TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura Dialética da Representação

Por:   •  11/5/2018  •  Resenha  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 2

ESTRUTURA DIALÉTICA DA REPRESENTAÇÃO

Já tinha ouvido falar no Boal e no Teatro do Oprimido, mas não sabia o que ele fazia ou o que era esse teatro. No texto que trata da estrutura dos elementos de uma interpretação dialética, Boal explica como eles trabalhavam a interpretação no Teatro de Arena, uma das mais importantes companhias de teatro brasileiras do século passado.

No texto ele discorre sobre a relação do desejo e o ser, além de ideia e vontade. Não basta saber quem é personagem, e sim o que ele quer e quais são as motivações dele. Segundo Boal, é importante não só entender a situação da cena, mas sim saber que o acontecimento é baseado nos ideais do personagem. É necessário entender o todo, mas também os objetivos específicos de cada ação do personagem. Isso ajuda o trabalho do ator, de acordo com o Augusto.

Boal reforça a importância da vontade e contravontade. Ou seja, mesmo que um personagem tenha uma motivação e um sentimento ao fazer alguma coisa ou odiar um outro personagem, por exemplo, não se deve ignorar o sentimento de admiração que possivelmente está presente junto ao ódio. Um personagem que ama o outro também enxerga pontos negativos no amado.

De acordo com Boal, o ator que só usa a vontade não empolga o público, passa uma chatice a quem assiste. O conflito interno de vontade e contravontade traz uma dinâmica à situação e faz com que o ator nunca fique "igual a si mesmo", porque ele estará sempre em movimento por causa de suas emoções conflitantes e comuns aos humanos.

O diretor também fala em seu texto da vontade dominante. Um personagem tem uma motivação com maior destaque numa peça, mas, ao mesmo tempo, ele pode ter vontade complementares que estarão contidas dentro dessa vontade dominante.

Boal finaliza o texto falando da variação qualitativa e quantitativa. O personagem deve percorrer um caminho para chegar no que deseja ao final. Por exemplo, se ele vai ter uma atitude agressiva, não precisa começar a cena raivoso. Ele pode ir crescendo essa emoção durante a cena.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (130.2 Kb)   docx (763.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com