TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia

Trabalho Escolar: Geografia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  2.102 Palavras (9 Páginas)  •  3.946 Visualizações

Página 1 de 9

(UFV) O planeta Terra é uno e total, mas didaticamente pode-se dividi-lo, do ponto de vista das ciências da natureza, em quatro partes interdependentes e com características específicas, a saber: hidrosfera, atmosfera, litosfera e biosfera. O homem, que é também integrante de uma dessas partes, tornou-se ao longo da história apropriador e transformador dos elementos que compõem essas partes.

Com base nos conhecimentos sobre as características do planeta Terra e da relação sociedade-natureza,

Assinale a afirmativa CORRETA:

a) A atmosfera é a única camada que sofre com a transformação da natureza pela sociedade, sobretudo devido ao lançamento de dejetos através das atividades produtivas, cotidianas e depredatórias.

b) A relação do homem com a litosfera é pouco expressiva, pois essa é formada por seres inanimados, como rochas e minerais, que se encontram em grandes profundidades, dificultando a sua extração e utilização.

c) A sociedade se relaciona de forma harmoniosa com a biosfera, respeitando os animais e a vegetação, com a utilização desses recursos de forma sustentável.

d) A hidrosfera formada pelos corpos d’água na superfície é muito importante para a sociedade, uma vez que seus elementos são utilizados na produção de alimentos, bens e energia, bem como para o lazer.

(UESPI) Os recursos naturais desempenham um papel importantíssimo para a sociedade. Esses recursos podem ser classificados em: renováveis e não-renováveis. Exemplificam os recursos não-renováveis:

1. solo.

2. rochas calcárias.

3. florestas latifoliadas.

4. linhito.

5. gás natural.

Estão corretas apenas:

a) 1 e 2

b) 2 e 3

c) 1 e 4

d) 2, 3 e 5

e) 2, 4 e 5

(UESPI) Na Geografia Econômica vem sendo empregada, com certa freqüência, a expressão “Desenvolvimento Sustentável”.

Com relação a esse tema, assinale a única alternativa incorreta. O Desenvolvimento Sustentável:

a) é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade de atender às necessidades de gerações futuras.

b) para ser alcançado, necessita de um planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são infinitos, mas a população cresce em progressão geométrica.

c) propõe qualidade em vez de quantidade, pela redução de matérias-primas e de produtos e pela defesa da reutilização e da reciclagem.

d) busca conciliar desenvolvimento econômico com a preservação ambiental e, também, promover o fim da pobreza.

e) objetiva a satisfação das necessidades básicas da população e a solidariedade para com as gerações futuras.

(UESPI) Com o objetivo de contribuir para a solução do problema da poluição interfronteiras (que se origina num dado país e que provoca diferentes conseqüências em outro), foi adotado um sistema de normas ambientais internacionais uniformes, como é o caso do princípio poluidor-pagador. Com relação a esse princípio, é correto afirmar que:

a) as despesas das medidas de prevenção e de luta contra a poluição deveriam ser imputadas ao poluidor.

b) os países do hemisfério Sul devem superar os obstáculos ambientais relacionados ao crescimento econômico e à erradicação da pobreza.

c) o desenvolvimento dos países subdesenvolvidos poderá aumentar as emissões de gases-estufa e comprometer as possibilidades de controle do aquecimento global.

d) dado o caráter global da problemática ambiental e a necessidade de cooperação de todos os países, alguns desses podem ganhar poder de veto, dependendo do seu potencial econômico.

e) os países em desenvolvimento devem adotar uma postura mais pacífica frente às demandas dos países desenvolvidos nas negociações ambientais.

(UCS-RS) Entre as maiores causas da poluição atmosférica estão a queima dos combustíveis fósseis e

os resíduos gasosos da indústria. Isso provoca hoje alguns fenômenos climáticos que estão sendo acompanhados por cientistas.

Considerando os fenômenos climáticos, listados na Coluna A, associe-os às características que os identificam, elencadas na Coluna B

COLUNA A

1. Inversão Térmica

2. Ilhas de Calor

3. Efeito Estufa

COLUNA B

( ) Desequilíbrio da composição atmosférica com elevação de dióxido de carbono, causada pela queima de combustíveis fósseis, florestas e outros.

( ) Fenômeno natural, freqüente nos meses de inverno, geralmente ocorre no final da madrugada e no início da manhã.

( ) Fenômeno antrópico, típico de aglomerações urbanas, com elevação das temperaturas médias, se comparadas às das zonas rurais.

Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.

a) 3 – 1 – 2

b) 1 – 2 – 3

c) 2 – 1 – 3

d) 3 – 2 – 1

e) 1 – 3 – 2

VESTIBULAR 2008

(Ufscar) O processo de desertificação de uma área consiste em uma diminuição progressiva nos índices de umidade e no empobrecimento dos solos arenosos, que se tornam inviáveis para a agricultura. A esse respeito, analise as seguintes afirmativas:

I. O uso inadequado do solo, os desmatamentos, as sucessivas queimadas, monocultura e sobrepastoreio são atividades que ocasionam a desertificação.

II. No Brasil, o processo de desertificação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com