estabelecem um conjunto de elementos linguístico especifico, corporais e faciais, que é necessário para a pronunciação do sinal ao se compor uma sentença.  O receptor utiliza os olhos para compreender a comunicação, visto que o Surdo se identifica como uma pessoa diferente, que se expressa auxiliada por uma gramática também diferente. De acordo com Silva (2008, p.37- 38).

O   conhecimento da Língua Portuguesa   é fundamental para os   estudantes   Surdos que desejam ter um conhecimento mais abrangente, porque a estrutura do Português os ajuda a reconsiderar os processos de escrita e leitura. Não sendo o único elemento a ser considerado nesta reflexão. Na leitura, é necessário que sejam estabelecidas relações de significado entre a Língua   portuguesa e a Libras.  O   professor deve perceber a realidade bilíngue do Surdo e entender que a Língua de Sinais é indispensável na compreensão da Língua Portuguesa escrita.

                          LIBRAS

PORTUGUÊS

Visual

Oral

Espacial ou Signwritinig

Escrito

Multidimensional

Linear

Simultânea

Sequencial

Incorporação

Prefixos, sufixos, concordância

Sistema de classificação

-

Expressão, idiomas, gírias

Expressão , idiomas, gírias

Anaforismo

-

6 classes gramaticas e equivalentes

10 classes gramaticas

Compreender as dificuldades enfrentadas pelos ouvintes ao aprender a Libras, e considerar a enorme importância que a língua de sinais tem para as comunidades surdas.

A fase inicial de sua vida é caracterizada por um certo atraso na linguagem, na comunicação e compreensão. Nesse processo seu pensamento e raciocínio também não se desenvolve de uma forma natural e ela enfrentará   problemas, porque, apesar de pequena ela já estará em defasagem no seu crescimento cognitivo em relação as crianças de sua faixa etária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (122 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com